Cultura & Espetáculos

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 

Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais

Por: Giovanni Feltrin

Nos dias 20 e 21 de abril, Americana se tornou, com a realização da 2ª edição da Rota Cervejeira, o destino oficial para os amantes de cerveja artesanal. Com entrada gratuita, o evento, que aconteceu no Centro de Cultura e Lazer (CCL), reuniu cervejarias locais e regionais, proporcionando uma experiência única ao público. 

2ª Edição da Rota Cervejeira foi realizada no Centro de Cultura e Lazer, em Americana (Foto: Giovanni Feltrin)

A edição deste ano, contou com a participação de dez cervejarias, sendo elas: Seven Hands, HopBeer, Marés e Kalango, de Americana, IB, Blacaman, Tábuas, Landel e St. Kitts, de Campinas e, Grifo Beer, de Valinhos. O evento também contou com uma praça de alimentação diversificada, com uma variedade de opções gastronômicas para todos os gostos, atrações musicais e espaço kids, garantindo que as famílias e as crianças pudessem aproveitar juntas. 

Samuel Mendonça de Faria Júnior, sócio fundador da cervejaria Landel e idealizador fundador do Polo Cervejeiro RMC, destacou a importância de eventos como esse para promover a cultura cervejeira: “Eu acredito que o mercado de cervejas artesanais ainda está em formação, e a gente ainda precisa desse trabalho de formiguinha que é muito importante. A gente faz eventos cirúrgicos, que a gente acredita que tem esse propósito de promover a experiência do consumidor, por isso é tão importante o nosso papel, pequenininho, mas que junto com todos os papéis pequenininhos das outras cervejarias, vai fazer toda a diferença no final”, afirmou. 

O evento com foco em cerveja artesanal reuniu cerca de 8 mil pessoas no primeiro dia, e contou com diversas atrações musicais (Foto: Giovanni Feltrin)

A Rota Cervejeira foi organizada pela prefeitura de Americana em parceria com o Polo Cervejeiro da RMC (Região Metropolitana de Campinas), uma associação criada em 2017 com o intuito de fomentar e fortalecer a cena cervejeira na região, além do apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Região Turística Bem Viver.  

O secretário executivo do Polo Cervejeiro, Vinicius Colacioppo, contou que o sucesso da primeira edição da Rota Cervejeira na cidade de Americana garantiu a edição deste ano, e que a intenção é expandir esse tipo de evento para outras localidades. “O Polo Cervejeiro da RMC vêm buscando outras cidades para que a gente possa levar os eventos de cerveja artesanal. A gente está em negociação com Hortolândia, e temos um planejamento para Indaiatuba também”, comentou.  

O processo de escolha das cervejarias que participaram da edição deste ano foi realizado através de um sorteio mediante a aceitação das diretrizes do evento que foram divulgadas. Kauré Martins, proprietário da Kalango, a cervejaria mais antiga de Americana, que participou pela segunda vez consecutiva do evento, expressou a sua satisfação: “Participar deste segundo ano de evento é uma oportunidade de trazer ainda mais experiência e mostrar que pequenos produtores locais podem contribuir com a comunidade com lazer e boa gastronomia”, afirmou. 

A primeira edição do festival, que aconteceu em 2023, reuniu cerca de 15 mil pessoas de várias cidades ao longo de dois dias, e mais de 10 mil litros de cerveja artesanal foram comercializados. A segunda edição, por sua vez, atraiu um público de oito mil pessoas, registradas exclusivamente no primeiro dia.  

Visitantes são atraídos pelas opções exclusivas de bebidas das cervejarias locais (Foto: Giovanni Feltrin) 

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, a prefeitura reconhece a importância da Rota Cervejeira para o fortalecimento do setor turístico na cidade, especialmente no que diz respeito à gastronomia e à economia criativa. “O sucesso do evento alcançado pode ser atribuído ao seu apelo específico para um público formado por apreciadores de cerveja artesanal, gastronomia de boteco e estilo musical blues rock, além do engajamento de pequenos e médios fabricantes de cerveja artesanal da região”, complementou. 

Orientação: prof. Gilberto Roldão 

Edição: Gabriela Moda 


Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje


Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Vida de Ana Friedlander inspira ‘Territórios, Labirintos e Memórias’


Em exposição individual, a artista húngara retrata sua história através de colagens, aquarelas e fotografias de familiares


Espetáculo Via Crucis encerra sua 25ª edição


Dramaturgia apresentou uma narrativa feminina pela óptica da mulher-mãe e trouxe uma série de inovações


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.