Consumo

Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas

Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)

Por: Murilo Sacardi e Gustavo Cabral

Thiago Cezaretti, à esquerda, e Weslley Alves Rodrigues, à direita, são sócios da Cervejaria Seven Hands, localizada em Americana (Foto: Gustavo Cabral)

A cerveja “Overhead Triple Sour”, produzida pela cervejaria artesanal Seven Hands, foi destaque no festival Saint Patrick’s Day de Campinas. A bebida, acidificada com lactobacilos, conhecidos como “bichinhos do Yakult”, tem teor alcoólico de 8% e uma cor opaca amarelada, semelhante a suco, pois tem em sua composição, manga, maracujá e laranja.

Durante o evento, realizado na Praça Carlos Gomes, o mestre cervejeiro Weslley Alves Rodrigues, sócio da Seven Hands, disse que a Triple Sour é a mais vendida e chama mais a atenção do público, pois segundo ele, as cervejarias artesanais trabalham com nichos de mercado e têm que buscar diferenciais. “O pessoal curte muito, era pra ser uma cerveja sazonal, mas vai continuar no nosso portfólio”.

Apesar de ser um polo cervejeiro, a região de Campinas enfrenta alguns desafios para a produção de cerveja artesanal. “O lúpulo ainda está começando a engatinhar no Brasil e ainda não se produz malte no país. A qualidade do lúpulo americano e neozelandês é muito superior, e o nacional é mais caro”.

“Cada cervejaria tem o seu nicho e muitos estilos diferentes, o festival é uma oportunidade de mostrar pro público brasileiro outros tipos de cerveja e não ficar preso às grandes marcas”, diz Weslley Rodrigues, mestre cervejeiro (Foto: Murilo Sacardi)

A carga tributária e a burocracia também atrapalham o setor, segundo o mestre cervejeiro. “A gente precisa de uma legislação exclusiva para artesanal, que existe nos outros países e aqui ainda não. Quando você entra com o processo para abrir uma cervejaria, eles acham que é uma grande indústria, que precisa ter tratamento de água próprio, mas no artesanal o impacto ambiental é quase nulo”.

Weslley defende a realização de festivais voltados à exposição de produtores artesanais. “O festival de Saint Patrick’s Day é importante para divulgar o conceito artesanal, pro pessoal saber que o ramo de cerveja não está classificado só como pilsen, mas tem uma cartela de estilos e variedades”.

No vídeo a seguir, imagens do evento no calorento fim de semana em Campinas:

O festival reuniu 80 torneiras de 20 cervejarias artesanais da Região Metropolitana de Campinas, associadas ao Polo Cervejeiro RMC. A data, 17 de março, faz alusão aos festejos de São Patrício, padroeiro da Irlanda, associado à cor verde, ao consumo de cerveja e ao trevo de três folhas, que o santo teria utilizado para explicar a Santíssima Trindade aos celtas.

A seguir, entrevista com o mestre cervejeiro Weslley Alves Rodrigues:

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Isabela Meletti


Veja mais matéria sobre Consumo

Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana


Para especialistas, torcidas e álcool não produzem violência


Seminário no Moisés Lucarelli reuniu especialistas em Direito Desportivo para debater violência no futebol


Café com sustentabilidade: uma receita possível


Quebrando paradigmas sociais e ambientais, agricultura regenerativa prospera nos cafezais de diferentes regiões do Brasil


Para fugir da apelação ao cobrir o jornalismo policial


Cobertura jornalística de qualidade busca prevalecer, mas especialização vive sob sérias e intensas polêmicas éticas


Bares e feiras são o coração da Praça Bento Quirino


Local conta com o marco zero de Campinas; é ponto marcado para encontros e lazer


Boutique das flores reúne sabores e perfumes


Floricultura e café, em um só lugar, ideal para encontros casuais com sofisticação e aconchego



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.