Cultura & Espetáculos

Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp

Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje

Por: Enzo Zaros e Enzo Oliveira

A organização indiana Brahma Kumaris realizou no dia 4 de abril às 13h a abertura da exposição “Paz em todas as línguas” na Biblioteca Central da Unicamp. Com o intuito de desenvolver e propagar a paz nas pessoas por meio de práticas de meditação e autoconhecimento, mesclando palestras, obras de arte e performance musical.

Goreth Dunningham, curadora do projeto, fez a abertura e uma pequena sessão de meditação com o público (Foto: Enzo Oliveira)

Pensada e organizada por Goreth Dunningham coordenadora do projeto em Campinas, a exposição foi idealizada no período pós pandemia, sua temática principal foi pensada nos dias atuais e como estamos passando por tempos conturbados, nas palavras de Goreth “estamos passando por uma pandemia de doenças mentais”, o espaço apresenta dois ambientes distinto para diferentes interações, um deles contemplativo com 8 telas e mensagens penduradas nas paredes e outra área intitulada “Espaço Jovem” com mensagens de “paz” em diversos idiomas, uma roleta interativa e uma mesa para deixar depoimentos e compartilhar experiências. A coordenadora brincou dizendo. “O espaço pode ter jovem no nome, mas não é literalmente e sim para despertarmos nosso jovem interior”.

Além dos ambientes a abertura contou com a apresentação de Alex Pochat, que é PhD em música. O músico fez um discurso, cantou duas canções sobre a paz e como podemos encontrar ela em nosso interior e de diversas formas. Nas palavras de Alex ele diz que, “é possível encontrar outras formas de obter a paz, pode ser por meio da música, shows não somente em meditações, a paz pode ser uma coisa agitada para alguns”. Goreth complementa. “Para obter o estado de paz é fundamental conhecer a si mesmo, não se espelhar no que tem nas redes sociais buscando de fato ser feliz”.

Quando questionada do por que a escolha do espaço da Unicamp, Goreth fez uma recapitulação sobre outras exposições que coordenou, contou sobre “O Ciclo do Tempo” que foi realizada no MAFRO (Museu Afro-Brasileiro) localizado em Salvador, “União entre os Povos”, “A Paz pede Passagem” e atualmente no Museu de Arte Sacra em São Paulo tem a exposição “Esperança Cultive a Sua”. A coordenadora elogiou o espaço cedido pela faculdade e fez uma reflexão sobre o cenário atual do planeta. “O planeta hoje está tomado de guerras principalmente religiosas, e que tipo de Deus é esse que prega a guerra para obter a paz? ”.

A exposição ficará disponível até o dia 19 de abril, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Nos dias 16 e 18 de abril, será oferecido um curso de meditação de forma gratuita e aberta ao público, e será realizado no mesmo local (o horário ainda será definido).

Alex Pochat fez breve apresentação de suas músicas autorais (Foto: Enzo Oliveira)

A Brahma Kumaris é um movimento espiritual difundido por mais de 110 países, com sede em Mount Abu (Índia), escritórios em Londres (Reino Unido), Moscou (Rússia), Nairóbi (Quênia), Nova York (EUA) e Sidney (Austrália). A BK promove meditação, a prática filosófica da Raja Yoga, retiros espirituais, iniciativas ambientais, projetos educativos, culturais e artísticos.

Serviço:

Exposição “Paz em todas as línguas”

De 04 a 19 de abril

Local: Biblioteca Central da Unicamp. Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitário, Barão Geraldo – Campinas Mais informações: www.brahmakumaris.org.br

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Gabriela Moda


Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Vida de Ana Friedlander inspira ‘Territórios, Labirintos e Memórias’


Em exposição individual, a artista húngara retrata sua história através de colagens, aquarelas e fotografias de familiares


Espetáculo Via Crucis encerra sua 25ª edição


Dramaturgia apresentou uma narrativa feminina pela óptica da mulher-mãe e trouxe uma série de inovações


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.