Economia

Feiras promovem empoderamento feminino

Eventos bimestrais vão estimular rede de negócios das mulheres empreendedoras em Campinas

Por: Otoniel Bueno de Lima, Samuel Heleodoro Garcia e Danielle Xavier da Silva

Feira de Mulheres Empreendedoras de Campinas
Feira de Mulheres Empreendedoras de Campinas, ocorrida em março (Foto: Eduardo Lopes – Prefeitura de Campinas/ Divulgação)

Agregar mulheres para promover o empoderamento econômico feminino é o objetivo da Feira de Mulheres Empreendedoras de Campinas, que vai reunir, de dois em dois meses, expositoras para valorizar o potencial das mulheres no mundo dos negócios. A primeira mostra ocorreu no início de março, entre os dias 9 e 10, e reuniu 125 expositoras na Estação Cultura. A iniciativa é da Prefeitura de Campinas, por meio do Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo).

Segundo Grazielle Coutinho Moreno, coordenadora do Ceamo, muitas mulheres se deparam com a dificuldade de participar de uma feira por conta da alta taxa e liberação da Setec. “Nesse projeto, estamos trazendo o perfil de mulheres em situações vulneráveis, que estão sofrendo violência doméstica ou que, por outras razões, precisam de autonomia financeira”, afirmou. De acordo com dados do Sebrae e da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020, o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. De 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões são mulheres.

O projeto da feira surgiu do fato de que a taxa de mulheres responsáveis por seus lares chegou a 75,35% em 10 anos, entre 2000 e 2010, o que corresponde a 37% das famílias campineiras, de acordo com dados do IBGE.

Jaqueline Fernanda Rocha é uma dessas empreendedoras. Ela começou quando ainda trabalhava no regime CLT para ter uma renda extra. Vendia roupas, produtos de beleza, e, após perder o emprego, gostava de passar mais tempo com sua filha e ter um dinheiro extra. Depois de negociar produtos dos mais variados nichos, a empreendedora começou a vender roupas e estudar melhores condições para as vendas. No início, negociava no apartamento em que vivia. Depois abriu um estabelecimento comercial com uma sócia. “Conseguimos montar uma loja e percebemos a diferença. Tivemos de mudar nossa estratégia, pois é muito diferente vender de porta em porta com as roupas em uma mala e ter um espaço físico. Há a necessidade de sempre repor e ter variedades”, explica.

Sandra Franco, com cerca de 20 anos no mundo das vendas, começou como vendedora de loja, passou pela gerência e pela supervisão de uma rede até que decidiu investir em seu próprio negócio. O medo e a insegurança fizeram parte da vida de Franco quando optou por empreender, mas outras pessoas a incentivaram e a inspiraram a entrar no empreendedorismo. “Eu e mais três amigas iniciamos com o nosso brechó, fazíamos um evento por mês e trabalhávamos com vendas online. Tivemos o nosso ponto físico, mas todas seguiram com outros objetivos. Já eu continuei”, comentou.

A empreendedora realiza as vendas online e em seu ponto físico no Cambuí. Ela revela sua paixão pelo mundo dos negócios: “amo o que eu faço e não quis desistir, sempre que eu posso ajudar e incentivar outras mulheres a serem empreendedoras, faço com muito orgulho e coragem, e eu não tive isso lá atrás. Todas as mulheres são capazes e devem acreditar no seu sonho. Se querem empreender, precisam acreditar que vai dar certo e se jogar”, disse.

Orientação e Edição: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Economia

Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Mercado financeiro domina pauta do jornalismo econômico


Neoliberalismo dá o tom da cobertura, criando um modelo focado no mercado de capitais e no ponto de vista empresarial


Por cadeiras de rodas motorizadas e de custo bem menor


Professor Amilton Lamas, da Escola Politécnica da PUC-Campinas, desenvolveu, com alunos, plataforma adaptativa por R$ 300


Contribuintes têm até o fim de maio para declarar IR


Ministério da Fazenda divulgou medida provisória que aumenta a faixa de isenção fiscal


Comércio espera faturamento de R$254 milhões no Dia das Mães


A projeção do faturamento é para a cidade de Campinas, somando as estimativas de vendas on-line e físicas


Decisão do STF dificulta vida de pessoas endividadas


Medida permite que juiz barre concursado, além de poder suspender CNH, mas advogado recomenda cautela



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.