Destaque

Taioba: a hortaliça que ganha espaço 

Grupo de pesquisa da ESALQ-USP viabiliza processo de propagação in vitro da taioba e chama a atenção da Nasa para missão em Marte

Sistema de painéis verticais sob área de restrição ambiental. Produção de plantas de taioba sob luz LED (90 W). Crédito: Team LTCOP ESALQ-USP

Por: Fernanda Machado

A primeira viagem do homem à lua, em 1969, serviu de inspiração para o cantor e compositor David Bowie produzir o álbum “The rise and fall of Ziggy Stardust”, no início da década de 70. Por meio das canções, a obra narra a história do alienígena Ziggy, que visitou a Terra num hipotético apocalipse causado pelo esgotamento dos recursos naturais, alertando para a necessidade de gerenciarmos o meio ambiente de maneira mais sustentável. Meio século depois da “passagem” de Ziggy pelo planeta, pesquisadores do Laboratório de Plantas Ornamentais para Cultura de Tecidos (LTCOP), da ESALQ-USP, de Piracicaba (SP), usam o espaço como justificativa para desenvolver novas alternativas para a agricultura.

A alimentação dos astronautas em missão sempre foi um desafio para os cientistas, sobretudo por causa da escassez de recursos necessários ao plantio e produção de alimentos. Segundo o professor de Floricultura e Plantas Ornamentais (RDIDP), Paulo Rodrigues, isso motivou o time de pesquisadores do LTCOP a buscar soluções para um plantio em meio a um ambiente completamente desfavorecido. Nessa verdadeira jornada nas estrelas, uma candidata que se mostrou promissora foi a taioba, uma planta nativa do Brasil, rica em nutrientes, perene e pouco suscetível a pragas e doenças.

Um dos propósitos do projeto, além de colaborar com a conquista do espaço, é desenvolver alternativas para circunstâncias extremas no planeta Terra, como situações de guerra, calamidade e também em áreas sujeitas à insegurança alimentar. “Você pode ter um container vertical e, com uma energia fotovoltaica, produzir folhosas, morango e outras hortícolas de alto valor agregado e que têm vitamina. É claro que não dá para fazer isso com grandes culturas, como soja e milho”, lembra o professor Paulo ao ressaltar que é possível ter uma alta produção em pouco espaço pois “um sistema vertical aumenta a área horizontal disponível para produção”, afirma.  

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o agronegócio brasileiro registrou um valor recorde de exportações no primeiro semestre de 2022, somando US$ 79,32 bilhões e representando cerca de 48,3% do total exportado pelo país no período. A alta lucratividade do setor contrasta com o fato de que uma grande parcela da população muitas vezes não tem o que comer. Segundo levantamento realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) entre novembro de 2021 e abril de 2022, existem mais de 33 milhões de pessoas com fome no país. 

Para o coordenador da FGVAgro, Roberto Rodrigues, associar o cenário da fome no Brasil a interesses do agronegócio é um equívoco. “A gente precisa entender que o produtor rural se ocupa da oferta, enquanto a demanda é determinada pelo poder aquisitivo da população, que despencou”, explica ao ressaltar que, apesar do crescimento da insegurança alimentar, houve avanços conquistados nas últimas décadas: “Há 50 anos, a gente importava leite, carne, arroz e feijão. Hoje, além de produzir esses itens, o agronegócio brasileiro ainda exporta alimentos para quase 200 países”. Para ele, são três os fatores internos que contribuíram nesta mudança de cenário – a área disponível, a presença dos jovens no campo e a tecnologia tropical. “O país que não investir em ciência, irá matar o seu futuro”. Outro aspecto a ser observado é a sustentabilidade, visto que a escassez de recursos pode ter consequências drásticas. “Não há paz onde houver fome”, alerta o engenheiro agrônomo.

A pesquisadora Cristina Maria de Castro: “é uma planta estratégica se tratando de segurança alimentar nutricional”. Crédito: Arquivo pessoal

UMA ESPERANÇA VERDE CONTRA A FOME

Ainda no contexto de insegurança alimentar, a pesquisadora Cristina Maria de Castro, da APTA Regional de Pindamonhangaba, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, explica que a taioba tem grande potencial para a agricultura familiar e acredita que seu plantio deveria ser mais incentivado. “É uma planta estratégica se tratando de segurança alimentar nutricional, pensando em áreas de periferias e comunidades”.

Atuante em projetos de agroecologia em horticultura orgânica e na linha de pesquisa em Soberania Alimentar e Nutricional, Cristina ressalta que o alimento com qualidade deve ser rico em nutrientes e isento de resíduos de pesticidas e outras substâncias. “Não adianta a gente falar que o alimento é nutritivo e saudável e consumir um alimento cheio de agrotóxico. Eu trabalho com compostos orgânicos ou esterco curtido, não uso adubos químicos nem fertilizantes.”

Para a doutora em Ciência do Solo, a taioba é uma planta que faz parte da cultura alimentar da região Sudeste do Brasil. “Ela deveria ser mais valorizada, era muito consumida por nossos antepassados e hoje acabou esquecida. A taioba é rica em ferro, cálcio, vitamina A e C, betacaroteno e fibras solúveis. Será que as pessoas sabem disso?”, indaga ao recordar que a taioba ainda não foi trabalhada para virar uma cultura comercial em escala nacional. 

