Economia

Combustível pressiona alta no transporte de vans

Em alguns casos, alunos passaram a desembolsar até 20% a mais neste meio de transporte


Por: Amauri Camargo Mazzuco e Laryssa Holanda Luz
Desde dezembro de 2020, o preço do combustível vem aumentando excessivamente e de maneira gradual. Em um recorte mais próximo, em pouco menos de um mês, houve um aumento de 8,54% na gasolina e 7,27% no etanol na cidade de Campinas. O alto custo do abastecimento não gera reclamações apenas de quem precisa utilizar um automóvel próprio para chegar até o trabalho ou realizar suas tarefas diárias, mas também para os alunos universitários que se depararam com um aumento significativo na mensalidade das vans e, principalmente, para os motoristas que não encontraram outra solução a não ser modificar o valor dos serviços prestados.

Preço do transporte aumentou com a elevação dos preços (Foto: Laryssa Holanda Luz)


“Só esse ano [a mensalidade] já aumentou duas vezes. Porque temos que ir acompanhando o valor que é passado para a gente do combustível, infelizmente”, disse Hamilton da Silva, que trabalha no ramo de transportes escolares há 26 anos e precisou estabelecer um aumento de 20% na mensalidade. Ele explica que o custo não afetou apenas o abastecimento: “Nossos insumos são todos em cima de petróleo, então, subiu o barril do petróleo, subiu o diesel, o pneu, o óleo, o mecânico, as peças da van. Uma coisa termina puxando a outra. ”

O economista Fabrício Pessato: “poucas opções para o setor eliminar custos” (Foto: Arquivo pessoal)

Para o economista Fabrício Pessato, não há opções para economizar no âmbito do transporte, uma vez que não há melhoras sobre o valor da matéria prima. A única opção é realizar cortes em outros gastos: “não tem muito o que fazer, pois os motoristas não têm a opção de escolherem caminhos mais curtos. A economia tem que ser em outras áreas, adequar o orçamento empresarial e familiar”, destacou.
No entanto, para a estudante Gabriela Tognon, de 22 anos, este é um problema compreensível. “Acho justo os motoristas repassarem o aumento da gasolina para os alunos que usam a van, porque foi muito grande para eles arcarem sozinhos”, disse ao revelar que mudar o meio de transporte não foi uma opção: “não tenho carteira de motorista e não encontrei alguém que eu pudesse pegar carona, mas tudo isso também teria um aumento”.
Mesmo com a inflação nos gastos para a manutenção do veículo, nem todos os motoristas optaram por repassar o novo preço aos passageiros, decidindo arcar com os custos adicionais. “A minha (van) ainda não aumentou, dependendo de quanto for, é coerente, pois o cara tem o custo do combustível”, disse o também universitário Matheus Cremonesi.
Claudio Figueiredo, motorista há 25 anos, precisou fazer mudanças na mensalidade por duas vezes e relembra um dos piores momentos que vivenciou na frota: “perdemos todos os passageiros na pandemia, ficou inviável de o pai bancar o transporte do filho sem ele utilizar. Além da escola, que estava fechada, acabamos passando por uma situação extremamente difícil, muito dos nossos colegas que tinham vans financiadas perderam todo o dinheiro que investiram”, ele também se queixa da falta de apoio para a profissão: “zero apoio do governo, enquanto você via outras classes sendo apoiadas”.

Orientação e Edição: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Economia

Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Mercado financeiro domina pauta do jornalismo econômico


Neoliberalismo dá o tom da cobertura, criando um modelo focado no mercado de capitais e no ponto de vista empresarial


Por cadeiras de rodas motorizadas e de custo bem menor


Professor Amilton Lamas, da Escola Politécnica da PUC-Campinas, desenvolveu, com alunos, plataforma adaptativa por R$ 300


Contribuintes têm até o fim de maio para declarar IR


Ministério da Fazenda divulgou medida provisória que aumenta a faixa de isenção fiscal


Comércio espera faturamento de R$254 milhões no Dia das Mães


A projeção do faturamento é para a cidade de Campinas, somando as estimativas de vendas on-line e físicas


Decisão do STF dificulta vida de pessoas endividadas


Medida permite que juiz barre concursado, além de poder suspender CNH, mas advogado recomenda cautela



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.