Reportagens
Por: Bianca Oliveira
“Você já tentou resolver alguma coisa com o poder público? ”. Essa foi uma das perguntas que o publicitário Gustavo Carvalho, coordenador da implantação do aplicativo Colab, fez aos alunos de comunicação da PUC-Campinas na manhã desta segunda-feira, 16.
A palestra que se iniciou por volta das 08:15 hrs, com a abertura do professor Rogério Bazi, diretor do Centro de Linguagem e Comunicação, o CLC, durou aproximadamente 55 minutos e teve como finalidade apresentar o Colab, um aplicativo que, segundo o palestrante, tem como objetivo “conectar o cidadão com a gestão pública e pode ser definido como uma rede social para a cidadania”.
Ao decorrer da palestra, Gustavo apresentou aos alunos alguns cases já relatados no aplicativo. Nos três anos de uso, o Colab chegou a 100 cidades brasileiras, possuí mais de 15000 usuários, e já resolveu o problema de muitas pessoas. Após a explicação, a palestra foi aberta para perguntas dos alunos.
Entenda o Colab
O Colab é uma rede social para a cidadania. Criado em 2013, na cidade de Pernambuco por quatro recifenses, o aplicativo busca estabelecer a comunicação e relacionamento dos cidadãos com o poder público de modo interativo.
Ele está disponível para download em celulares Android e IOS, e ainda existe a possibilidade de fazer o cadastro pelo site http://www.colab.re/home, tanto pelo Facebook como por e-mail, por onde é necessário inserir o CPF, como uma maneira de evitar os fakes. Após feito o cadastro o usuário possui três opções: o fiscalize, em que são feitas denúncias simples sobre buracos nas calçadas, por exemplo; a opção de propor, em que o cidadão poderá propor ideias à prefeitura da cidade (o que não necessariamente será atendida, pois é necessário que a prefeitura qualifique se a proposta é viável e/ou necessária); e o avalie, onde já é possível avaliar aeroportos, rodoviárias e estádios.
Na prefeitura de Campinas existem quatro pessoas que trabalham recebendo as denúncias que chegam pelo sistema, pois, caso o problema não for solucionado, segundo Gustavo,“é necessário a interferência humana, de falar ‘vamos conversar e ver o que pode ser feito’.”.
Apesar do crescimento do Colab, o aplicativo ainda não comporta todas as denúncias, como, por exemplo, a demora de atendimento em postos de saúde. Denúncias como essa, segundo o publicitário responsável, devem ser feitas diretamente à prefeitura de forma tradicional.
Confira abaixo um vídeo explicativo sobre o Colab:
(Reprodução Youtube)
Editado por Laura Baiè
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