Destaque

A maior vitória é a autoestima

Time de futsal com Síndrome de Down da Ponte Preta dá um show de inclusão

Por: Adriano Bueno, Raphael Henrique Reis Guerra e João Marcelo Nucci Marrei

O time de futsal Down da Ponte Preta

Criar uma equipe de futebol de salão de jogadores com Síndrome de Down comprovou para Maurício Carvalho, um dos idealizadores da modalidade na Ponte Preta, que um jogo vai muito além de ganhar ou perder uma partida.

Segundo ele, a equipe, que começou com 8 atletas em 2019, já reúne 50 jogadores, com categorias masculina e feminina e divisões de base. Carvalho, cujo filho Raphael, que tem Síndrome de Down, integra o time da Ponte Preta, destaca que o sentimento de fazer parte de uma equipe, a elevação da autoestima e o respeito são vitórias muito importantes para esses atletas. Confira abaixo a entrevista.

Quando o projeto teve seu início e quais foram suas raízes?

Mauricio Carvalho – O projeto se iniciou em junho de 2019 com 8 atletas. Hoje, são mais de 50, sendo masculino e feminino. É a primeira equipe do Brasil com divisão de base a partir dos 6 anos de idade.

Quais competições os atletas jogam, e qual a importância delas para a modalidade?

Mauricio Carvalho A modalidade se iniciou em 2003, através da Associação Paradesportiva JR de São Paulo. Já existem campeonatos, como o campeonato brasileiro e o paulista. Em especial foi realizado o terceiro mundial em Lima (Peru), no dia 10 de abril deste ano e o Brasil sagrou-se bicampeão mundial de Futsal Down. O Brasil tem entre 30 e 40 equipes, a maior parte no Estado de São Paulo. Mas existem equipes no Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Amazonas, entre outros estados. O próximo campeonato está programado para dezembro deste ano: é a Copa do Brasil. Será realizada na cidade de Luís Antônio, no Estado de São Paulo, próxima de Rio Preto.

Maurício Carvalho (dir.) e o filho Raphael

Qual a motivação e a importância, de quem está envolvido no projeto?

Mauricio Carvalho A motivação e a importância são dos atletas. Eles são os protagonistas. Essa é uma inversão de valores, que a maior parte da sociedade ainda faz. É um prejulgamento de que eles são incapazes, e não são. Quando oferecida a oportunidade e o treinamento, eles aprendem e fazem. A gente usa muito uma frase que é: “Atitude e a oportunidade driblando o preconceito”. Então cabe a nós organizadores desses projetos ligados ao esporte, oferecer a oportunidade para as pessoas com deficiência, neste caso, as pessoas com Síndrome de Down.

O que nós temos de relatos dos pais aqui de Campinas, são mais de 50 famílias, dizendo que nunca viram tanta evolução em relação a qualquer outro tipo de atividade que os filhos fizessem antes, como está acontecendo com o futsal Down. É uma evolução não só da parte física, mas também da parte de comportamento. Os atletas passam a pertencer a um grupo, tem elevação da autoestima, melhora do humor e da memória. E as melhoras não são só da parte relacionada ao grupo, mas também em questão das regras do jogo, do respeito, de saber esperar e, principalmente, da autonomia e do amadurecimento.

Edição e orientação: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Destaque

Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.