Destaque

Bioetanol é o combustível do Brasil para o futuro

Setor sucroalcooleiro aposta em novas tecnologias visando produção mais sustentável

Etanol 2G aumenta a eficiência agrícola em até 50% na Usina Costa Pinto, Piracicaba – SP (Foto: Raízen)

Por Fernanda Machado

A cana-de-açúcar teve vários momentos de destaque ao longo da História do Brasil. Desde a fundação da Vila de São Vicente em 1532, quando o cultivo e os engenhos de açúcar foram sua principal atividade econômica, passando pelas invasões holandesas no Nordeste no século seguinte – fato também conhecido como Guerra do Açúcar. Nos dias atuais, é a agricultura com a maior área plantada no estado de São Paulo, ocupando 5,5 milhões de hectares e movimentando 32,5 bilhões de reais, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020. Num comparativo global, São Paulo tem mais canaviais que qualquer outro país do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). De olho no futuro, a histórica tradição canavieira deve ganhar mais um capítulo com o etanol de segunda geração (E2G), cuja tecnologia de produção reaproveita resíduos do método convencional, como a palha e o bagaço da cana-de-açúcar.

Localizada em Piracicaba (SP), a Usina Costa Pinto – pertencente ao grupo Raízen – foi a pioneira no estado a implementar uma unidade produtora de E2G no final de 2014. De acordo com Thais Fornicola, diretora de Operações Agroindustriais da Raízen, algumas etapas envolvidas no E2G são o pré-tratamento, que consiste no cozimento do bagaço, e a hidrólise enzimática. Esses procedimentos permitem o acesso aos açúcares ainda contidos nas fibras, ampliando a capacidade produtiva de uma determinada área plantada em até 50% e contribuindo para a descarbonização da matriz energética brasileira.

A diretora de Operações Agroindustriais da Raízen, Thais Fornicola: “E2G representa uma grande evolução no nível de circularidade de uma usina tradicional” (Foto: Arquivo pessoal)

O E2G atualmente tem a mesma composição química do etanol comum, graças ao aprimoramento contínuo em seus processos produtivos. Segundo Thais Fornicola, que é engenheira eletricista pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), outro aspecto positivo é que “ao garantir um uso mais eficiente da biomassa residual, a tecnologia reduz a pegada de carbono – emissão de gases estufa – em até 30% comparado ao etanol de primeira geração, aquele feito a partir do caldo da cana. Isso representa uma grande evolução no nível de circularidade de uma usina tradicional, migrando para o conceito de parque produtor de bioenergia”. 

A SUSTENTABILIDADE NO CAMPO

Um olhar mais atencioso com as questões sustentáveis é cada vez mais necessário para responder às mudanças climáticas. Nesse sentido, o pesquisador da Embrapa, Maurício Lopes, avalia que devemos buscar um futuro possível para a agricultura e os sistemas alimentares, de maneira a reconciliar homem e natureza. “A prosperidade econômica só é possível com melhorias ambientais e sociais”, afirma. Além disso, Lopes, que é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), explica que a agricultura moderna é extremamente dependente da energia fóssil, então fazer uso de fontes mais limpas é um caminho para a descarbonização da atividade.

Em relação às políticas públicas visando a diminuição da pegada de carbono da matriz energética brasileira, Lopes destaca o RenovaBio, um programa do Governo Federal criado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em 2016 com o objetivo de expandir a produção de biocombustíveis de acordo com preceitos sustentáveis no tripé ambiental, econômico e social. “Ao reduzirem a emissão de CO2, os produtores de biocombustíveis recebem créditos de carbono e podem vendê-los, obtendo uma renda como incentivo”, explica.

Mitigar as causas do efeito estufa é também uma das principais agendas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), realizada entre outubro e novembro de 2021 em Glasgow, na Escócia. Segundo a organização do evento, é preciso zerar as emissões líquidas de CO2 até 2050 para conter o aquecimento global. Uma das estratégias propostas pelo governo britânico é estabelecer compromissos pelo fim da indústria de carvão e de carros movidos a combustíveis fósseis, pressionando a busca por outras fontes energéticas.

DE OLHO NO CARBONO

Além das ações do Estado, existem outras iniciativas que também visam conter o aquecimento global. É o caso do programa Carbon On Track, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), uma ONG que atua na conservação e uso sustentável dos recursos naturais. De acordo com a coordenadora de projetos em Clima e Cadeias Agropecuárias do instituto, Renata Potenza, o objetivo do programa é “mensurar e monitorar as emissões de gases de efeito estufa da agropecuária brasileira, além de dar transparência para esses resultados e informações”.

A coordenadora de projetos do Imaflora, Renata Potenza: “Carbon On Track monitora as emissões de gases estufa da agropecuária” (Foto: Arquivo pessoal)

A metodologia aplicada no Carbon On Track atende todos os tipos de culturas agropecuárias brasileiras. Segundo Renata, que é mestre em Recursos Florestais pela ESALQ-USP, a mensuração e monitoramento da emissão de gases tem o reconhecimento do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC – ONU) e, em âmbito nacional, do Programa Brasileiro GHG Protocol. Para o também coordenador de projetos do Imaflora, Oséias Mendes, um dos principais aspectos é valorizar e dar melhor visibilidade para a agropecuária brasileira de baixo carbono. “Dentro do programa, os interessados também podem certificar seu projeto e receber o selo de Carbono Neutro emitido pela Preferred by Nature – um parceiro internacional do Imaflora”, explica. Cooperativas e fazendas cafeeiras, além de grandes empresas dos setores da pecuária e de grãos são os principais adeptos da plataforma.

