Destaque

Procissões fazem parte das celebrações da Páscoa em Campinas e região

“Estamos prevendo dias bastante movimentados”, afirma o pároco da N. Sra. Auxiliadora, Alexandre de Oliveira

Por: Caroline Vieira

Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Campinas, terão este ano uma novidade nas festividades da Páscoa: a Caminhada Silenciosa, que acontece a partir das 6 horas na Sexta Feira Santa (15). Os participantes sairão do portão da Escola Salesiana São José e caminharão até a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Fachada da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, de Indaiatuba (Foto: Caroline Vieira)

A Caminhada Silenciosa tinha sido planejada há dois anos, mas em função da pandemia e cuidados com a Covid, a igreja precisou adiar. Neste ano, os caminhantes serão acompanhados por um carro de som narrando os últimos momentos da vida de Jesus Cristo naquela Sexta Feira Santa. A igreja sugere o uso de camiseta branca como uma oportunidade de pedir a paz e fim das guerras.

No domingo (17), a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora agendou outra caminhada. A partir das 5 horas será realizada a Caminhada da Ressurreição do Senhor, também conhecida como Caminhada da Luz, evento tradicional que acontece todos os anos na igreja. Os fiéis sairão da paróquia e seguirão rezando com uma procissão pelas ruas ao entorno da igreja. A caminhada também ficou suspensa nos últimos dois anos pela pandemia. 

“Estamos prevendo que, com a volta presencial depois de dois anos [sem caminhadas], teremos dias bastante movimentados. Parece que esse retorno será bom e temos uma expectativa em torno de 800 a 900 pessoas que comparecerão às caminhadas”, avalia o padre Alexandre de Oliveira, cônego da paróquia. A igreja possui capacidade para 1.000 pessoas sentadas. Entretanto, os eventos contarão também com uma estrutura de apoio, com tendas e telão que transmitirá os eventos para o público que se acomodar na parte externa da paróquia.

Padre Alexandre em missa Penitencial da Paróquia N. Sra. Auxiliadora (Foto: Arquivo pessoal)

“O pessoal está bem alegre, com muita esperança agora que o retorno será presencialmente, com a possibilidade de celebrar esses dias tão queridos pelos católicos. Existe um clima de bastante alegria, expectativa e desejo de chegar esses dias para que possam ir à igreja e celebrar.” explica o Pároco.

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, de Campinas, também agendou a Caminhada da Juventude na Sexta Feira Santa. A procissão seguirá em direção à Paróquia Santa Inês, no Jardim Vista Alegre. Segundo os organizadores da caminhada, são esperados 300 participantes. No mesmo dia, às 18h30, haverá a Procissão do Senhor Morto, que sairá da Igreja do Carmo em direção à Catedral Metropolitana. A expectativa dos organizadores é que 500 pessoas participem da procissão.

Região

Em Indaiatuba, a igreja Nossa Senhora da Candelária também terá uma celebração especial para o domingo de Páscoa: a missa de Páscoa do Senhor às 7 horas e às 18h30. Segundo o padre Paulo Crozera, a estimativa é que entre 900 a 1.000 pessoas participem da celebração. Nos últimos anos, as procissões tiveram que ser canceladas em função da pandemia. “Estamos muito esperançosos para o retorno das missas solenes com grande público. A nossa igreja não pode deixar de cumprir a missão de ser sinal permanente do amor de Cristo, da ressurreição e de boas notícias”, explica o padre Paulo.

Para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Paulínia, a estimativa para a Sexta-Feira Santa na matriz é de 900 a 1.400 pessoas para cada missa realizada no Sábado Santo. Para o domingo, a expectativa é em torno de 1.300 pessoas, por missa.

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Oscar Nucci


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.