Destaque

Mães de Indaiatuba pedem mudança dos horários das creches municipais

Movimento é para alterar o encerramento das creches da cidade, que entregam as crianças às 16 horas

Por Mariana Landin de Carvalho e João Victor Fortunato

Um grupo de 66 mães se reuni desde março reivindicando a ampliação dos horários das creches conveniadas com a Prefeitura de Indaiatuba. Segundo as mães, o novo expediente das escolas infantis não condiz com os horários de trabalho delas, e isso acabou atrapalhando a vida pessoal e profissional. Hoje, as crianças entram às 7 horas e devem deixar as creches às 16 horas, sendo que a maioria das mães deixam seus trabalhos às 17 horas.

Mães não tem condições de pagar transporte para buscar seus filhos (Foto: João Victor Fortunato)

A última manifestação presencial aconteceu no mês da mulher, dia 11 de março, no centro de Indaiatuba, praça Dom Pedro. A mobilização contou com o apoio de representantes da Unidade Popular, em conjunto com o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), além do apoio do Partido dos Trabalhadores. Nessa mobilização as mães aproveitaram para arrecadar mais assinaturas para o abaixo assinado e apresentar às autoridades locais.

A assessora de imprensa da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, Renata Luppi, disse que o horário de atendimento das creches municipais para entrada das 7h e saída às 16h foram alteradas em 2016 atendendo as diretrizes da lei 9394/1996, que diz que a educação infantil deixou de ser uma responsabilidade das Secretarias de Assistência Social, passando a ser da Secretaria de Educação, ou seja, deixou de ser assistencialista e passou a ser um espaço educacional.

A presidenta do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) de Indaiatuba. Érica Mano, disse que as mães compreendem a resposta dada pela Secretaria de Educação, entretanto, disse que não há nenhum dispositivo na lei que impeça que as creches funcionem com horários flexíveis. “Por que a creche não pode educar uma criança até às 17h? Enquanto a mãe trabalha ou realiza outras atividades, a criança se desenvolve em um local seguro com profissionais capacitadas. Existe apenas uma orientação para que as crianças não passem mais do que 10h dentro das creches, porém a cidade não atende nem mesmo a essa orientação, já que as creches funcionam apenas por 9h.”

Manifestação realizada no mês das mulheres (Foto: PSOL Indaiatuba)

Dentro do grupo de membros desta luta houve relatos de mães que perderam o emprego ou tiveram que pedir demissão, justamente porque o horário de funcionamento das creches não permitia a elas buscarem os filhos na hora estipulada. “Quando meu filho completou quatro meses eu voltei a trabalhar. Sou formada em educação física, então trabalhava em uma academia das 14h às 19h. Quando ele não podia entrar na creche, ficava com a minha sogra, que desistiu de trabalhar para ficar com meu filho. Mas o horário das 7h às 16h interferiu demais, porque meu marido também não consegue buscar nosso filho, por causa do horário de trabalho dele. Se a creche funcionasse até as 17h pelo menos, a madrinha dele conseguiria sair do trabalho e buscar ele para mim”, relata.

A mãe I.G contou que conversou com a chefe, que propôs a ela um novo horário, das 7h ao meio-dia, porém a creche abre as 7h, então não teria como levar a criança no período da manhã. “Eu não quero que as monitoras e professoras trabalhem mais do que devem. Eu só gostaria que a prefeitura tomasse frente, abrisse mais vagas para monitoras de creches e dividisse a carga horária entre elas.” Ela afirmou ter tentado fazer acordos com a empresa para que pudesse chegar um pouco depois do horário, mas não conseguiu. Resolveu pedir demissão e agora está parada.

Manifestação arrecadou mais assinaturas para a luta das mães (Foto: PSOL Indaiatuba)

Outra mãe também contou que precisou sair do emprego. “No ano passado, eu tinha conseguido um emprego em uma firma e minha filha ia para creche. Eu não tinha condições de pagar uma van e também não confiava em babá para cuidar dela até que eu voltasse do trabalho, então pedi as contas, relatou. As mães optaram por não ser identificadas, para preservarem a identidade e segurança de seus filhos.

No dia 31 de maio as mães e o PSOL de Indaiatuba publicaram uma nota de repúdio na conta do Instagram @creches.indaiatuba ao secretário da educação Edivilson Cardoso Rafaeta, que decidiu não se reunir com as mães, que alegam ser ignoradas pela Prefeitura e pela Secretaria de Educação.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Gabriela Lamas


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.