Cidades/Geral

Moradores de Barão Geraldo fazem ato contra Plano Diretor

Foi realizado na manhã de sábado (10) na Praça Central de Barão Geraldo um ato que reivindicou mudanças no novo Plano Diretor da cidade de Campinas, mais tempo para discussões com a sociedade civil e adiamento de decisões que o plano toma. As críticas foram feitas por moradores do distrito e vereadores de Campinas.

Moradores reivindicam mudanças no Plano Diretor (Foto: Thalyta Martins)

O novo plano prevê expansão da zona urbana sobre as áreas rurais fora da Área de Proteção Ambiental (APAS), em Barão Geraldo, mediante aprovação do proprietário e, também, cria um novo complexo viário, com criação de avenidas e ampliação das existentes, e nova centralidade urbana em Barão Geraldo, entre outras ações.

Nas palavras do organizador do ato, arquiteto e morador do distrito, Manuel Rosa Bueno, o que está por trás do Plano Diretor é a ganância da indústria imobiliária. “Esse ato representa a garra e a força da população de Barão Geraldo, que, ativamente, se coloca contra essa tentativa da prefeitura de lotear Barão Geraldo e vender Barão Geraldo para a indústria imobiliária”, afirma.

A vereadora do município de Campinas, Mariana Conti (PSOL), acredita que propostas melhores poderiam ter sido apresentadas pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, como por exemplo, melhorar a infraestrutura de bairros nas áreas rurais do distrito e melhorar a qualidade do transporte público. “Eu acho que essas propostas vão trazer um impacto social, ambiental, muito negativo”, disse.

Mariana ressalta que a forma de barrar o plano é a luta, mobilização social. “A prefeitura está cumprindo o cronograma, sem incentivar a participação popular e deslegitimando os que estão participando”. O plano segue para a Câmara Municipal no dia 15 de junho. Ela conta que “vai depender da organização, da mobilização social e da discussão das pessoas.”

Foto: Thalyta Martins

Mas o que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é uma lei de planejamento democrático da cidade, que determina e regulamenta o crescimento da cidade pelos dez anos seguintes. O Estatuto da Cidade determina a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e associações representativas da sociedade civil; a publicidade e acesso aos documentos e informações produzidos.

Editado por Murilo Pellucci


Veja mais matéria sobre Cidades/Geral

Detergente é o vilão no Tietê


Lixo doméstico é responsável por 85% da degradação do rio


11 cidades da RMC coletam e tratam mais de 80% do esgoto


20 municípios da Região Metropolitana de Campinas tem altos índices de coleta e tratamento de esgoto


Biblioteca de Sousas está fechada há um ano


A Prefeitura não renovou o contrato de locação do local onde as atividades funcionavam


Jaguariúna é a única da RMC que tem 13° para vereadores


Benefício foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo Executivo em outubro


Inclusão escolar é dificuldade para as escolas campineiras


Estudantes com necessidades especiais encontram dificuldades nas escolas campineiras.


Laços de Honra: o outro lado do Exército


Aluna do 3° ano de jornalismo faz registros fotográficos do Exército Brasileiro



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Trânsito em Campinas

Mais Acessadas

Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. O layout foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) da instituição. Alunos monitores/editores de Agosto a Dezembro de 2017: Breno Behan, Breno Martins, Caroline Herculano, Enrico Pereira, Giovanna Leal, Láis Grego, Luiza Bouchet, Rafael Martins. Professores responsáveis: Edson Rossi e Rosemary Bars. Direção da Faculdade de Jornalismo: Lindolfo Alexandre de Souza.

Assinar por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar e receber notificações de novas publicações por e-mail.