Economia

Programa visa estimular jovens de regiões periféricas

O programa social Perifaimpacto atende pessoas de 15 a 29 anos no município de Campinas

Por: Lucca Panzarini e Luis Matheus Silva

Capacitação da Casa Hacker em Campinas (Foto: Divulgação)

A Organização da Sociedade Civil (OSC) campineira Casa Hacker iniciou um novo programa social voltado para os jovens moradores das regiões periféricas de Campinas, o Perifaimpacto. O principal objetivo é oferecer capacitações técnicas, consultorias, imersões e fundo comunitário para coletivos liderados por jovens de 15 a 29 anos moradores de Campinas. Essa metodologia foi desenvolvida utilizando o repertório de programas passados, em especial o Laboratório de Impacto Social, que ajudou o coletivo Mandinga de Favela, formado por 11 jovens da periferia campineira, a se desenvolverem de forma individual.

A organizadora do programa, Ana Paula Cunha, comentou sobre o intuito do projeto social: “a ideia é que a gente possa, com esse programa, pegar aqueles coletivos que são formados por maioria jovem, que tenham lideranças jovens, de modo a oferecer para eles uma formação para que consigam melhorar a gestão e a organização dos seus coletivos”.

Apesar disso, outro aspecto importante é a visibilidade que um coletivo participante pode ter depois do programa. “Tem também a questão de que esses coletivos possam ter a oportunidade de trabalhar em rede, de criar uma ação, que possam se relacionar melhor, criar um ecossistema que interligue todos eles”, afirmou Ana Paula Cunha.

Fundada em 2018 pela comunidade periférica de Campinas, a Casa Hacker luta para emancipar tecnologicamente pessoas periféricas e a capacidade de grupos organizados de transformar suas realidades, levando-as a um salto de desenvolvimento e equidade.

Edição e orientação: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Economia

Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Mercado financeiro domina pauta do jornalismo econômico


Neoliberalismo dá o tom da cobertura, criando um modelo focado no mercado de capitais e no ponto de vista empresarial


Por cadeiras de rodas motorizadas e de custo bem menor


Professor Amilton Lamas, da Escola Politécnica da PUC-Campinas, desenvolveu, com alunos, plataforma adaptativa por R$ 300


Contribuintes têm até o fim de maio para declarar IR


Ministério da Fazenda divulgou medida provisória que aumenta a faixa de isenção fiscal


Comércio espera faturamento de R$254 milhões no Dia das Mães


A projeção do faturamento é para a cidade de Campinas, somando as estimativas de vendas on-line e físicas


Decisão do STF dificulta vida de pessoas endividadas


Medida permite que juiz barre concursado, além de poder suspender CNH, mas advogado recomenda cautela



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.