Economia

Entenda como a ‘pejotização’ prejudica o jornalista

Profissionais encontram inúmeros desafios financeiros e ausências de políticas que façam as empresas cumprirem legislação

Por: Bruno Leoni

As transformações da web comercial e da legislação trabalhista brasileira mudaram as perspectivas de empregabilidade dos profissionais de imprensa. De acordo com uma pesquisa feita em 2021 pelo “Portal Comunique-se”, 54% dos jornalistas trabalham em regime de Pessoa Jurídica (PJ), o que criou o fenômeno apelidado de “pejotização”. Já profissionais de agência correspondem a 61,5%. A pesquisa ouviu 335 correspondentes de todo o Brasil, em agências e redações.

“A crise no mercado jornalístico virou uma grande desculpa para os patrões aplicarem a ‘pejotização’, como forma de não pagarem direitos.  Além disso, usam a pejotização, como forma de fraudar as relações trabalhistas. Pois, se são PJ, não deveriam ter carga horária e chefe imediato, por exemplo. Isso configura trabalho habitual e é passivo de processo”, declarou a presidente da unidade de Campinas do Sindicato dos Jornalistas, Márcia Regina Quintanilha.

O Brasil, até 2017, contava com o regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que garantia benefícios como férias, aposentadoria e jornada fixa de trabalho de 8 horas diárias. Mas este modelo, pensado em 1943 no governo do então presidente Getúlio Vargas.

Então, em 2017, sob o comando do então presidente Michel Temer, a Reforma Trabalhista foi aprovada, modificando a forma como o trabalho é visto juridicamente. Agora, a empresa “terceiriza” os serviços, evitando gastos com impostos e flexibilizando a relação trabalhista.

“A reforma trabalhista alterou algumas disposições da Lei 6.019/17 – que abordam o trabalho temporário, incluindo nesse dispositivo a terceirização permanente, facilitando assim a ‘pejotização’ de atividades fim (atividade principal) da empresa. Com essa modificação, a legislação passou a permitir que se terceirize a atividade fim da empresa.”, explicou o jornalista e advogado, José Jorge Tannus.

As maiores reclamações dos jornalistas hoje se devem ao fato de haver menos profissionais dentro de uma redação ou agência. Ou seja, é mais trabalho, com carga horária maior. Com o advento da internet e da web comercial, a dinâmica, velocidade e quantidade de informações faz com que o jornalista trabalhe cada vez mais, ganhando cada vez menos.

Na prática, o jornalista virou um prestador de serviço, podendo ganhar até 40% a mais nesse regime, pois a empresa não repassa a carga tributária antes embutida no salário. Em contrapartida, desses 40%, o trabalhador terá de desembolsar cerca de 20% do salário para custos tributários.

Isso interferiu diretamente na relação trabalhista das empresas com os profissionais da comunicação. Ainda conforme o acordo com a pesquisa do portal, uma das maiores reclamações é a alta carga horária.

A pesquisa do Portal Comunique-se aponta que 41,4% dos jornalistas estão trabalhando em média de 8 horas a 10 horas, contrariando a lei nº 303 da CLT, que estabelecia jornada de apenas 5 horas, que poderiam ser estendidas para no máximo 7. Apesar da suposta flexibilização da reforma, a nova forma faz com que o profissional possa escolher o seu horário, desde que a empresa aprove.

“O que acontece é que não precisamos de uma regulação trabalhista jornalística totalmente nova. Já existem leis que impedem o excesso de trabalho ou pagamento indevido. O problema é justamente o não cumprimento delas”, observou Tannus.

Edição e orientação: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Economia

Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Mercado financeiro domina pauta do jornalismo econômico


Neoliberalismo dá o tom da cobertura, criando um modelo focado no mercado de capitais e no ponto de vista empresarial


Por cadeiras de rodas motorizadas e de custo bem menor


Professor Amilton Lamas, da Escola Politécnica da PUC-Campinas, desenvolveu, com alunos, plataforma adaptativa por R$ 300


Contribuintes têm até o fim de maio para declarar IR


Ministério da Fazenda divulgou medida provisória que aumenta a faixa de isenção fiscal


Comércio espera faturamento de R$254 milhões no Dia das Mães


A projeção do faturamento é para a cidade de Campinas, somando as estimativas de vendas on-line e físicas


Decisão do STF dificulta vida de pessoas endividadas


Medida permite que juiz barre concursado, além de poder suspender CNH, mas advogado recomenda cautela



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.