Destaque

Excesso de telas pode retardar desenvolvimento cognitivo  

Crianças na primeira infância, expostas a aparelhos digitais, apresentam isolamento social, ansiedade e até depressão  

Por Théo Miranda  

As crianças estão cada vez mais expostas a telas, sejam elas de celulares, tablets ou televisões. A observação é da psicóloga Nathalia Leite, especializada em tratamento infantil, ao destacar que o excesso de tempo em frente à aparelhos eletrônicos e digitais, pode representar riscos ao desenvolvimento cerebral e social. “Uma exposição excessiva às telas pode ter vários impactos negativos, como interferir no desenvolvimento cognitivo, limitar a interação social, contribuir para problemas de sono e aumentar o risco de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão”, afirma.  

Nathalia detalha outros malefícios causados pelo uso excessivo das telas, como problemas no desenvolvimento cognitivo, dificuldade no desenvolvimento social, problemas de sono e aumento do sedentarismo e aponta o papel dos pais nos cuidados com a internet. “Os pais devem iniciar conversas abertas sobre segurança online e estabelecer regras para o uso da internet. Isso inclui ensinar sobre a importância de não compartilhar informações pessoais, não interagir com estranhos e informar aos pais sobre qualquer experiência online desconfortável.”, afirmou a psicóloga. 

O cuidado e o controle de tempo em que elas consomem as mídias em geral, está diretamente relacionado à necessidade dos pais terem mais atenção com a saúde mental, física e social dos filhos.  Diante dessa situação, a Prefeitura de Campinas desenvolveu o projeto Primeira Infância Campineira (PIC), que trabalha com crianças entre zero a seis anos de idade. Thiago Ferrari, coordenador do PIC, cita três áreas em que o impacto dessas atitudes é notório. “Tudo se estrutura em três pilares”, sintetiza. O primeiro, explica, é a neurociência, quando é formado 90% do cérebro. “A cada segundo, nessa fase da vida, são 1 milhão de conexões neurais. Isso significa que você está moldando o seu cérebro e nós precisamos estimular essa criança”, frisa. Outro alicerce, aponta, é o da economia, já que investindo na primeira infância, quebra-se o ciclo da pobreza. O terceiro, defende, é reconhecer a criança com direitos a serem respeitados. Ferrari cita também o perigo ao qual as crianças estão expostas. “Se nós adultos não sabemos lidar bem com a internet, imagine uma criança”, destacou.  

Thiago Ferrari, coordenador do PIC, exalta importância do cuidado com as crianças com acesso às telas (Foto: Théo Miranda)

Todos esses malefícios podem ser controlados e diminuídos com a intervenção dos pais, assim como Bibiana faz. O PIC tem como principal objetivo cuidar de crianças de zero a seis anos, mas não deixa de auxiliar os pais nos cuidados de seus filhos, Ferrari destaca essa importância. “Parte de um princípio que, se queremos construir uma política pública sólida e que gere uma mudança de comportamento, precisamos trabalhar estado, sociedade e a família. Então, é muito importante essa interação com os pais, porque é importante a gente dar informação a esses pais.”, afirmou o coordenador do projeto da Primeira Infância Campineira.  

Para ele, a cultura do consumismo também é extremamente introduzida na vida das crianças, logo na primeira infância, muito por conta das propagandas em aplicativos e também com os influenciadores digitais, que divulgam produtos em suas redes sociais. “As crianças são expostas ao consumo de uma forma absurda e elas não tem a percepção do que é bom e do que é ruim e também o quanto custa aquilo. Tem alguns influencers que, quando a gente olha, percebemos que é pura venda e isso gera frustração e excesso de consumismo nos pequenos”, alerta. 

Brincadeiras práticas estão, cada vez mais, sendo trocadas pelas telas, pelos atrativos midiáticos (Foto: Théo Miranda)

Bibiana Souza é mãe de duas meninas, hoje com 8 e 14 anos, e sempre esteve atenta ao tempo de consumo de telas de suas filhas. Ela destacou que, com o passar dos anos, percebeu que suas filhas ficam mais tempo em celulares, tablets e televisões. Hoje, a mãe controla o tempo de uso. “Eu olho quase que diariamente o tempo de uso de tela. Já foi estabelecido um tempo limitado de uso dos aplicativos e, se for ultrapassado, elas ficam sem o celular, que pode variar em horas e dias.” disse.  

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Théo Miranda


Veja mais matéria sobre Destaque

Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.