Outro foco de atuação do Imaflora é transmitir os conceitos de sustentabilidade para o pequeno produtor rural. Segundo Oséias, que é especialista em administração rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), o instituto conta com planos estratégicos que visam a agricultura familiar, de maneira a aumentar sua produtividade, capacitar e garantir o acesso a novos mercados. “Temos parceiros com objetivos em comum para o desenvolvimento dos projetos e, além disso, possuímos um fundo social para financiar projetos de certificação para pequenos produtores.”

O especialista em administração rural, Oséias Mendes: “Temos planos estratégicos que visam a agricultura familiar” (Foto: Arquivo pessoal)

Uma ação coordenada entre Imaflora e Raízen é o Programa ELO, criado pela empresa sucroalcooleira em 2014 a fim de orientar os fornecedores de cana na melhoria contínua em aspectos como sustentabilidade, redução de risco e tendências de mercado. De acordo com o relatório anual de 2020 do Imaflora, a verificação em campo feita pelo instituto para o programa contribui para a promoção de boas práticas ambientais entre os cerca de 2 mil produtores participantes do programa, que, com 465 mil hectares de área plantada, respondem por cerca de metade do volume de cana processado pela companhia.

UMA ENERGIA VERDE

O etanol convencional apresenta melhores índices de sustentabilidade comparados aos combustíveis fósseis. De acordo com Thais Fornicola, que é MBA em gestão de negócios pela EADA Barcelona, a emissão de carbono do etanol é cerca de 90% menor que a da gasolina. Além do álcool etílico e do açúcar, outro produto obtido numa agroindústria sucroalcooleira é a energia elétrica, por meio da queima da biomassa não aproveitada no processo. A bioeletricidade responde atualmente por 8,3% da matriz energética nacional e, além de abastecer as próprias usinas, ela pode ter seu excedente exportado para a rede, sendo comercializada para o Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Visando o aproveitamento dos resíduos produzidos na lavoura – como torta de filtro e vinhaça – as usinas sucroalcooleiras têm implementado unidades produtoras de biogás, que convertem o rejeito orgânico tanto em energia elétrica quanto em gás biometano, um substituto do gás natural e do diesel em veículos pesados. No Brasil, atualmente existem três plantas: Coopcana, em Tamboara (PR); Grupo Cocal, em Narandiba (SP); e Raízen Bonfim, em Guariba (SP) – esta inaugurada em 2020 e com projeção de alcançar, em conjunto com a unidade sucroalcooleira, uma produção da ordem de 138 mil MWh, o suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes.

Além de aumentar a eficiência na utilização dos recursos naturais, as novas tecnologias atuam ainda no sentido de diminuir os riscos operacionais. É o caso da colheita mecanizada, que praticamente eliminou a necessidade da queima da palha da cana. De acordo com Carolina Matos, especialista ambiental do Protocolo Etanol Mais Verde, a atividade é um potencial foco causador de incêndios florestais e emite altas concentrações de gás carbônico.

Colheita mecanizada eliminou a necessidade de queima da palha (Foto: Raízen)

Em relação a este protocolo, Carolina, que é mestre em geoquímica e meio ambiente pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), explica que seu objetivo é consolidar o desenvolvimento sustentável do setor sucroenergético, além de proteger e restaurar áreas de matas ciliares. Dentre as diretivas propostas no Etanol Mais Verde, ela destaca o aproveitamento de subprodutos da cana, como torta de filtro e vinhaça, além da eliminação da queima da palha que, desde o início do projeto em 2017, já evitou a emissão de mais de 11,8 milhões de toneladas de CO2 e de 71 milhões de toneladas de poluentes atmosféricos.

CICLOS QUE SE RECICLAM

O E2G foi desenvolvido num cenário de mudanças climáticas e esgotamento dos recursos naturais e, portanto, otimizar a eficiência do seu uso tornou-se imperativo. O melhor aproveitamento dos insumos é uma das respostas para mitigar os impactos ambientais e reduzir a pegada de carbono causados pelas ações humanas, feito que o novo biocombustível vem alcançando desde que começou a ser produzido.

Atualmente, há duas unidades produtoras no país: a Usina Caeté, do Grupo Carlos Lyra, sediada em São Miguel dos Campos (AL) e a Costa Pinto, pertencente à Raízen – que tem previsão de inaugurar uma nova planta em Bonfim, integrando-a às unidades de biogás e etanol, em 2023. O pioneirismo do E2G se faz presente em São Paulo e no Nordeste, assim como os ciclos da cana-de-açúcar no período colonial. Um denominador comum que, em tempos passados, trouxe prosperidade econômica e desenvolvimento ao país, permitindo sonhar com um futuro melhor.

Orientação: Profª Cyntia Andretta

Edição: Luiz Oliveira


Veja mais matéria sobre Destaque

Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:


Fábrica das Infâncias Japy une arte e lazer para desenvolvimento infantil


Antiga fábrica de tecelagens foi adaptada pensando em atividades que ocupem o tempo livre do



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.