Reportagens

Rede social ajuda cidadão a fiscalizar a Prefeitura

Por: Bianca Oliveira

palestra colab 1

Crédito: Bianca Oliveira

“Você já tentou resolver alguma coisa com o poder público? ”. Essa foi uma das perguntas que o publicitário Gustavo Carvalho, coordenador da implantação do aplicativo Colab, fez aos alunos de comunicação da PUC-Campinas na manhã desta segunda-feira, 16.

A palestra que se iniciou por volta das 08:15 hrs,  com a abertura do professor Rogério Bazi, diretor do Centro de Linguagem e Comunicação, o CLC,  durou aproximadamente 55 minutos e teve como finalidade apresentar o Colab, um aplicativo que, segundo o palestrante, tem como objetivo “conectar o cidadão com a gestão pública e pode ser definido como uma rede social para a cidadania”.

Ao decorrer da palestra, Gustavo apresentou aos alunos alguns cases já relatados no aplicativo. Nos três anos de uso, o Colab chegou a 100 cidades brasileiras, possuí mais de 15000 usuários, e já resolveu o problema de muitas pessoas.  Após a explicação, a palestra foi aberta para perguntas dos alunos.

palestra colab 2

Créditos: Bianca Oliveira

Entenda o Colab

O Colab é uma rede social para a cidadania. Criado em 2013, na cidade de Pernambuco por quatro recifenses, o aplicativo busca estabelecer  a comunicação e relacionamento dos cidadãos com o poder público de modo interativo.

Ele está disponível para download em celulares Android e IOS, e ainda existe a possibilidade de fazer o cadastro pelo site http://www.colab.re/home,  tanto pelo Facebook como por e-mail, por onde é necessário inserir o CPF, como uma maneira de evitar os fakes. Após feito o cadastro o usuário possui três opções: o fiscalize, em que são feitas denúncias simples sobre buracos nas calçadas, por exemplo; a opção de propor, em que o cidadão poderá propor ideias à prefeitura da cidade (o que não necessariamente será atendida, pois é necessário que a prefeitura qualifique se a proposta é viável e/ou necessária);  e o avalie, onde já é possível avaliar aeroportos, rodoviárias e estádios.

palestra colab 3

As opções no aplicativo (Crédito: Bianca Oliveira)

Na prefeitura de Campinas existem quatro pessoas que trabalham recebendo as denúncias que chegam pelo sistema, pois, caso o problema não for solucionado, segundo Gustavo,“é necessário a interferência humana, de falar ‘vamos conversar e ver o que pode ser feito’.”.

Apesar do crescimento do Colab, o aplicativo ainda não comporta todas as denúncias, como, por exemplo, a demora de atendimento em postos de saúde.  Denúncias como essa, segundo o publicitário responsável, devem ser feitas diretamente à prefeitura de forma tradicional.

Confira abaixo um vídeo explicativo sobre o Colab:

(Reprodução Youtube)

Editado por Laura Baiè


Veja mais matéria sobre Reportagens

Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.