Destaque

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal

Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga 

Por: Eduardo Tolentino e Henrique Alves

O Vôlei Renata enfrenta o Sada Cruzeiro nesta quinta-feira (4), no Ginásio do Taquaral, em Campinas, às 18h30. A partida válida pelo segundo confronto das quartas de final da Superliga Brasileira de Voleibol Masculino, pode classificar a equipe campineira antes mesmo da terceira partida. No primeiro embate, o Campinas venceu por 3 sets a 0, em Contagem (MG), quebrando uma invencibilidade de 19 partidas do adversário. 
A vitória campineira com parciais de 19/25, 25/27 e 22/25 foi liderada por dois jogadores. O ponteiro Maurício Borges, que recebeu o troféu Viva Vôlei de melhor jogador em quadra e pelo oposto Bruno Lima, o maior pontuador do confronto, com 23 pontos. Adriano veio logo atrás com 12, sendo três no serviço. 

Horácio Dileo diz que Superliga Brasileira é uma das melhores do mundo (Foto: Eduardo Tolentino) 

Na semana passada, após a classificação contra o Minas, o técnico Horácio Dileo celebrou. “A primeira coisa, muito importante para nós, é a classificação. Foi uma fase sofrida. Tivemos altos e baixos, mas hoje o time jogou bem, principalmente no primeiro e terceiro set. Depois, começamos a mexer para dar ritmo aos jogadores, pois os que saíram não estavam 100% fisicamente”, explicou o treinador. 

Mas, celebrações à parte, o treinador já planejava o primeiro confronto das quartas de final. “O Renata sempre tem a expectativa de chegar longe, mas agora temos que descansar e começar a estudar o Cruzeiro. Depois, no jogo, iremos ponto por ponto, como sempre fazemos”, afirmou.  

No primeiro jogo das quartas de final, a estratégia funcionou, vitória por 3 a 0 sobre o Sada. A equipe mineira estava invicta desde o dia 11 de janeiro, acumulando 19 vitórias seguidas, e terminou a primeira fase isolada na liderança com 62 pontos, 12 a mais que o segundo lugar, São José. 
O clube celeste venceu 21 das 22 partidas que disputou na fase inicial da Superliga, sendo derrotado apenas pelo próprio vice-líder, São José, na 10ª rodada. A campanha do Cruzeiro se torna ainda mais impressionante analisando o saldo de sets: foram 65 vencidos contra apenas 9 perdidos.  

Diferentemente do Cabuloso, o Vôlei Renata avançou aos playoffs apenas na última rodada da primeira fase, o que engrandece a vitória deste domingo. O Campinas foi derrotado pelo Minas Tênis Clube, por 3 sets a 2, com parciais de 27/25, 17/25, 25/23, 18/25 e 11/15. O ponto conquistado por levar a partida ao tie-break evitou o que seria a primeira eliminação na fase inicial da competição em 14 temporadas. 

Campinas perde do Minas no tie-break, mas avança aos playoffs pelo critério de desempate (Crédito: Henrique Alves) 

A última vez em que o Campinas não avançou à fase eliminatória da Superliga foi na temporada 2009-10, terminando a primeira fase como 13º colocado. Neste período, o clube campineiro iniciava um processo de transição na gerência da equipe, entre o banco BANESPA/Santander e a empresa farmacêutica Sanofi Medley, quando foi iniciado o projeto Medley Campinas. Após a mudança, a equipe se classificou em todas as 14 edições. 
Com a derrota por tie-break, o clube campineiro chegou à marca de 28 pontos, garantindo a oitava colocação na tabela, a última da zona de classificação. O resultado eliminou o Suzano, que também brigava pela última vaga e venceu o América-MG por 3 a 1, somando três pontos e empatando em pontuação com o Campinas (28). Porém, o critério de desempate garante a equipe com mais vitórias na próxima fase, beneficiando assim, o clube campineiro. 
No entanto, antes mesmo de vencer o Cruzeiro, o principal líder do elenco campineiro e campeão olímpico nos Jogos do Rio 2016, Maurício Borges, alertou antes que “outro campeonato” iria começar. 

“Eu costumo falar que nos playoffs se inicia um novo campeonato. Não importa quem nós enfrentaremos, se será o Sada Cruzeiro ou outra equipe. Temos ciência de que o Cruzeiro seguiu na liderança por quase todo o campeonato, mas o jogo é jogado. Vamos estudar bastante e nos preparar para o confronto”, disse Borges ao término do jogo contra o Minas. 

Os playoffs são disputados com as equipes se enfrentando no formato “melhor de 3 partidas”. O melhor colocado no geral, neste caso o Cruzeiro, ganha o benefício de disputar a primeira e a terceira partida em casa. Após a primeira no último domingo, 31, vencida pelo Campinas, as equipes voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, 4, no Taquaral. Caso os mineiros vençam e empatem o placar, o último confronto acontecerá em Minas Gerais no dia 9 de abril. 

