Destaque

Projeto ambiental aguarda ajuda da anta Madalena

Sob os cuidados do veterinário Douglas Presotto, o animal vive no Bosque dos Jequitibás, em Campinas

Por: Bruna Azevedo

Aos 10 anos de idade e pesando 250 quilos, Madalena precisa escolher com quem vai ficar, se com Antônio ou Luciano. A expectativa é grande entre os funcionários do zoológico do Bosque dos Jequitibás, em Campinas, onde a gravidez da anta campineira faz parte do projeto Refauna, cujo objetivo é reintroduzir, na porção carioca da Mata Atlântica, essa espécie de mamífero já extinta no estado do Rio de Janeiro.

O veterinário Douglas Presotto brinca com Madalena após a refeição do animal (Foto 1: Bruna Azevedo)

“Estamos esperando nascer uma anta fêmea, porque até agora só nasceram machos. Temos três antas: a fêmea, o macho que é o marido; e o filho, já competindo com o pai, por estar em equidade reprodutiva”, explica Douglas Presotto, médico veterinário responsável pelo Bosque dos Jequitibás.

Presotto diz que a colaboração com as ONG´s Refauna e Projeto Guapiaçu será por meio da reprodução com a anta Madalena, levando em consideração que as antas geram apenas um filhote por gestação. O filhote fêmea, que nasce em média com seis quilos, será transferido para o projeto Refauna, passando por um processo adaptativo até ser introduzido no fragmento de Mata Atlântica.

Nesse sentido, o filhote da Madalena será direcionado para região de Cachoeiras de Macacu, no estado do Rio de Janeiro, fortalecendo a biodiversidade do bioma de Mata Atlântica. Madalena se alimenta de frutas, verduras, feno de alfafa e ração para equinos. O mamífero divide o quarto com Antônio, que está com seus 15 anos e pesa 200 quilos, e Luciano, seu filho. Douglas explica que as antas fêmeas costumam pesar mais que os machos.

Antônio e Madalena se alimentam com verduras durante a manhã no Bosque dos Jequitibás (Foto 2: Bruna Azevedo)

“Madalena passou por uma cirurgia recentemente. Ela tinha um tumor na gengiva que atrapalhava sua alimentação”, diz o veterinário. Esse procedimento ocorreu no dia 6 de junho desse ano, no Hospital Veterinário da PUC-Campinas, e durou cerca de 3 horas. O trabalho teve o auxílio de duas equipes de clínicas veterinárias da cidade, que se voluntariaram a ajudar Madalena. Após a delicada cirurgia, os profissionais do bosque adotaram cuidados pós-operatórios na recuperação do animal.

Douglas, ao entrar no recinto das antas, se aproxima de Antônio e o animal vira imediatamente de barriga para cima. “As antas são animais totalmente dóceis. Animal selvagem é aquele que não passou pelo processo de domesticação, isso não quer dizer que são ferozes”, acrescenta o veterinário. Ele destaca a importância da função biológica do animal que é símbolo de biodiversidade, ao garantir um processo de germinação, após sua digestão, dispersando sementes inteiras no solo. São chamados de “jardineiros da floresta, proporcionando, no ecossistema, a função reguladora da diversidade ambiental.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.