Noticiário Geral

Ferramenta descobre se perfis fakes usam suas fotos

Site desenvolvido pelo Google permite comparar imagens com qualquer outra disponível na web

Por Bruno Oliveira

Quem já viu fotos pessoais sendo utilizadas por outra pessoa em um perfil falso na internet, sabe o quão desgastante é para tirá-las do ar. Para facilitar este trabalho, o Google lançou uma ferramenta online capaz de comparar imagens com qualquer outra disponível na web. O Reverse Image Search é gratuito e pode ser utilizado, até mesmo, do seu smartphone.

A empresa utiliza uma técnica conhecida como “consulta de recuperação de imagens baseada em conteúdo” (CBIR) que é capaz de aplicar a visão computacional para realizar a pesquisa em grandes bases de dados analisando o conteúdo da imagem ao invés dos metadados, como palavras-chaves, marcas ou descrições associadas à imagem. Isso elimina a necessidade do usuário utilizar a pesquisa por texto, característica do Google.

O usuário ainda pode utilizar a ferramenta para descobrir a origem de uma determinada imagem, encontrar versões de maior resolução, descobrir páginas que utilizam a foto e rastrear o criador do conteúdo.

Saiba como utilizar

Confira abaixo o passo a passo para utilizar ferramenta:

1. Entre no site Reverse Image Search pelo navegador do seu celular (Safari, Chrome ou Firefox) e clique no botão “Upload Picture”.

2. O site abre uma caixa que mostra todas as imagens salvas na galeria do smartphone. Selecione a que será comparada e clique então em “Concluído”.

3. Aguarde alguns segundos até que a imagem seja carregada.

4. Clique em “Show Matches”

5. Logo após, será carregada uma página com todos os resultados do Google, que mostrará se há alguma foto sendo utilizada em algum site.

Vítimas de perfis fakes

Para o estudante Mateus Fassarella, a ferramenta irá ajudar pessoas que já passaram pela mesma situação que ele: Mateus já teve suas fotos expostas, sem sua autorização, em um aplicativo de relacionamentos. Na época, o estudante procurou a Polícia e registrou boletim de ocorrência.

“Foi uma péssima experiência, a pessoa que usou minhas fotos tirava sarro de outras pessoas, marcava encontros e não ia…”. Mateus afirma que o perfil falso ainda colocou seu usuário do Instagram na biografia do aplicativo. “Eu comecei a receber alguns inbox de pessoas me xingando, perguntando o que tinha de errado comigo. Foi aí que eu percebi que tinha alguma coisa errada”.

A jornalista Fernanda Oliveira também passou por situação parecida quando uma amiga lhe enviou o link de um perfil no Facebook que utilizava suas fotos sobre o nome de Juliana Pereira. Foi necessário entrar em contato com a administração do Facebook e reportar o perfil para que suas fotos fossem excluídas do perfil falso.

“É bem burocrático, você precisa mandar uma mensagem pros administradores do Facebook explicando o que aconteceu, aí eles vão averiguar pra ver se a sua denúncia é de verdade”, explica Fernanda. “É um processo bem demorado, o perfil falso só foi excluído duas semanas depois que eu fiquei sabendo dele”.

Editado por Celina Silveira

Orientação das professoras Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.