Destaque

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo

Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão

Por: Daniel Rosa, Luiz Felipe de França e Pamela Sousa

Uma vez ao mês, a Igreja Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Nova Campinas, promove uma celebração litúrgica adaptada e inclusiva, que tem como objetivo acolher pessoas com deficiência e educar a comunidade a conviver com a diversidade em todas as suas manifestações.

“Um senhor cadeirante acompanha a missa ministrada pelo Padre Trasferetti (Foto: Daniel Rosa)”

Os beneficiados pela missa são principalmente famílias com filhos autistas, surdos e cadeirantes. Seu público, em geral, está em torno de 40 pessoas e, no momento, 8 famílias são diretamente beneficiadas pela liturgia. A missa é organizada pela PAICA (Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente), junto do comitê que o padre Luís Trasferetti, o reitor da igreja, organizou.

A ideia da missa inclusiva partiu do próprio Trasferetti, quando percebeu que havia uma dificuldade para as famílias participarem da missa, por não se sentirem acolhidas na igreja. “Nem sempre as nossas comunidades estão preparadas para acolher de modo inclusivo as famílias que necessitam deste suporte”, comentou o pároco. Ele também destaca a necessidade de educar a comunidade, visto que o público da missa é, em sua maioria, composto por pessoas que não precisam dos auxílios que a paróquia oferece. Abaixo, entrevista com o padre Trasferetti:

O projeto da missa inclusiva ainda está sendo desenvolvido nas celebrações que vêm acontecendo desde dezembro de 2023, sem uma estrutura 100% completa. Porém está sendo preparado, ao longo que as missas acontecem, por exemplo o Espaço Sensorial voltado para crianças autistas, além da intérprete em libras, a banda adaptada etc.

O padre Trasferetti e a coordenadora do PAICA planejam que as missas sejam mais frequentes. Eles dizem perceber que há uma frequência crescente às celebrações.

Taís Rodrigues, professora e intérprete de línguas de sinais, atualmente oferece esse auxílio à Pastoral dos Surdos, na Santa Edviges, e também na missa adaptada de Santa Rita de Cássia. Ela diz que ambas as entidades não possuem nenhum vínculo, mas batalha para que haja mais intérpretes em todos os lugares, para permitir aos surdos cada vez mais opções para seguir a sua fé.

“Taís Rodrigues (dir.) como intérprete de línguagem de sinais no Santuário Santa Rita de Cássia (Foto: Daniel Rosa)

A coordenadora técnica do PAICA e representante do comitê, Susy Ferraz, é mãe de dois meninos, um com transtorno do espectro autista (TEA) e outro com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Susy diz que sentiu dificuldade para permanecer nas missas por conta dos cuidados que seus filhos necessitam, assim como a família Souza, que conta como foi para eles descobrirem que na Igreja há missa e espaço para as crianças autistas, já que na antiga paróquia que frequentavam não eram bem aceitos.

A próxima celebração inclusiva na igreja Santa Rita de Cássia acontecerá no dia 27 de abril, ao meio dia. O templo fica localizado na Avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 670.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Isabela Meletti


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.