Destaque

Aplicativo criado por mãe de autista é exemplo de acessibilidade

Elaine Marques conta como a filha foi inspiração para criar o Rede Azul

Elaine Marques é mãe da Alicia Nicol que fora diagnosticada com autismo aos 12 anos. (Foto: arquivo pessoal)

 

 

Por Patrícia Neves

 

Hoje (2) é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, por isso, Elaine Marques contou para o portal de notícias Digitais a história da criação do aplicativo Rede Azul que foi inspirado na luta para diagnosticar a filha, Alicia Nicol.

O aplicativo é um exemplo de acessibilidade por reunir diversas indicações de famílias que convivem com a síndrome do espectro autista sobre profissionais de diversos ramos da sociedade. A inspiração do aplicativo veio da história que Elaine Marques viveu ao longo dos primeiros 12 anos da vida da filha – entre idas e vindas a médicos, muitos diagnósticos e muitos medicamentos errados.

Durante anos, o tratamento já não era mais eficaz, muito pelo contrário.  O tratamento estava estagnado e deixou a menina apática por seis longos anos. Esse foi o drama que Elaine Marques passou até que, em 2012, aos 12 anos da filha, a médica de Campinas, Dra Rosana Kerswani, confirmou: “é autismo”.

Na contramão do senso comum, o diagnóstico foi um alívio. “Para muitas mães é difícil e elas acabam passando por um luto, mas para mim foi justamente o contrário porque eu já estava agoniada de procurar resposta”, contou Elaine.

Elaine Marques contou que a filha Alicia Nicol foi a inspiração para o projeto (Foto: arquivo pessoal)

Com essa notícia, a rotina de Elaine que mora em Indaiatuba (SP) mudou, tendo que, a partir de então, dedicar mais tempo para a filha. Contudo, ela encontrou um novo obstáculo: a falta de profissionais experientes. “A partir daí, começou uma outra saga: a procura por profissionais com experiência em autismo porque o tratamento de um profissional sem experiência pode regredir o desenvolvimento do autista”, contou a publicitária.

Com a dor de um diagnóstico tardio e diversos tratamentos errados, Elaine decidiu que lutaria para que outras mães não passassem pela mesma agonia que viveu. Noites a fio, cabeça no travesseiro e o pensamento nas diversas famílias que teriam diagnóstico errado, ela passou a se perguntar: “De que forma essa dor pode ser minimizada?”.

Por meio da força dessa mãe, ela resolveu acolher diversas famílias sequer conhecidas e tomou uma decisão: “eu pensei em ter todas as informações reunidas de forma organizada e podendo ser alimentadas pelas próprias famílias, assim teríamos um lugar para reunir todas as boas experiências”. E desse amor nasceu o aplicativo Rede Azul no dia 19 de dezembro de 2019.

Aplicativo Rede Azul

De uma ideia humilde e cheia de vontade de ajudar outras famílias com diagnóstico de autismo, surgiu um aplicativo que gerou uma conexão entre muitas famílias que passariam pelo que a Elaine passou, criando, assim, uma rede de indicações e informações sobre profissionais experientes em autismo.

“De que forma essa dor pode ser minimizada?” se questionou Elaine Marques para criar o Rede Azul (Foto: arquivo pessoal)

Ao baixar o aplicativo logo você se sente acolhido porque existem 19 categorias, desde médicos especialistas até cursos de música especializados, e segundo a CEO do aplicativo, tem novidade vindo aí. “Uma das coisas que também vamos focar no aplicativo é a busca de profissionais que tenham experiências com adultos, sobretudo na inserção do mercado de trabalho.  Então, vamos incluir uma categoria sobre empresas que praticam responsabilidade social e que contratam autistas”, revelou animada com a possibilidade.

A Rede Azul depende de toda a comunidade contribuir com recomendações disponíveis em 20 estados brasileiros e Elaine já disse que pretende expandir o software. “Eu gostaria muito que o aplicativo se tornasse grande e onde temos só o autismo, teríamos também a síndrome de Down, amputados e cadeirantes, de forma que a pessoa clique na informação e ali vão abrir as indicações para outros tipos de deficiência também”, disse com olhar sonhador.

Documentário

Ao longo da luta e busca por tratamento para Alicia, Elaine Marques teve duas grandes ideias para ajudar a comunidade autista: o aplicativo Rede Azul e um documentário. Ela teve a ideia de registrar em vídeo a origem desse projeto que já ajuda muitas famílias atípicas e foi atrás de produtoras que tinham o ideal de responsabilidade social para ajudá-la. Para ela, “a ideia do documentário sobre o Rede Azul era deixar um legado”.

“Eu sempre quis ter algum material que pudesse divulgar o aplicativo e que pudesse levar outras pessoas à nossa realidade, motivar outras famílias e mostrar que existe desenvolvimento, oportunidade e principalmente conscientização”, afirmou Elaine orgulhosa e ainda complementou sobre a ideia: “Eu queria uma coisa legal, uma coisa alegre, uma coisa moderna, uma coisa real”.

E em um dia tão importante como o Dia da Conscientização do Autismo, Elaine Marques finaliza deixando uma mensagem de reflexão: “desejo que as pessoas se aproximem cada vez mais desse tema independente delas terem relação porque precisamos conviver em paz com todos para que nós mães possamos sentir paz no coração de que nossos filhos serão de fato incluídos na sociedade”.

Confira o documentário “A História do App Rede Azul”:

 

Orientação: Profa. Amanda Artioli

Edição: Patrícia Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.