Pé de taioba: planta tem caráter perene. Crédito: Arquivo pessoal

Em relação aos tipos de taioba, Cristina Maria de Castro explica que são vários e as mais conhecidas são a taioba mansa e a taioba brava. “A taioba brava tem mais oxalato, por isso é bom saber identificar as diferenças. Uma dica é que a brava tem as folhas mais brilhantes. Já a mansa tem um tipo de ‘nervurinha’ em volta da folha”, destaca ao citar o biólogo e autor do livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), Valdely Kinupp, que diferencia a taioba mansa pela presença de uma penugem branca no talo.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Milza Moreira, ao contrário de outras hortaliças, não se pode comer taioba crua em hipótese alguma. “Quando você cozinha, os compostos saem na água e tornam o alimento propício para consumo. O oxalato em excesso pode causar pedra no rim e irritações na garganta”. Entretanto, Milza – que é doutora em Ciência da Planta – lembra que a taioba foi melhorada ao longo do tempo por seleção e que, portanto, ela atualmente apresenta menores concentrações desses fatores antinutricionais.

A produtora orgânica Angela da Silva: do plantio à feira. Crédito: Arquivo pessoal

Produtora orgânica de taioba em Pindamonhangaba (SP), Angela da Silva, 64 anos, vende hortaliças e legumes em uma praça da cidade desde 2012. De pais mineiros, ela desde pequena foi acostumada a comer taioba com angu. Hoje aposentada, ela conta que a taioba não tem muita procura, mas destaca três clientes fiéis. “São pessoas que vieram da zona rural, então já conhecem a planta. O preparo mais comum é a taioba refogada num caldinho, mas também dá pra fazer um purê como acompanhamento ou um antepasto.”

Enrico Oliveira (de óculos), Christian Demétrio e o professor Paulo Hercílio (à esq.). Lilia Pereira (de óculos), Laura Bortolato e Jéssica Fernanda de Oliveira (à dir.). Crédito: Team LTCOP ESALQ-USP

DO BRASIL PARA O UNIVERSO

O projeto desenvolvido pelo grupo da ESALQ/USP, que é liderado pelo professor Paulo Rodrigues e conta com cinco alunos, foi selecionado pela Nasa e pela Agência Espacial Canadense (CSA) na primeira etapa do desafio alimentar do espaço profundo (DSFC), que aconteceu em outubro de 2021. De acordo com Paulo, a taioba foi uma das plantas escolhidas por ser rústica e perene, ao contrário da alface, por exemplo, que precisa ser sempre replantado. “A taioba você só dá água e alimento e continua colhendo”, explica. “Na segunda fase, tivemos que checar toda a parte de segurança alimentar e os riscos de contaminação”. Em caso de aprovação, o pesquisador explica que a fase 3 consiste em fazer os equipamentos funcionarem e tornar a produção comercial. 

Doutor em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), Paulo, ressalta que a competição tem como focos principais a sustentabilidade e o incentivo ao consumo de produtos frescos. “Uma alimentação adequada é importante para o astronauta ter um bom rendimento naquilo que ele se propõe a fazer”, diz. Pensando em uma viagem para o espaço que dure um total de até três anos, o desafio proposto foi de “desenvolver novas tecnologias em ambiente controlado de dois metros cúbicos, temperatura de 25°C, umidade relativa de 50% e em atmosfera terrestre”. Dentre as tecnologias desenvolvidas no LTCOP, o professor destaca duas: o uso do D-limoneno (óleo essencial da laranja) e a aplicação do led monocromático azul. Sobre o primeiro, Paulo explica que, embora suas principais aplicações sejam a de adjuvante – isto é, um removedor de gorduras – e inseticida natural, um experimento em tomates resultou no aumento de carotenóides nas frutas. “A gente viu que tinha ouro na mão. Um produto natural, utilizado como inseticida, dobrou a concentração de carotenóide. É muito interessante esse efeito secundário, e ele se aplica a todas as frutas vermelhas.” O artigo derivado do estudo foi publicado na revista Bragantia, do Instituto Agronômico de Campinas.

Processo de propagação in vitro da taioba: A – germoplasma de taioba; B – processo de assepsia; C – inoculação do ápice caulinar; D e E – estabelecimento in vitro; F – propagação in vitro; G – crescimento lento em armazenamento in vitro sob o espectro azul. Crédito: Team LTCOP ESALQ-USP

Já a pesquisa com o led monocromático azul mostrou que a incidência de luz nesse espectro de cor provoca a desaceleração do metabolismo em alguns vegetais como cana, bambu e taioba. “Normalmente, o uso de led na agricultura é utilizado para incrementar a produção. Mas quando você trabalha com material in vitro no laboratório, a planta cresce mais rápido que o normal, então ela exige mais recursos e isso pode custar milhares de reais, dólares. Passando o espectro de luz para o azul, ela reduz o metabolismo e aguenta meses”, explica o professor, ressaltando que as duas tecnologias foram diretamente aplicadas no projeto submetido à NASA.

Um olhar mais atencioso com o que a própria Terra nos oferece, como o caso da taioba, pode contribuir no sentido de mudar paradigmas de consumo. Além disso, o desafio de utilizar os recursos naturais de maneira eficiente, e assim assegurar um futuro mais sustentável ao planeta, tem na ciência diversas soluções. Uma das músicas mais conhecidas de David Bowie, “Starman”, conta a história de um alienígena que envia mensagens de esperança para a humanidade por meio de Ziggy. Assim como na canção, o time de pesquisadores da LTCOP espera por bons resultados vindos do espaço, que possam contribuir com novas tecnologias e modos de produção para a agricultura.

Orientação: Profa. Cyntia Andretta

Edição: Henrick Borba


Veja mais matéria sobre Destaque

Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em


Teatro Vitória é lugar para grandes memórias em Limeira


Construído para comemorar o fim da Guerra há quase 140 anos, ainda é referência para


Praia dos Namorados em Americana é refúgio de entretenimento e lazer na cidade


Destino ideal para quem curte a natureza Por: Gabriela Nardo Nesta edição o Digitais Recomenda


Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.