Destaque

Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta

Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual

Por Eduardo Tolentino

Natural de Brasilândia de Minas-MG, o atacante Eliel Chrystian, de apenas 20 anos, participou de sua primeira temporada completa no elenco profissional da Ponte Preta em 2023. O jogador havia se destacado na categoria sub-20, no ano anterior, quando foi artilheiro do Campeonato Paulista com 21 gols em 20 jogos. Seus números fizeram com que a Ponte renovasse seu contrato até janeiro de 2025, com multa rescisória de R$ 150 milhões para clubes do exterior. Inclusive, foi promovido ao time principal para uma partida da Série B de 2022, contra o Náutico-PE, em confronto importante na briga contra o rebaixamento. Ele fez o gol da vitória.

Eliel relembra primeiro título e alívio após evitar rebaixamento na Ponte Preta (Foto: Eduardo Tolentino)

Com a saída do atacante titular, Lucca, para o futebol tailandês, Eliel herdou a camisa 9 e logo começou a ser escalado no Paulista Série A2, do qual a Ponte Preta se sagrou campeã. Após o bom começo de ano, com título, a vida na Série B não teve a mesma tranquilidade. Os companheiros de posição, Jeh e Pablo Dyego se lesionaram, e Eliel passou a ser escalado como titular na referência do ataque. O rendimento da equipe caiu com outros desfalques por lesão, chegando a 11 rodadas se vencer. A situação na tabela ficou delicada, com sério risco de rebaixamento. No entanto, com resultados importantes nos últimos jogos, a Macaca escapou.

Para começar, como você avalia a sua primeira temporada completa no profissional? Sentiu muitas dificuldades? Quais as principais diferenças que percebeu comparando com a base?

Eliel: Essa diferença é muito grande. Você sai da base com um estilo de jogo diferente, mais rápido, sendo que a Série B também é bem rápida, bem pegada. Na base eu acho que tem muita diferença entre as equipes. Quando eu subi da base para o profissional, no primeiro jogo eu já fiz o gol, fui feliz. Então ali já dei uma respirada, fiquei mais solto. Então eu acho que fiz uma temporada boa, fiz uns gols importantes na Série B.

Como foi começar o ano já conquistando um título? Como foi a sensação? o clima entre os jogadores?

Eliel: É, a gente entrou na A2 sabendo dessa importância, que o objetivo era esse título pra Macaca, acho que depois de 53 anos sem conquistar. E a gente sabia que o nosso nome ficaria na história, que fizemos um excelente campeonato. O time estava bem entrosado. Mesmo no banco, eu entrava nos jogos e me sentia à vontade. Fiz três gols e acho que uma assistência. Então ali tinha bastante confiança entre o time, bem unido. Fiquei bastante feliz em poder levantar a taça junto com a Ponte Preta dentro do Moisés Lucarelli, com o estádio lotado.

Na Série B, em sua opinião, por que o time não conseguiu render o mesmo do estadual? E qual aprendizado esse campeonato deixou para você?

Eliel: Na nossa visão, a Série B era um campeonato totalmente diferente da A2. Acho que teve muitas mudanças também. Isso acaba atrapalhando um pouco. Até o time entrosar, tem um jogador que se sente confortável com o técnico, tem um jogador que não sente. Então tudo isso leva a esse ponto. E acho que tem muita coisa também por fora disso tudo que acaba não dando certo no campo. Mas acho que o time quando quis, jogou bem, mas acabava pecando ali no último terço, no ataque. E agora é pegar de exemplo esse campeonato e levar para 2024. Essa campanha deixou um aprendizado, você tem que correr bastante, não pode pecar nas finalizações, o time tem que estar entrosado.

Como foi lidar com a pressão na luta contra o rebaixamento? Dificulta muito o trabalho?

Eliel: Foi bem sofrido, bastante complicado lutar para não cair. Ainda mais quando se tem uma torcida gigantesca, como é a da Ponte em Campinas, que sempre está ali apoiando. E quando a coisa não dá certo, eles estão no direito deles e tem que cobrar mesmo, cobrar internamente, enfim. É uma pressão gigantesca. Carregar o peso dessa camisa na Série B e ir lutando para não cair. E depois ali do último jogo, que a gente ganhou de 3×0, você vê um alívio assim, respira fundo, vê que conseguiu se manter ali na B e não jogar a C, então é um momento de alívio mesmo.

A chegada do Brigatti foi fundamental para escapar do rebaixamento? Como foi sua relação com ele?

Eliel: O Brigatti foi fundamental. Tem um espírito diferente de ser Ponte Preta e acho que põe uma energia diferente nos jogadores. Acho que nos três últimos, mesmo com a derrota para o Avaí, fizemos grandes jogos. Faltou a bola entrar mesmo. Mas o Brigatti foi, sim, muito importante.

Ao longo do ano você jogou em praticamente todas as funções do ataque, mostrando versatilidade, mas qual a sua preferida? Foi muito difícil se adaptar a essas funções?

Eliel: Eu me sinto mais à vontade jogando como centroavante, incomodando a saída de bola, pressionando o zagueiro com as movimentações. Não fico muito parado também, fico toda hora quebrando a linha para tentar confundir a defesa e receber passes em profundidade. Na ponta esquerda eu também gosto de jogar, mas na ponta direita acho eu não vou muito bem, porque fica com a perna trocada. Fica mais difícil para mim.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Théo Miranda


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.