Cultura & Espetáculos

Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 

Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região

Por: João Viana

Vinhedo, uma cidade marcada pela tradição e pelo sabor das uvas que nascem em suas parreiras, celebrou com alegria a sua 60ª edição da Festa da Uva. Este evento, que se tornou uma referência não só local, mas nacional, destaca-se não apenas como uma celebração cultural, mas também como um espaço impulsionador do comércio vinícola e viticultor, deixando um legado de tradição e pioneirismo. 

A Festa da Uva de Vinhedo, realizada entre os dias 2 a 14 de abril, mergulha seus visitantes em uma atmosfera onde a história se mescla com os aromas e sabores das uvas. Desde sua primeira edição, a festa tem sido um elo entre a comunidade e suas raízes, celebrando a colheita e toda a cultura que gira em torno da viticultura. 

Entrada do Parque municipal Jayme Ferragut, em comemoração ao 60° aniversário da Festa da uva  (foto: João Viana) 

Para Wilson Oliveira, morador de Vinhedo há 36 anos, visitar a festa da uva já virou tradição. “Meu pai adorava vinho e acabei me apaixonando da mesma forma que ele”, conta Wilson, que já perdeu as contas de quantas vezes já prestigiou a festa.  

A importância da viticultura para o crescimento da cidade não pode ser subestimada. Vinhedo, com seu solo fértil e clima favorável, tornou-se pioneiro no cultivo de uvas de qualidade, impulsionando a economia local e atraindo turistas ávidos por degustar seus renomados vinhos. A Festa da Uva é o momento em que essa riqueza é celebrada em sua plenitude, com os agricultores exibindo com orgulho o resultado de seu trabalho árduo. 

Para Zé Carlos Ferragut, sócio e agricultor da vinícola “Adega Família Ferragut”, a festa da uva é um momento de celebração. “Muita história é feita aqui. Os meus pais e os meus avós estavam aqui nas primeiras edições, junto com muitas outras famílias”.   

Uvas Niágara, de sabor muito valorizado sendo consumida em espécie ou na produção de vinhos.   (Foto: João Viana) 

No cerne dessa história de sucesso, encontramos famílias que se dedicaram não apenas à produção de uvas e vinhos, mas também à preservação das tradições que permeiam essa atividade. Entre elas, destacam-se as famílias Ferragut e Campovilla, verdadeiros pioneiros na viticultura de Vinhedo. 

A família Ferragut, cujas raízes estão profundamente entrelaçadas com a história da cidade, é reconhecida não apenas por sua produção de vinhos de alta qualidade, mas também por seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural vitivinícola. Ao longo das décadas, eles têm sido uma fonte de inspiração e liderança na comunidade, ajudando a moldar o futuro da viticultura em Vinhedo. 

Já os Campovilla, desempenharam um papel fundamental na expansão dos vinhedos da região. Com técnicas inovadoras e um profundo respeito pela tradição, eles transformaram Vinhedo em um dos principais destinos para os amantes do vinho, colocando a cidade no mapa internacional da viticultura. 

Mas nem só de vinho e uvas sobrevive a tradicional festa. Atualmente, a movimentação no mercado apicultor parece promissor em vinhedo e os derivados do mel disparam em número de vendas, Ana Maria, dona da “Cabana do mel”, assume nunca ter faturado tanto na feira, sendo seu 3° ano de participação: “De repente, as pessoas parecem mais interessadas em consumir o mel, conheço famílias que trocaram o uso de açúcar pelo mel”, ainda segundo ela, isso se deve a tendência pela busca de uma vida mais saudável. 

Feira onde os comerciantes vendem seus produtos, como uvas, vinhos, geleias, entre outros  (Foto: João Viana)

Além de ser uma oportunidade para celebrar o legado dessas famílias e de tantos outros viticultores, a Festa da Uva de Vinhedo também é uma vitrine para muitos outros campos da cidade, como exemplo os artistas locais, que compõe grande parte do calendário de shows da festa e as modelos que concorrem anualmente as coroas de rainha e princesas da festa. 

A 60ª edição da Festa da Uva de Vinhedo ainda pode ser visitada até seu dia de encerramento, 14 de abril, no Parque Municipal Jayme Ferragut. 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão 

Edição: Gabriela Moda 

 


Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje


Vida de Ana Friedlander inspira ‘Territórios, Labirintos e Memórias’


Em exposição individual, a artista húngara retrata sua história através de colagens, aquarelas e fotografias de familiares


Espetáculo Via Crucis encerra sua 25ª edição


Dramaturgia apresentou uma narrativa feminina pela óptica da mulher-mãe e trouxe uma série de inovações


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.