Destaque

Mercado financeiro domina pauta do jornalismo econômico

Neoliberalismo dá o tom da cobertura, criando um modelo focado no mercado de capitais e no ponto de vista empresarial

Por: Enzo Urnhani, Gabriel Lisboa, Guilherme Volpon, Lucca Panzarini e Willian Giorgiano

A partir da entrada do Brasil no mundo da circulação dos grandes capitais na década de 1990, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e a ativa inserção no mercado de capitais, o jornalismo começou a olhar para um novo foco em seus noticiários. Com a visão para o mercado de ações e a bolsa de valores, o jornalismo econômico começou a estampar as principais capas dos jornais, além da criação de editorias próprias.

Viajando um pouco no tempo e olhando para a cobertura dos dias atuais, podemos perceber, assim como na política e no esporte, focos diferentes entre as coberturas do tema. Para o economista Carlos Augusto, o principal problema estaria relacionado ao viés político de cada jornal, que determinam o seu foco de acordo com suas “crenças” e assim contribuem para que a população tenha um lado parcial do que está acontecendo.

Além disso, Carlos ainda alerta sobre o sensacionalismo nas matérias. Por meio de títulos que chamam muita atenção, o leitor menos interessado no assunto não vai ler a matéria e assim não consegue compreender o real motivo do acontecimento.

Já Victor Marques, colunista da ISTOÉ Dinheiro, afirma que o jornalismo econômico no país “saiu do palco” do jornalismo e acabou virando um braço das grandes empresas por meio de patrocínio. O repórter ainda afirma que em muitos casos, os jornalistas que escrevem sobre o assunto, não possuem o total entendimento sobre o tema.

Fabrício Pessato, economista

Assim como Carlos Augusto, o colunista novamente fala sobre a parcialidade no jornalismo econômico, já que as editorias vão de acordo com as empresas e bancos que investem dinheiro diretamente nelas, perdendo assim, a força jornalística.

Indo ao encontro com o que é dito por Augusto e Marques, o economista Fabrício Pessoto, destaca a predominância da ideologia neoliberal no jornalismo econômico. Ele explica que, na década de 1960, os Estados Unidos haviam gastado grande parte do dinheiro público em guerras, fazendo com que a inflação afetasse o mundo inteiro. Com isso, e endossado por discursos políticos da época, o monetarismo ganhou força. Nessa vertente de pensamento, os economistas compartilham da ideia de que gastar dinheiro público afeta diretamente a inflação, fazendo com que vários programas sociais fossem cortados em diversos países.

Essa ideia chegou no Brasil no final dos anos 1980, quando o país sofria com uma inflação altíssima. Na visão de Pessoto, esse discurso é compartilhado pela imprensa desde então. Na visão do economista, essa ideia de que o poder público não pode utilizar o dinheiro do país faz com que apenas uma parcela da sociedade, a mais privilegiada, usufrua dos gastos do governo. 

Orientação: Prof. Artur Araújo 

Edição: Suelen Biason


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.