O jornalista e narrador da Rádio CBN Campinas, Marco Guarizzo, de 43 anos, analisou previamente o confronto e relembrou a campanha do Renata na etapa inicial. “A campanha ficou muito abaixo do esperado. Apenas 9 vitórias em 22 jogos é pouco pelo potencial que o time tinha. O Cruzeiro é franco favorito. Para vencer dois jogos contra o time mais forte da Superliga, é preciso jogar o máximo e ainda dar tudo certo, pois o adversário tem mais repertório individual e coletivo.” 

De olho nos playoffs, Guarizzo apontou os pontos fortes que a equipe campineira apresentou na fase inicial e devem ser mantidos para a fase atual, além de indicar quais defeitos deveriam ser corrigidos. 

“De positivo, alguns jogos e até momentos em algumas partidas, quando alguns jogadores, principalmente Juninho e Adriano, encararam adversários com personalidade. De negativo, a falta de concentração e resistência a adversários mais fortes”, disse. 

Maurício Borges diz que playoffs são como outro campeonato (Foto: Eduardo Tolentino) 

Marco também comentou como Maurício Borges, uma das referências técnicas do Vôlei Renata, pode contribuir para a classificação da equipe. “Maurício Borges teve altos e baixos na temporada. É um jogador que pode decidir, mas o vôlei é coletivo. Ele já não está mais no auge da carreira, mas é fundamental no passe e no ataque para que o Renata tenha chances”, concluiu. 

Após vencer o Cruzeiro, fora de casa, o Renata está a uma vitória de avançar à semifinal da Superliga. Nesta quinta-feira, (4), o Campinas recebe a equipe mineira no Ginásio do Taquaral, às 18:30, podendo terminar a partida como uma das quatro melhores equipes do Brasil. 
 
A EMOÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO AOS PLAYOFFS  

Rosemeire Silva nunca deixou de acreditar no Renata, mesmo com resultados inesperados (Foto: Eduardo Tolentino) 

Rosemeire Silva, Gerente Administrativa e fundadora da Torcida Organizada Sempre Campinas, esteve presente em todos os jogos do Renata e contou como foi acompanhar a classificação. “O Campeonato Brasileiro de Vôlei, é um dos mais equilibrados e historicamente, conseguimos a classificação ano após ano, em variadas colocações sem grandes problemas. Mas, apesar do bom elenco que temos, quase não conseguimos. O time não conseguiu mostrar todo o seu potencial transformando em uma das mais emocionantes da história. Foi sofrido”, disse Rosemeire. 

A torcedora também comparou as expectativas iniciais em relação ao campeonato, com as apresentações da equipe. “As expectativas sempre foram altas, pela qualidade do nosso elenco, que, tecnicamente, é um dos quatro melhores da Superliga, apesar do equilíbrio com outras equipes. Nunca deixamos de acreditar, mesmo com os resultados inesperados. A prova disso é nossa dedicação para estar presente em todos os jogos”, afirmou a presidente da torcida organizada. 

O envolvimento da torcedora com o Vôlei Renata não reúne apenas arquibancada, mas também, na política do clube. Em entrevista, Rosemeire contou a sua contribuição na negociação com o Brasil Kirin, patrocinador do clube entre 2013 e 2017, após o fim da parceria com o Medley Campinas. 

“Senti a troca de patrocinador na pele. Apesar do pouco tempo de fundação da Torcida Sempre Campinas, criada em 2011, me juntei aos gestores e me coloquei à disposição para contribuir atraindo novos interessados. Entrei em contato e marquei reuniões com inúmeras empresas, além de solicitar apoio aos vereadores, que me atenderam prontamente.”, afirmou Rose. 

“Além disso, organizei uma manifestação pacífica no entorno do Taquaral, com torcedores segurando cartazes e o apoio do jogador André Heller e do ex-atleta Maurício Lima. Convoquei toda a imprensa da região e como resultado, o novo patrocinador Master do clube foi a Brasil Kirin. Parceria essa, que levou o time à final inédita da Superliga, na temporada 2015-2016.”, completou a torcedora, que afirmou não ter comparecido em apenas 3 jogos do clube, desde 2011. 

A parceria citada pela fundadora da Torcida Organizada se encerrou em 2017. Neste ano, o clube campineiro anunciou a empresa alimentícia Renata como novo patrocínio Master. 
Assim como no início do ano, Rosemeire revelou altas expectativas para os playoffs. A sua inspiração é a temporada 2020-21. Nesta ocasião, o oitavo colocado eliminou o líder nas quartas de final, condição que o Campinas tentará reproduzir nos próximos dias. 
 

Torcida Sempre Campinas comemora classificação do Renata aos playoffs (Foto: Henrique Alves) 

Ela já havia confirmado a presença da Torcida Sempre Campinas no primeiro jogo da fase eliminatória: “Apesar do jogo ser em um dia péssimo para torcida adversária, os planos já estão traçados. Iremos em quatro ou cinco torcedores. Voltaremos após o jogo, acredito que pela madrugada toda, e na segunda-feira, que Deus nos ajude no trabalho. Mas, esperamos trazer na bagagem a vitória, acompanhada de histórias. A decisão fica para o dia 4 de abril e com a força da torcida campineira”, contou. 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão 

Edição: Gabriela Moda 


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.