Destaque

Para Schwarcz, racismo deforma educação infantil 

Segundo a antropóloga, o Brasil criou o pacto do “não falar” sobre o preconceito que o atravessa 

Por: Nicole Gonçalves 

“Que imagem é essa que estamos mostrando às nossas crianças?”, questionou a antropóloga Lilia Schwarcz, referindo-se ao quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, em sua participação da cerimônia de encerramento do I Congresso Internacional de Educação SESI, na última terça-feira (19). 

Lilia: “Até quando vamos ensinar uma história tão colonial, imperial, masculina e sudestina?” (Imagem: YouTube) 

Conforme refletiu Lilia, a célebre imagem de Dom Pedro I foi engrandecida, tendo sido ele colocado no dorso de um cavalo quando na verdade montava um burro. Na parte superior do quadro – apontou ela – há uma pessoa negra, esta sim conduzindo um burro, mas andando em sentido contrário aos que proclamam a Independência. 

De acordo com Lilia, o racismo histórico – do qual a pintura de Pedro Américo é apenas um pequeno traço – é uma das dificuldades que mais atravessam a educação brasileira. Nos textos do próprio pintor, segundo afirmou, revela-se o imaginário colonial que povoa traços da identidade brasileira.  

Segundo afirmou a antropóloga, o Brasil criou uma espécie de pacto – o pacto do “não falar” – promovido pela branquitude para manter seus privilégios. O Brasil viveria hoje, segundo observou, um tempo de letramento racial: o que era para permanecer invisível, tornou-se visível, e essa visibilidade é um desafio nos dias atuais. 

“Até quando nós vamos ensinar essa história? Até quando essa versão permanecerá em nossos currículos? Uma história tão colonial, imperial, masculina e sudestina?”, questionou. 

Autora de obras premiadas, como “Enciclopédia Negra” (2022) e o “Espetáculo das Raças” (1993), Lilia afirma que a sociedade vive hoje a era da civilização da imagem, e que se deve, portanto, ler as imagens de forma crítica. 

Fazendo um paralelo com uma peça publicitária do governo Bolsonaro, ela apresentou a imagem de cinco crianças caucasianas olhando para cima, voltando os olhos para o slogan “Pátria Amada Brasil”. “O que significa, para uma criança, num país de maioria negra, ser sempre representada pela branquitude?”, questionou, para reiterar que esses são padrões a serem rompidos através do diálogo. 

“Como é que faremos para mudar isso?”, perguntou Lilia, para ela mesma responder: “Com muita autoestima. Com muito auto orgulho.” De acordo com a estudiosa, “será muito bom quando finalmente o Brasil começar a se apalpar”. 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti 

Edição: Daniel Ribeiro


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.